segunda-feira, dezembro 18, 2006

Carta aos que já passaram por aqui...

Prezados e prezadas que passaram pela Rússia, já alguma vez viram Moscovo sem neve em meados de Dezembro? Pois é, este ano estamos a assistir a esse fenómeno nunca visto. Podem não acreditar, mas há plantas e árvores a florir, a paisagem faz lembrar o início da Primavera. Durante o dia, o mercúrio está constantemente acima do zero e, à noite, não desce muito. Neste momento, 15 horas da tarde, 5 graus positivos! É impossível acreditar... Só visto!Ontem à noite, caiu algo semelhante a neve, mas derreteu-se imediatamente.
Quanto ao Sol, quase não o vi durante um mês e meio, o céu está coberto de nuvens, os dias são tão cinzentos que dá para mergulhar na depressão, não fora a esperança de ir passar o Natal e Ano Novo a Portugal. Estou com tantas saudades daqueles dias em que a temperatura está abaixo dos 10º graus negativos, quando tudo está coberto de um branco manto de neve e o Sol brilha como se estivessemos no Verão.
Uma anomalia da natureza que se diz nunca vista na capital russa. Publico umas fotografias para que não pensem que estou a mentir. Foram tiradas perto da estação de metropolitano Iugo Zapadni, onde resido.
Um abraço para todos... Escrevam para ajudar a matar este tempo cinzento ou rezem para que comece a cair neve...


5 comentários:

Anónimo disse...

Aqui para os lados do Porto, o clima também anda um pouco estranho. Só a semana passada é que veio o frio. Acho que este ano, os grelos e a couve para a Consoada não vão estar no ponto. A ver vamos ...

Anónimo disse...

O clima está a mudar, realmente. E bem depressa. Aqui, agora, faz um pouco de frio, mas nada demais. 7 ou 8 graus à noite, 17, 18 de dia, em Lisboa. Mas também ainda não nevou nas montanhas e, ainda ontem, vi um casal de turistas, velhotes, ingleses ou alemães, gordos e em t-shirt e calções a passear no Chiado. A malta de casaco e gorro na cabeça e aqueles dois pareciam que estavam na praia.
O buraco do ozono está a dar cabo disto tudo.
Um abraço.

Miguel Borges disse...

José, deixa ficar os casacos em Mockba porque também aqui estamos no verão.
Está fresquinho mas não muito.
Um abraço e um bom regresso.

Mikolik disse...

Já sabia desse facto, mas é sempre interessante o JM falr nisso, ainda por cima com fotos.

Parece que só os governantes dos países ricos é que não querem acreditar que o clima está a mudar...

Entretanto eu pergunto: se as arvores estão a florir? se entretanto fizer frio e nevar a sério, mesmo que em Março? então como vai ser a ciclo de renascimento da vida, a nível da fauna e flora, o qual é tão interdependente? Estaremos a falar de uma espécie de aborto da natureza, aparentemente provocado pela acção indirecta do homem?
Não sei como vão reagir muitas espécies a esta alteração, que a mim me parece muito anti-natural, a não ser que não chegue verdadeiramente a nevar e aí estaremos perante um caso claro de grave aquecimento global.

(...)

Tovarisch disse...

Aí está. Deve ser por estarmos em ano de el nino ou em ano de el nina. Desde junho ou julho que se nota diferenças de temperatura no pacífico sul. Estas alterações de temperatura afectam a circulação geral da atmosfera. É por isso e se calhar que este ano o "general Inverno" não parecerá ou virá tarde...
um abraço