sábado, novembro 25, 2006

Ucrânia assinala Dia das Vítimas da Holodomor (Fome)


Hoje, 25 de Novembro, a Ucrânia lembra o Dia da Memória das Vitimas da Fome (Holodomor) dos anos 30 do séc.XX na União Soviética. São cada vez mais os políticos ucranianos que exigem que a comunidade mundial considera esse crime do estalinismo um “genocídio do povo ucraniano”. Porém, documentos publicados em Moscovo mostram que a fome ceifou milhões de vidas não só na Ucrânia, mas também no Sul da Rússia, Norte do Cáucaso e Cazaquistão.
A fome ocorreu em 1931-1932 e teve origem na política agrária do Partido Comunista da União Soviética, dirigido por José Estaline. A colectivização total da agricultura, a repressão contra os lavradores médios e abastados, bem como o aumento da exportação de cereais pela União Soviética provocaram a falta dos alimentos mais essenciais no país, tendo-se registado numerosos casos de canibalismo.
“Muita gente morre de fome na nossa aldeia, os cadáveres não são enterrados durante cinco dias, porque não há ninguém que possa fazer isso, as pessoas estão esfomeadas, não abrem valas, a terra está gelada, sepultam-nos em celereiros e jardins” – escrevem os pais de um soldado vermelho, residentes no Norte do Cáucaso.
Esta é apenas uma das muitas cartas escritas por pessoas que viviam atingidas pela fome, mas que não chegaram às mãos dos destinatários, porque os serviços secretos soviéticos as interceptavam para que as notícias da holodomor não chegassem a outras regiões da União Soviética e ao estrangeiro.
“A fome foi a coisa mais terrível na minha vida- recorda Ksenia Vassilevna. - As pessoas morriam como pintos do aviário. Certa vez, eu e o meu pai comprámos carne cozida num mercado e, quando íamos a comer, vimos que era carne humana, porque encontrámos a unha de um dedo”.
Segundo cálculos aproximados dos historiadores, a Holodomor, um dos mais pesados crimes do estalinismo, ceifou a vida de 4 a 7,5 milhões de pessoas.
Em vez de tentar resolver o problema da falta de alimentos, as autoridades soviéticas ordenaram a montagem de cordões policiais nas regiões atingidas pela fome para que os camponeses não pudessem sair para outras regiões.
“A GPU (polícia secreta soviética) deve dar ordens a todas as estações ferroviárias para que seja suspensa a venda de bilhetes aos camponeses que queiram sair da Ucrânia e não tenham autorização para viajar, passadas por organizações da indústria e construção de fora da Ucrânia” – lê-se num decreto do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista, de 22 de Janeiro de 1933, publicado agora em Moscovo.
Quanto aos culpados de uma das maiores calamidades do séc. XX, as autoridades comunistas não tinham dúvidas: “Não duvidamos que a saída de camponeses “à procura de pão” para as regiões centrais da Rússia, do Volga, para o distrito de Moscovo, para a Ucrânia Ocidental e a Bielorrússia... foi organizada pelos inimigos do Poder Soviético, pelos socialistas revolucionários e por agentes da Polónia com o objectivo de agitação contra os kolkhozes (unidades colectivas de produção) e contra o Poder Soviético em geral”.
O ditador José Estaline tinha conhecimento dessa situação e podia ter tomado medidas para impedir a fome. “Não houve más colheitas nenhumas! Foi um ano um pouco pior do que os outros” – declara o historiador Viktor Kondrachin, e acrescenta: “E mesmo se tivesse havido uma má colheita, ninguém deveria ter morrido. Apenas alguns números. Em 1933, foram exportadas para o estrangeiros 18 milhões de arrobas de cereais. Isto era suficiente para alimentar, sem poupar, 6,9 milhões de pessoas. Ou seja, tantas quantas morreram de fome”.
Além disso, Kondrachin chama a atenção para o facto de o Estado Soviético não ter utilizado um só grão das “reservas estratégicas”, constituídas por 18,2 milhões de arrobas de cereais.
“A questão era política. Renunciar à exportação significaria reconhecer o fracasso da colectivização” –defende o historiador russo, acrescentando: “Mas não creio que Estaline quisesse conscientemente matar os camponeses. Ele queria castigá-los, tentar empurrá-los para os kolkhozes, mas é difícil acreditar que os quisesse matar”.
Viktor Kondrachin considera ser “um absurdo” ver na “Holodomor” um “genocídio do povo ucraniano”, porque “ela atingiu da mesma forma a Rússia, a Ucrânia e o Cazaquistão”.
Nota - Estou entre os historiadores que consideram que a Holodomor não foi um genocídio, pois o objectivo não visava extreminar completamente o povo ucraniano. Este crime estalinismo pode ser considerado, sim, um crime contra a Humanidade, um dos muitos que justificariam a constituição de um Tribunal Internacional para julgar os crimes do comunismo.
Não se trataria de condenar pessoas, pois os carrascos já faleceram, mas condenar uma ideologia responsável por centenas de milhões de vítimas.

16 comentários:

Diogo disse...

“Mas não creio que Estaline quisesse conscientemente matar os camponeses. Ele queria castigá-los, tentar empurrá-los para os kolkhozes, mas é difícil acreditar que os quisesse matar”

Pode-se não saber com rigor o que sucedeu em Holodomor, mas quanto ao Katrina a reportagem da Fox News não deixa duvidas: foi Cheney quem mandou rebentar os diques e tentou matar o maior número possível de negros pobres.


Ocorreram numerosos incidentes durante, e imediatamente a seguir à passagem do furacão Katrina que fazem supor o inimaginável. Ao que parece, foi implementado um sofisticado plano que utilizou a passagem de um furacão para primeiro destruir e depois tomar posse da cidade de Nova Orleães.

À medida que o mundo observava os acontecimentos, não se podia deixar de pensar que algo de terrível estava em acção respeitante ao resgate pelo FEMA (Agência Federal para o Tratamento de Emergências) da população pobre e predominantemente negra.

Parece que um plano bem elaborado estava em marcha com o objectivo da apropriação de bens imobiliários pertencentes a famílias negras pobres de Nova Orleães.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Exmo senhor leitor que se esconde por detrás do pseudónimo de Sofocleto, ou o Sr. lê mal ou, então, deve estar a fazer das outras pessoas atrasadas mentais. O que tem a ver a Holodomor com o furacão Katrina?
Porque não continuou o raciocínio e, para justicar os crimes dos regimes comunistas na União Soviética, China, Coreia do Norte, etc., não lembrou o esmagamento da revolta de Espartacos pelos romanos? Os crimes não podem ser justificados por outros crimes. Por isso, recomendo-lhe o seguinte: se quiser justificar os crimes do estalinismo, arranje argumentos mais sérios, se é que eles existem. E não venha para aqui falar da Inquisição ou do extermínio dos índios na América ou do esclavagismo em África. São factos históricos diferentes. E uns crimes não justificam, nem branqueam outros.

Diogo disse...

De acordo, uns crimes não justificam nem branqueiam outros. Contudo, ao falarmos de crimes políticos contra as próprias populações, não devemos ficar cingidos apenas a uma ideologia. É você próprio que diz: «para justificar os crimes dos regimes comunistas na União Soviética, China, Coreia do Norte». Isto parece mostrar alguma parcialidade da sua parte. Não existiram crimes igualmente horrorosos perpetrados por regimes capitalistas? Não devemos referir os dois por igual?

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Para que fique de uma vez por todas exclarecido, respeitado leitor. Eu escrevo sobre acontecimentos no antigo espaço soviético. Se , neste espaço, o capitalismo comete crimes, eu noticio. Este mail não foi criado para defender esta ideologia e condenar aquela.
Quer um exemplo recente, a guerra da Tchetchénia aconteceu na época do capitalismo na Rússia e eu escrevi muito sobre ela não para defendê-la.
Se você quiser ser um "contrapeso" ao meu blog, pode criar o seu e publicar notícias e analistas sobre os crimes cometidos noutras regiões do mundo. A Holodomor aconteceu no território da antiga União Soviética e foi por isso que escrevi sobre esse crime contra a Humanidade. Cumprimentos

Diogo disse...

Diz-me que escreveu bastante sobre a guerra da Tchetchénia. Infelizmente não tive oportunidade de o ler. Pergunto-lhe apenas se referiu o papel da CIA neste conflito e o interesse das petrolíferas anglo-americanas nos pipelines que atravessam esta região:

In Chechnya, the renegade autonomous region of the Russian Federation, the main rebel leaders, Shamil Basayev and Al Khattab, were trained and indoctrinated in CIA-sponsored camps in Afghanistan and Pakistan.According to Yossef Bodansky, director
of the US Congress’Task Force on Terrorism and Unconventional Warfare, the war in Chechnya had been planned during a secret summit of HizbAllah International held in 1996 in Mogadishu, Somalia. The summit was attended by none other than Osama bin
Laden, as well as high-ranking Iranian and Pakistani intelligence officers. In this regard, the involvement of Pakistan’s ISI in Chechnya “goes far beyond supplying the Chechens with weapons and expertise: The ISI and its radical Islamic proxies are actually calling the shots in this war.”

Russia’s main pipeline route transits through Chechnya and Dagestan. Despite Washington’s condemnation of Islamic terrorism, the indirect beneficiaries of the wars in Chechnya are the British and American oil conglomerates which are vying for control over oil resources and pipeline corridors out of the Caspian Sea basin.

Anónimo disse...

É espantoso o ponto a que chega o delírio dos antiamericanos.
J. Milhazes faz uma análise histórica do que aconteceu na URSS quando o ditador Estaline.
Só uma mente tortuosa é que poderá replicar com o Katrina e eventuais teorias da conspiração (que estão sempre na moda) como forma de atenuar o que aconteceu em 1930 na Ucránia.
Infelizmente esse tipo de pensamento estão na moda e são perigoso. Está na moda recusar qualquer tipo de análise histórica que respeite a seres humanos que foram vítimas de ditadores.
Pede-se mais respeito pela humanidade e pela memória dos que morreram.
Se isso não acontecer então Sofocleto e Estaline apenas têm uma diferença: é que um chegou ao poder. Rezemos para que o outro nunca o tenha.
Por último, nada obriga a quem escreve sobre uma determinada ideologia a ter de dar exemplos doque outras ideologias fizeram. Detesto o mundo do politicamente correcto.
Este blog é livre logo J. Milhazes pode escrever como bem entende.

Diogo disse...

Meu caro Bikoka,

Eu não repliquei com o Katrina ao massacre de Holodomor, eu acrescentei o Katrina. Fi-lo para demonstrar que o crime de governos contra os próprios povos ainda hoje continua actual. Leia com atenção o que eu escrevi e veja o vídeo. Este é muito esclarecedor.

Obviamente que Milhazes escreverá como bem entender, simplesmente deve evitar contradizer-se. Num comentário anterior Milhazes afirmou: «Este mail não foi criado para defender esta ideologia e condenar aquela».

Mas num comentário do artigo anterior declarou: «Leia com atenção os fundamentos do chamado "comunismo científico" e verá que lá está a teorização da violência e do crime contra o indivíduo em nome dos interesses de classe. »

Noto aqui alguma parcialidade. Você não acha Bikoka?

Anónimo disse...

Caro Sofocleto,

Não acho que haja parcialidade. É a opinião do J. Milhazes que por sinal até é verdadeira.

Mas qual a razão de termos de ser imparciais? A imparcialidade é oca de conteúdo.

O que sinceramente não acho correcto são as constantes tentatias de branqueamento das ditaduras de esquerda. Os argumentos são sempre os mesmos: pois eles fizeram isto mas não se esqueçam que os outros também fizeram isto.

Por esse primado então tanto a presença militar dos EUA no Vietname como a presença militar da URSS no Afeganistão ficam legitimadas porque se anulam mutuamente.

Rouxinol disse...

Caro José Milhazes:
Estaline cometeu muitos crimes, mas este não foi um deles. Vou apenas comentar aquilo com que não concordo. Se me permitir, vamos aos factos.

"São cada vez mais os políticos ucranianos que exigem que a comunidade mundial considera esse crime do estalinismo um “genocídio do povo ucraniano”."
A fome que ocorreu em praticamente todo o território da União Soviética devido às colectivizações e à correspondente resistência dos kulaks, não se categoriza como genocídio, de maneira nenhuma.
Qual a responsabilidade de Stanislav Kosior e Vlas Chubar nas ocorrências em comparação com as de Estaline?
Ainda hoje se nega que muitos kulaks queimaram as colheitas como forma de protesto contra as colectivizações. Porquê?

"Segundo cálculos aproximados dos historiadores, a Holodomor, um dos mais pesados crimes do estalinismo, ceifou a vida de 4 a 7,5 milhões de pessoas."
É aqui que começa a confusão! Quando chega a parte dos números, cai o carmo e a trindade.

Censos oficiais

População ucraniana

1926 - 31,194,976
1939 - 28,070,404

Portanto houve um decréscimo de 3 milhões de pessoas em 13 anos. À equação temos que juntar a volga famine entre 1920 e 1922, ajudou a quebrar a taxa de natalidade de tal forma que em 1936, o governo vê-se forçado a proibir o aborto, para fazer aumentar o número de nascimentos.

Para morrerem 3 milhões de pessoas fora dos padrões demográficos, em 13 anos, era preciso que o número de nados-vivos fosse igual ao número de mortos compreendidos nos padrões demográficos.

1ª Hipótese
10 milhões de mortos entre 1931 e 1933, como defende Yushchenko.
IMPOSSÍVEL!!

2ª Hipótese
7.5 milhões de mortos entre 1931 e 1933.
IMPOSSÍVEL

3ª Hipótese
4 milhões de mortos entre 1931 e 1933. Vamos investigar.
Face ao panorama Ucrâniano, estamos a supôr que a população teve que aumentar 1 milhão em 13 anos, para matemáticamente, poderem morrer 4 milhões. Isso dá uma taxa de crescimento superior a 1 que já não faz muito sentido numa altura de fomes, epidemias, guerras e aborto livre até 1936.
Em Portugal, entre 1991 e 2001, passou-se de 10 356 117 para 9 867 147. Ou seja, Portugal em anos prósperos, sem aborto, e com uma enorme imigração dos países das ex-colónias, diminue a população. Enquanto que a Ucrânia nos anos 30, com aborto livre, epidemias e guerras civis, consegue aumentar a população em 1 milhão em 13 anos.
Muito Improvável

Em suma, houve fomes fruto das colectivizações onde morreram pessoas. Mas, jamais aceitarei esse "show off" de números ideologicamente comprometidos, que não cabem no âmbito da matemática, nem da honestidade.

Rouxinol disse...

Esqueci-me de aconselhar a leitura deste livro, sobre a história do "holodomor".

Podem sacar aqui

Fraud, Famine and Fascism
The Ukrainian Genocide Myth from Hitler to Harvard

by Douglas Tottle

Basicamente desmonta uma data de mentiras sobre o "holodomor", sobretudo a parte fotográfica, onde o autor descobre que a maioria das fotos usadas nos media eram do periodo 1920-22.

As imagens podem ver aqui

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Rouxinol, os dados apresentados na minha postagem sobre o número de mortos da Holodomor (4,5 - 7 milhões de mortos)dizem respeito à Ucrânia, Sul da Rússia, Cáucaso e Cazaquistão. E não apenas relativos à Ucrânia.
Mas mesmo que tenha sido "apenas" um milhão, ou cem mil, ou dez mil, ou mil, isso deixa de ser crime. Repito, não se trata de um genocídio do povo, até porque entre os carrascos havia ucranianos: Kosior ou Chubas, para citar os dois dirigentes soviéticos por si citados, e o objectivo não era extreminar o povo ucraniano, mas de um crime contra Humanidade, de que Estaline tinha conhecimento e sancionou (veja os documentos do BP do Partido Comunista Soviético). Ou você, caro leitor, é dos que acreditam que o rei é bom e os crimes são cometidos pelos maus conselheiros da corte?

Anónimo disse...

Na matemática de Rouxinol só está a faltar a prova dos 9.

Fiquei sem saber se ele considera o que se passou um genocidio ou não.

Se para ele é importante números então apresento os número do historiador Stanislav Kulchytsky que estima entre 3 a 3,5 milhões, o número de mortos.

Não alinho em "show off" de números ideologicamente comprometidos que tentam minimizar um verdadeiro genocídio.

RioDoiro disse...

Caro José Milhazes.

Não se surpreenda se os comentários do blog forem tomado de assalto por profissionais da desconversa. Eu, apenas um amador (por falte de jeito, certamente) digo que há malta que tem tantos esqueletos nos armários que tenta desesperadamente fazê-los desaparecer procurando outros à guisa de antídoto. E quando não encontram, inventam.

Não se apoquente demasiado. O seu blog é de primeira.

.

Anónimo disse...

Em relação aos profissionais da desconversa e com esqueletos a abarrotar nos armários do totalitarismo vermelho - de seus nomes Rouxinol e Sofocleto - só faço o seguinte comentário: paranóia conspirativa, sectarismo político e ideologicamente comprometido, que não cabe no âmbito da matemática, nem da honestidade.


A propósito do pseudo-erudito Douglas Tottle, aqui vai o seguinte comentário lapidar:
"An example of a late-era Holodomor objector is Canadian journalist Douglas Tottle, author of Fraud, Famine and Fascism: The Ukrainian Genocide Myth from Hitler to Harvard (1987). Tottle claims that while there were severe economic hardships in Ukraine, the idea of the Holodomor was fabricated as propaganda by Nazi Germany and William Randolph Hearst to justify a German invasion. Tottle is not a professional historian and his revisionist work did not receive any serious attention in the historiography of the subject."

http://en.wikipedia.org/wiki/Holodomor

Tenham juízo e não tratem os outros por parvos...

Anónimo disse...

O que o Nazismo fez sob o mando de Hitler foi fichinha quando comparado com o que fez Stalin no comunismo. E pior aquele pelo menos era cincero e pregava o extermínio. Já os comunistas se travestiam de humanistas e massacraram sim milhões de Ucranianos.

"Política sem medo" disse...

Concordo com o Anonimo das 22:47 acima ao afirmar que Stalin matou muito mais do que Hitler. Isso e verdade. Alguns politicos brasileiros ainda tem duvidas quanto a isso e seguem os passos desse genocida tentando implantar esse horror no Brasil.