quarta-feira, novembro 28, 2007

Até as cadeiras de ginecologia ganham votos na Rússia


As autoridades russas recorrem às mais insólitas iniciativas para atrair os eleitores no domingo, o que levou a imprensa a organizar o rating das propostas mais atraentes.
As sondagens apontam para uma afluência às urnas de cerca de 60% dos inscritos, mas como se torna cada vez mais evidente o resultado do escrutínio, as autoridades receiam que os russos prefiram ficar em casa e estraguem uma “grande vitória” da Rússia Unida, ou seja, do Presidente Putin.
“Seria desejável que, nos restantes dias, os dirigentes das regiões, das comissões eleitorais e dos órgãos de poder local se dirigissem uma vez mais aos eleitores para que participem na votação” – pediu Vladimir Tchurov, dirigente da Comissão Eleitoral Central da Rússia.
O diário russo Trud encontrou as propostas mais originais nas regiões siberianas de Tchita e Omsk, onde os eleitores poderão ter acesso a consultas grátis de ginecologia e urologia no local onde exercerem o seu dever cívico.
Além disso, eles poderão adquirir, com descontos de 05 a 15 %, todo o tipo de mercadorias, desde livros a produtos de limpeza. Em Barnaul, no Sul da Sibéria, os eleitores poderão provar gratuitamente queijo nas mesas de voto, e, em Kemerovo, no centro da mesma região, também sem pagar um cêntimo, cortar e pentear o cabelo , encomendar uma saia a costureiros profissionais, cantar karaoke.
Os eleitores que votarem até às 13 horas, as autoridades de Kemerovo municipais prometem bilhetes para jogos de hóquei no gelo, piscinas e teatros para toda a família. Os jovens poderão optar por entradas livres nos night-clubes. “Se encontraste tempo para votar, encontra para dançar!” – eis a palavra de ordem.
Mas se os eleitores de Kemerovo optarem por fazer uma revisão ao seu corpo, podem consultar, nos locais onde votam, médicos terapeutas, bem como ginecólogos e urólogos. Além disso, podem fazer radiografias, electrocardiogramas, mamografias e análises de sangue.
Em várias regiões da Rússia, as autoridades vão realizar lotarias entre os eleitores, podendo estes ganhar valiosos prémios como computadores, frigoríficos, máquinas de lavar, etc. No Círculo Autónomo dos Khanti e Mansi, nos Urais, as autoridades vão ainda mais longe e prometem oferecer um apartamento “aos melhores eleitores”.
Em Tiumen, na Sibéria Ocidental, há 137 mil prendas para oferecer aos melhores eleitores. “Vai reinar em todos os bairros da cidade uma atmosfera festiva: concertos, concursos e sorteios de prémios” – informa a agência TASS, citando as autoridades locais.
“Entre os prémios há automóveis e apartamentos, telemóveis e televisores” – acrescenta a agência.

Sem comentários: