sábado, junho 09, 2007

Nova ofensiva diplomática de Moscovo


A Rússia apela aos Estados Unidos a congelar as conversações sobre a instalação de sistemas de defesa anti-míssil na Europa do Leste durante o período em que analisam a proposta russa, propôs Serguei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

“Na etapa actual, recebe-se informação suficiente sobre a ameaça hipotética, que é fornecida pela Estação de Radares no Azerbeijão. Ela é uma estação segura de prevenção, resolve todas as tarefas que se colocam perante ela e serve os nossos interesses” – afirma o chefe da diplomacia russa, num encontro com jornalistas em Moscovo, acrescentando: “Por isso, a exploração conjunta da informação dessa estação permite aos EUA renunciar à instalação de elementos do sistema de defesa anti-míssil na Europa, aos planos de instalação de componentes espaciais”.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs, na passada quinta-feira, ao seu homólogo norte-americano, George W.Bush, a utilização da base russa de Gabalá, no Azerbaijão, para a instalação de sistemas conjuntos de defesa anti-míssil.

Segundo Serguei Lavrov, “a nossa principal tarefa consiste na reacção conjunta às ameaças que surgem”, frisando que “a proposta russa não é um complemento ao plano de instalação de sistemas de defesa anti-míssil na Europa, mas torna esse plano desnecessário”.

“Dizia-se que nós iremos participar em planos que criam ameaça para nós, isso é uma tentativa de apresentar o desejo por realidade” – acrescentou Lavrov.

O ministro russo afirmou também que, durante o encontro dos presidentes da Rússia e dos Estados Unidos na Alemanha, Bush teria concordado começar a analisar as propostas russas.

“Porém – constatou Lavrov – ouvimos de personalidades oficiais que isso não influirá nos planos de criação de sistemas de defesa anti-míssil na Europa”.

O ministro russo anunciou que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, tinha defendido a necessidade de congelar todas as acções com vista à instalação de sistemas de defesa anti-míssil na Europa durante as conversações.

“Nós não propomos conversações bilaterais da Rússia e Estados Unidos, mas a análise colectiva da ameaça de mísseis, que poderia vir a existir até 2020, e a elaboração de medidas para impedir essa ameaça” – avançou Lavrov, e sublinhou: “Consideramos que a ideia russa conduzirá à compreensão comum do desenvolvimento da tecnologia de mísseis, à cooperação. Será difícil cooperar sem semelhante abordagem”.

“ Se os Estados Unidos querem estabilidade, eles devem evitar acções que afectem a segurança dos seus parceiros” – concluiu Lavrov.

Sem comentários: