quinta-feira, novembro 22, 2007

КУРС ПУТИНА


As autoridades policiais russas iniciaram um processo administrativo contra Ella Kessaeva, dirigente da organização social “Voz de Beslan”.
O motivo foi a instalação, perto da Escola Nº 1 de Beslan, de uma tabuleta de madeira que aponta para o edifício em ruínas e onde está escrito “Kurs Putina” (Rumo, Direcção ou Política de Putin).
A 01 de Setembro de 2004, alunos e professores da Escola Nº 1 de Beslan, na Ossétia do Norte, foram feitos reféns por terroristas que exigiam a retirada das tropas russas da Tchetchénia.
Dois dias depois, durante a operação de resgate, foram assassinadas 334 pessoas, das quais 186 eram crianças.
Nurpachi Kulaev, o único terrorista que ficou vivo, foi condenado a prisão perpétua.
Os parentes e amigos das vítimas criaram duas organizações: “Voz de Beslan” e “Mães de Beslan”, a fim de exigirem uma investigação independente da forma como foi realizada a operação de resgate.
As autoridades acusam Ella Kessaeva de ter “instalado um sinal de trânsito sem o acordo com a Polícia de Trânsito”. “Absurdo, porque a tabuleta não é um sinal de trânsito. Não conseguiram inventar algo melhor e mais sensato e não me quiseram castigar por eu ter expresso a minha opinião sobre o Presidente do país” – precisou Kessaeva.
A dirigente da “Voz de Beslan” manifestou perplexidade pelo facto de a tabuleta ter sido instalada durante um comício realizado no dia 07 de Novembro e a polícia ter reagido apenas 15 dias depois.
Segundo Kessaeva, isso mostra que a ideia de a castigar não partiu das autoridades locais. A ideia de instalar a tabuleta foi provocada pelas iniciativas de apoio ao “Kurs Putina”, realizadas na Ossétia do Norte e em toda a Rússia durante a campanha eleitoral.
“A tabuleta de madeira de dois metros foi solidamente feita e para aguentar muitos anos” – lê-se numa declaração de Kessaeva, publicado no sítio da “Voz de Beslan”.
“Se alguém o retirar, voltaremos a colocá-lo no mesmo lugar para que os forasteiros vejam que os cidadãos da Ossétia do Norte não esquecem a tragédia e não a deixarão esquecer. Para que as pessoas vejam onde conduz a política de Putin” - conclui.
O julgamento de Ella Kessaeva deverá ter lugar durante um mês e ela poderá ter de pagar um multa.

Sem comentários: