terça-feira, fevereiro 12, 2008

Ucrânia pode aderir à NATO, mas que se cuide...


Vladimir Putin considerou que a adesão da Ucrânia à NATO é um assunto interno do país vizinho, mas pediu a Kiev que pondere as consequências.

“A adesão à NATO significa limitar a soberania. Se a Ucrânia quer limitar a soberania, o problema é dela. Nós não aderimos à NATO porque não queremos perder a soberania”, sublinhou o dirigente russo depois de um encontro com o seu homólogo ucraniano, Victor Iuschenko.

O Presidente Putin apresentou como exemplo a instalação de um sistema de defesa antimíssil norte-americano na Europa: “O processo de redução da soberania tem consequências, nomeadamente a instalação de bases, de sistemas de defesa antimíssil... Consideramos que elas têm como objectivo neutralizar o nosso potencial nuclear, o que coloca perante a Rússia a necessidade de medidas de resposta”.

“É terrível pensar que a Rússia, como resposta a isso, tenha de apontar os seus sistemas de mísseis nucleares para a Ucrânia. Isso é que nos preocupa”, advertiu o dirigente do Kremlin.
Cada um pode entender estas palavras como quiser: resquícios da política soviética da "soberania limitada" dos países socialistas ou defesa dos interesses nacionais russos.

Sem comentários: