sábado, agosto 30, 2008

Danny, o português que se transformou em herói nacional da Rússia


Artigo escrito para Agência Lusa


Poucos eram aqueles que na Rússia acreditavam que o Zenit de São Petersburgo pudesse derrotar o Manchester United na Super Taça da UEFA ou que o português Danny jogasse de forma tão brilhante poucos dias depois de se ter transferido do Dínamo de Moscovo.
“O tempo e o local para a estreia do mais caro futebolista do campeonato da Rússia parecem ter sido feitos por encomenda”, escreve hoje o diário desportivo russo Sport-Express.
“Danny, que a equipa de São Petersburgo adquiriu esta semana depois de pagar a importância recorde de 30 milhões de euros, vestiu pela primeira vez a camisola do Zenit no jogo da Super Taça da UEFA. E esse encontro, precisamente frente ao Mancherter United, devia dar a primeira resposta aproximada à pergunta de como Advocat tenciona integrar o português nos esquemas táxticos da equipa”, acrescenta.
O diário electrónico rbc.ru, escreve a propósito: “O jogo provocou um interesse acrescentado devido ao facto de se estrear Danny...”
“ Não foi curioso assistir ao jogo do português que agora já vale 30 milhões?”, pergunta o diário
“No 59º minuto, Danny mostrou e provou a tudo e todos porque é que pagaram 30 milhões por ele... O português assinalou a sua estrondosa transferência com um remate que fez o 2:0”, sublinha o jornal desportivo electrónico Sport.ru.
A euforia face ao jogo do jogador português está também patente nos comentários escritos nos sítios desportivos russos.
“Felicito pela vitória! Queria um jogo bonito, mas recebi muito mais. Será que ainda temos receio de alguém?.. Danny, ai grande Danny. Continua assim. Felicidades para todo o Zenit”, escreve o leitor Shurik_1982 no sítio do Sport.ru.
O diário electrónico Newsru.com chama a atenção para o facto de Dmitri Medvedev ter telefonado ao treinador holandêx Dick Advocat para felicitar os jogadores do Zenit pela vitória.
Quando o Zenit venceu a Taça da UEFA, a Câmara de São Petersburgo agraciou o treinador com o título de Cidadão Honorífico da cidade, tendo sido o primeiro estrangeiro a merecer esse título.
Depos da vitória no Mónaco, o canal desportivo Sport não excluiu a possibilidade de esse título ser atribuído a outros jogadores estrangeiros do Zenit: Danny (Portugal), Timachuk (Ucrânia), Dominguez (Argentina)...
Essa decisão poderá ser anunciada hoje, quando a equipa do Zenit for recebida por Valentina Matvienko, presidente da Câmara de São Petersburgo.
É de assinalar também que São Petersburgo é a terra natal da parte mais influente da actual élite política russa: Dmitri Medvedev, Vladimir Putin...
Os telespectadores mais atentos notaram que Danny porta ainda no braço direito a tatuagem do emblema do Dínamo de Moscovo.
“Será que ele a vai mandar apagar e substituir pelo emblema do Zenit? Ou será que vai desenhar noutro lugar o emblema do novo clube?”, pergunta, Beniamin Kuznetsov, jornalista desportivo russo, talvez na esperança de que algum colega português consiga obter de Danny resposta a essa pergunta.

P.S. Apenas uma proposta para a Ilha Madeira: se quiserem que o número de turistas russos aumente seriamente, façam uma campanha publicitária com o Danny Miguel na Rússia. Vão ver que os resultados serão surpreendentes, principalmente entre os habitantes de São Petersburgo.

Claro que, para isso, é preciso também aumentar as ligações aéreas directas entre estas paragens e Portugal. E, não se esqueçam, "trabalhem o ferro enquanto está quente!".

15 comentários:

Ralf Wokan disse...

Prezado José,
adoro ler os seus comentarios sempre dando a dica como transforma-los em negócios.
Os madeirenses podiam, também, informar os russos: "Não foi o nosso Vinho que matou Rasputin !"
Bom fim de semana
Ralf

Anónimo disse...

O Sol noticiou hoje que ha suspeitas que a máfia russa Tambovskaya está a lavar dinheiro na Madeira. Sendo assim, sugiro que ponham o Danny na publicidade, mais uma matriosca, uma mala cheia de dinheiro e uma maquina de lavar roupa!

Fora de brincadeiras, boa ideia essa de promover o turismo. Temos é de fazer mais barulho para que a TAP nos ouça. A TAP que, relembro, procura desesperadamente novos mercados de crescimento. é que este ano os bilhetes de avião para a Rússia estavam estupidamente caros (apesar das enumeras correspondências)...

Anónimo disse...

Eu vi o jogo, e quero aqui realçar a garra do Zenit nos 90 minutos, coisa que nao vi do lado do Manchester se calhar muito por falta do Cristiano Ronaldo, mas um jogador so nao faz uma equipa. Quanto ao Dany sem duvida nenhuma que respondeu bem ás pessoas que tinham serias duvidas no valor da sua contrataçao, é um jogar com muito boa tecnica, inteligente e lutador dentro e fora das quatro linhas, porque teve a humildade de conseguir superar todas as adversidades que existem no futebol russo e tornar-se numa estrela. Ao contrario de alguns jogadores que foram para Russia rotelados de estrelas, a ganhar valurdios, mas que passado pouco tempo ja queriam vir embora, nao sei se por causa do frio ou da lingua,ou outros motivos que desconheço. O melhor exemplo disso foi o Maniche.
Força Dany espero que jogues com a mesma garra na selecçao nacional.
Rui Carneiro

Anónimo disse...

"Trabalhem o ferro enquanto está quente!". Sabe dizer-me quem foi o inspirado autor desta máxima? Obrigado.
amp

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro anónimo, a máxima "trabalhem o ferro..." deve ter saído da boca de algum ferreiro.
Cato Ralf, ideias tenho muitas, mas não tenho jeito para negócios.
Caro Nuno, se calhar, não se devia investigar apenas na Madeira.
Quanto à TAP, continuam a pensar! O presidente da empresa já disse que para este ano não vai haver nada! Estratégias!
Tinha-me esquecido de lhe dizer, a operadora aérea que faz o único voo entre Moscovo e Lisboa, Krasair, está no limiar da falência. Vou ter de continuar a gastar um mínimo de doze horas para fazer uma viagem que, directa, leva apenas cinco.
Caro anónimo, Danny, ao contrário das estrelas, esforçou-se. Contactei algumas vezes com ele e posso dizer que se trata de uma pessoa simples, muito trabalhador. Espero que assim continue e não lhe suba à cabeça o "estrelismo".

Anónimo disse...

Os trinta milhões afinal parece que foram bem empregues, José Milhazes. Haverá agora alguém em São Piterburgo ou na Rússia que os chore?

Anónimo disse...

Pois é, esta coisa de propôr negócios neste blog não lhe fica muito bem, mas quanto a incentivar o Turismo para portugal, parece-me que encontro a explicação... ;-)
Alexandra

Anónimo disse...

Caro José Milhazes, de facto pode sempre optar pela Ibéria, só faz escala em Madrid e não demora assim tanto tempo, se procurar os voôs mais económicos até lhe sai mais barato...

Anónimo disse...

Afinal há mais jogadores portugueses de futebol. Sou adepto do Man. United e fiquei triste pela derrota. Óbvio por viver no Centro da Europa e ver um Português fazer algo de maravilhoso é de tirar o chapéu. Espero que ele continue a dar muitas alegrias ao clube que representa.

Anónimo disse...

so para lembrar que o danny veio para portugal com 16 anos da VENEZUELA para jogar no maritimo, por tanto tambem os venezuelanos podiam fazer publicidade.

Ralf Wokan disse...

HI anonimo !
Venezuelanos a fazer publicidade para Portugal ?
How wonderful !
"Come to Portugal where we bring the Superstar out of you !"
:)

Anónimo disse...

ola espero que quando possas danny veiojas este comentario sou o menino do estadio do algarve e era para agradecer por me teres da-do a camiso.para mim es um dos melhores jogadores do mundo obrigado por me teres dado a camisola e aos outros que te pediram não !
espero que seijas qualquer dia o melhor jogador do mundo ! venezuela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Danny nasceu na Venezuela mas é filho de PORTUGUESES!!! Acho ridícula essa ideia de chamar o rapaz de venezuelano... Eu tambem nasci na Venezuela e sou PORTUGUÊS!!! Aprendam a ser Portugueses connosco(os que nascem fora daí) em vez de dizer idiotices...

rui teixeira disse...

para mim danny e um jogador muito diferente dos outros porke tem uma coisa que espetacular e a humildade que ele tem nao tem manias como alguns que pensao que jogao e nao jogao nada danny ele supertou o frio que ninguem concegui e por isso esta muito de parabens ele e um jogador com muita kqualidade forxa danny rui teixeira

Anónimo disse...

danny e um dos poucos jogadores que se afirmou na russia para mim ele e um dos melhores jogadores estageiros a jogar le fora e o golao que ele marcou ao mançhester nao e para qualker um abraxo tio rui