domingo, fevereiro 25, 2007

Um dos prováveis sucessores de Putin visita Portugal



O vice-primeiro ministro russo Serguei Narichkin e o ministro da Economia português, Manuel Pinho, deverão patrocinar, na próxima terça-feira, a assinatura de uma série de acordos económicos com vista a impulsionar as relações entre Portugal e a Rússia.

O turismo é um dos sectores onde a cooperação se poderá desenvolver mais rapidamente, tendo até agora sido travada pela deficiente ligação aérea directa entre Moscovo e Lisboa.

Em conformidade com um dos acordos a assinar, aviões Boeing - 575 da companhia aérea russa Krasair vão começar, a partir de 3 de Julho, a realizar dois voos por semana entre as capitais russa e portuguesa: às terças e sextas-feiras. Até agora, existia apenas um voo directo entre Moscovo e Lisboa. Além disso, vai manter-se no Verão o charter semanal entre Moscovo e Faro.

No ano passado, cerca de 14 mil turistas russos visitaram Portugal, mas este número poderá aumentar consideravelmente se forem melhoradas as ligações aéreas directas entre os dois países e se o Governo de Lisboa investir na publicidade de Portugal como destino turístico.

Além disso, no âmbito da visita de Narichkin a Lisboa, será assinado também entre o presidente da Agência Portuguesa para o Investimento, Basílio Horta, e o director da Campanhia Nacional de Gás da Rússia, Mikhail Guenkin, um acordo de reserva de terreno para a instalação de uma nova fábrica de etileno em Sines. Este investimento russo poderá rondar os 65 milhões de rublos. Serguei Narichkin, que também dirige a comissão bilateral russo-lusa para a cooperação económica e científica, está no centro das atenções dos analistas políticos russos devido às sérias mudanças no governo, realizadas por Vladimir Putin na semana passada.

Narichkin, que ocupava o cargo de chefe do aparelho do governo russo, foi promovido a vice-primeiro-ministro encarregado da cooperação económica com os países estrangeiros, sendo a sua visita a Portugal a primeira nessa qualidade.

Esta promoção foi vista como o aparecimento de mais um sério candidato, além dos primeiros vice-primeiros-ministros Dmitri Medvedev e Serguei Ivanov, à sucessão de Putin no Kremlin em 2008.

Serguei Narichkin é um político da inteira confiança de Vladimir Putin. Originário de Leninegrado (São Petersburgo), tal como o actual Presidente russo, Narichi trabalhou com Putin nos serviços de relações internacionais da Câmara Municipal dessa cidade nos anos 90 do século passado.

Depois de Putin se ter transferido para Moscovo, Narichkin vem para a capital russa em 2004, para ocupar o cargo de chefe do departamento económico da Administração presidencial. No mesmo ano, passa a ocupar o cargo de dirigente do aparelho do governo, sendo considerado os “olhos e ouvidos” do Kremlin no executivo do primeiro-ministro Mikhail Fradkov.

“Actualmente, Putin edifica um sistema de pesos e contra-pesos, que limitará as possibilidades do próximo presidente e lhe permitirá conservar as funções de árbitro depois de abandonar a Presidência” – considera Alexei Makarkin, vice-director do Centro de Tecnologias Políticas, acrescentando que “Narichkin poderá ser uma figura fulcral entre o “falcão” Serguei Ivanov e o “liberal” Dmitri Medvedev”.

O director do Centro de Informação Política, Alexei Mukhin, considera que Narichkin não irá tão longe, mas que tem grandes possibilidades de vir a ser nomeado primeiro-ministro depois das eleições presidenciais de 2008.


Sem comentários: