quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Sol enganador!




Hoje o Sol brilha em Moscovo, mas a temperatura do ar ronda os -20 graus centígrados e a metereologia promete ainda mais frio. O aquecimento em casa está a responder bem à situação, mas o problema consiste em que é preciso sair para a rua. Acontece...

4 comentários:

RioDoiro disse...

Em Lisboa temos 15gr. Agreste!!

:-)

.

RioDoiro disse...

Sr Al Gore aí for fazer uma palestra sobre aquecimento global o melhor será o José Milhazes dar de frosques porque a temperatura baixará até aos 60 negativos.

.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, está profundamente enganado. Caso continue a onda de aquecimento global, poderei descansar à sombra de palmeiras, apreciar as plantações de bananas e café. Só que, neste caso, Portugal transformar-se-á num deserto sem água. E isto é que é realmente preocupante. Cumprimentos

RioDoiro disse...

Caro José Milhases.

Talvez se possa resumir a coisa dizendo que nos gostaríamos que as temperaturas continuassem como têm estado nos últimos, digamos, 100 anos. O problema é que tudo parece indicar que este período temperado, que dura há uns 2000 anos, salvo erro) é uma das a excepções, porque a natureza tem presenteado o planeta terra com 10000 anos de período glaciar e 1000-2000 de temperado em cíclos consecutivos.

Para nós, mortais de hoje, a próxima glaciação cheira sempre a longínqua. Mas também não posso deixar de notar que uma glaciação transformaria a generalidade da Rússia numa coisa difícil, Portugal num problema grande, e o Norte de África ficaria a ser uma zona fértil (como o tem sido a maioria do tempo no passado milhão de anos - este período é período de excepção).

E (ainda) já agora, com essa glaciação virá um abaixamento substancial do nível do mar, alargando territórios ...