sábado, dezembro 01, 2007

Os festejos vão ser "rijos"


A organização juvenil “Nachi”(Nossos), financiada pelo Kremlin, já encomendou a impressão de panfletos coloridos (na foto) que confirmam a “vitória esmagadora” da Rússia Unida nas eleições parlamentares de 02 de Dezembro e apelam aos apoiantes do Presidente Putin para sair à rua na segunda-feira e travar a “revolução laranja” preparada pelos Estados Unidos.
“No dia 02 de Dezembro, elegemos o Presidente Putin líder nacional do país!” – lê-se na parte da frente de um dos exemplares publicados na Internet.
“O Presidente e os seu partido venceram com um resultado demolidor – antecipa o panfleto.- Venceram da mesma forma como nos cinco anos anteriores esmagaram os terroristas na Tchetchénia, devolveram todas as dívidas da Rússia, reconquistaram o respeito para com o nosso país, reaveram os grandes jazigos de gás Sakhalin -2 para o nosso país, conquistaram Sotchi 2014”.
O projecto Sakhalin - 2 estava a ser realizado pelas empresas Royal Dutch Shell, Mitsui e Mitsubishi, mas foi-lhe retirada a licença de exploração por “não cumprimento das normas ambientais” e entregue à Gazprom, o monopolista público russo no campo da exportação de gás natural. Quanto a Sotchi 2014, tem-se em vista a vitória da Rússia no concurso para organizar os Jogos Olímpicos de Inverno naquela cidade do Mar Negro.
Na parte de trás do panfleto previne-se que os Estados Unidos planeiam provocar uma “revolução laranja” segundo o cenário ucraniano para contestar os resultados das eleições da Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento russo.
“Os Estados Unidos tinham outros planos. Eles queriam a vitória dos traidores e ladrões: do cidadão americano Kasparov (antigo campeão do mundo de xadrez), do fascista Limonov (dirigente do Partido Nacional-Bolchevique) e de Nemtsov (dirigente da União das Forças de Direita), que vendeu o país” – afirmam os “Nossos”.
“Todos eles – acrescentam os jovens apoiantes de Putin – não aceitam a vitória do Presidente. Os traidores querem muito chegar ao poder a fim de dar mais uma oportunidade aos bandidos e ladrões de pilhar o nosso país, vender ao desbarato o nosso petróleo e gás. De 03 a 06 de Dezembro, até ao anúncio oficial dos resultados das eleições, eles tentaram ocupar praças e edifícios, provocar desordens, roubar-nos a vitória”.
Os “Nossos” fazem um apelo aos eleitores para sair em defesa do Presidente e da Rússia Unida.
“Podes assistir a tudo isso pela televisão. Tu podes connosco, com a equipa do Presidente, sair em defesa da independência do nosso país... Nestes dias históricos, deves decidir como vais viver! Vem em defesa do país! Conquista o direito de estar na equipa do Presidente” – apelas os jovens putinistas.
Kristina Potuptchik, porta-voz dos “Nossos” reconheceu ao jornal electrónico russo Gazeta.ru, que os panfletos já tinham sido impressos. “Imprimimos previamente os panfletos, porque não teremos tempo de fazer isso na segunda-feira, 03 de Dezembro. Mas apenas vamos distribuí-los na segunda-feira de manhã” – declarou.
“Iremos defender as ruas e praças de Moscovo de marginais políticos como Kassianov, Limonov, Kasparov, Nemtsov, que irão organizar desordens massivas”-explicou.
Entrevistada pela Agência Lusa (ou seja, pelo autor deste blogue), Kristina Poputchik foi mais cautelosa nas declarações.
“Nós não imprimimos qualquer panfleto” – começou ela. À pergunta: “Mas você afirmou a órgãos de informação russos que os panfletos tinham sido impressos?”, a porta-voz dos “Nossos” retorquiu: “Eu não disse isso, não fiz essas declarações”.
“Então tudo não passa de uma provocação para desacreditar o Presidente Putin e a Rússia Unida na véspera das eleições?” – perguntou a Lusa.
“Não, não se trata de uma provocação. Não se trata de um panfleto, mas apenas de um rascunho e não irá ser distribuído na segunda-feira, nem nunca mais” – concluiu Kristina Potuptchik.

Sem comentários: