quinta-feira, novembro 01, 2007

Dirigente comunista russo publica livro de anedotas


Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Federação da Rússia, acaba de publicar um livro de cem anedotas da sua autoria. Desconhecemos se isso foi feito para conseguir fundos para a campanha eleitoral ou se foi porque Ziuganov já esgotou toda a bagagem ideológica e nada encontrou de melhor para celebrar o 90º aniversário da revolução comunista de 1917 na Rússia, que terá lugar no próximo dia 07 de Novembro.

Para as celebrações dessa data, os comunistas dizem ter convidado delegações de 83 países, mas não sabemos se Ziuganov irá contar anedotas aos seus camaradas estrangeiros ou apresentar a sua tradução em várias línguas do mundo.

Pelo sim pelo não, damos o nosso contributo com a tradução de algumas para português.

1) "Foi publicado o novo programa eleitoral da Rússia Unida.

Capítulo I - Tornar as pessoas ricas e felizes.

Capítulo II - Publicação da lista dessas pessoas".

2) "- Quem vive bem na Rússia?

- Não sabemos, mas está-se a investigar".

3) "Super-acção da Comissão Eleitoral Central da Rússia:

Votai duas vezes em Putin e tê-lo-ão no terceiro mandato presidencial sem eleições!"

4) "Na Duma foi proposto o projecto-lei "Não roubar". Os deputados da Rússia Unida (partido pró-Putin) fizeram 39 alterações ao documento".

Como acontece na Rússia, o Serviço Federal da Rússia (antigo KGB) não dorme e a Direcção de Novossibirski dessa polícia considerou o livro de Ziuganov "propaganda eleitoral ilegal" e encontrou nele anedotas onde se fala de "forma incorrecta" da Rússia Unida e do Presidente Putin, apresentando, por isso, uma queixa na Comissão Eleitoral Central.

O dirigente comunista, pelo seu lado, enviou uma carta a Nikolai Patruchev, chefe do Serviço Federal de Segurança da Rússia, onde manifesta a esperança que "o sentido de humor nessa instituição continue a alto nível".

Além disso, Ziuganov revelou também ter oferecido o seu livro a Vladimir Putin, sublinhando que "encontrou nele uma compreensão boa e alegre".




Sem comentários: