segunda-feira, outubro 13, 2008

Partido de Putin imparável


O Partido Rússia Unida, dirigido pelo primeiro-ministro Vladimir Putin venceu eleições em mais de 70 regiões da Federação da Rússia, tendo praticamente conseguido a maioria absoluta em todos os escrutínios.

O partido de Putin conseguiu votações estrondosas na Tchetchénia, república russa no Norte do Cáucaso, e em Kemerovo, região da Sibéria, ao conquistar mais de 80 por cento dos votos contados.

Nas restantes regiões, o partido do Kremlin recebeu cerca de 55 por cento, mas, como conquistou a maioria dos mandatos nos círculos maioritários, consegue obter em toda a parte mais de dois terços dos assentos nos parlamentos regionais.

O magnata Roman Abramovitch, dono da equipa inglesa de futebol Chelsea, encontra-se também entre os vencedores ao ter sido eleito deputado do Parlamento da Tchukotka, região que faz fronteira com o Alasca e foi por ele governada durante váriuos anos.

O Partido Rússia Unida apenas não conseguiu eleger o presidente da câmara de Nijni Taguil, nos Urais, cargo que foi conquistado pelo candidato independente Valentin Issaev.

O Partido Comunista foi o mais castigado pelos eleitores, tendo deixado de ser a segunda força mais votada na Tchetchénia e Kemerovo, onde foi substituído pelo Partido Rússia Justa, outra força política controlada pelo Kremlin.

Porém, em algumas regiões, os comunistas conseguiram conservar alguma influência: nas regiões de Zabaikal e Sakhalina, no Extremo Oriente do país, conseguiram, respectivamente, 13 e 22 por cento dos votos.

O Partido Comunista atribui estes desaires, que alguns analistas consideram “nunca vistos”, à política do Kremlin de afastar essa força da paisagem política russa.

“Trata-se de um sinal não só aos partidos, mas também à sociedade em geral: as comissões eleitorais e as admnistrações das regiões trabalham completamente para a Rússia Unida, as eleições transformam-se numa farsa. A oposição é completamente destruída, resta apenas o Partido Comunista, mas mais uma campanha como esta, e os resultados em todo o país serão como na Tchetchénia e em Kemerovo”, declarou Vadim Soloviov, deputado comunista, ao diário electrónico Gazeta.ru.

“As autoridades estão a edificar uma vertical que repete o sistema criado pelo Partido Comunista da União Soviética”, acrescentou.

“Iremos continuar a lutar, embora a correlação de forças entre o poder e nós faça lembrar a existente entre um soldado dos comandos e um adolescente de 12 anos. Vamos lutar até à morte”, sublinhou.

13 comentários:

Anónimo disse...

Sera que o famoso "carrossel"* esta de regresso às eleições na Rússia?

* (não deve ser assim que se escreve). Refiro-me às viagens organizadas onde o objectivo era o de levar as pessoas a dezenas, mesmo centenas, de circunscrições de modo a multiplicarem os votos do candidato "do povo". Uma espécie de "turismo eleitoral", aparentemente muito em voga nos tempos de Yanukovich na Ucrânia.

Anónimo disse...

pelo que sei na ucrania tanto usou isso o yanukovic como o iuchtchenko, no entanto, e vá-se lá saber porquê mais uma vez, passou a informação de que só o primeiro fez batota. Enfim, comunicação social livre e imparcial....

Anónimo disse...

Um à parte a estas ultimas noticias.
O jogador de Hockey Cherepanov do Avangard pode ter morrido por não ter recebido assistência a tempo, ora 1º acho estranho como num jogo da maior competição desportiva russa não haja ambulância 2º demora 15 mins 3º quando chega não tem desfibrador.
Como é que um país que se quer afirmar mundialmente como potência ainda está tão pouco evoluído socialmente.
É ''triste'' ver que o $$ esta a ser ''capturado'' por uma dúzia de milionários e não investido num melhor serviço publico.
Peço desculpa por este à parte mas como fã deste desporto estou chocado.

Anónimo disse...

Respondendo ao leitor Pedro, o facto de a ambulância ter demorado 15 minutos na Rússia pode ser considerado um óptimo serviço. É que normalmente os hospitais costumam recusar os doentes quando estes não têm os papéis necessários (seguro, registo de residência etc) e há inúmeros relatos de recusas de atendimento de grávidas em trabalho de parto por alguns hospitais públicos. Para já não falar que, se estás registado numa região e tens que ir de urgência a um serviço médico noutra região, não te aceitam a não ser que pagues tudo (internamento, operações, medicamentos). Já imigrantes ilegais, pessoas sem passaporte (B.I) não têm mesmo qualquer acesso aos serviços médicos.Nesses casos, até as vacinas obrigatórias têm que ser pagas pelo próprio. Em suma, o serviço de saúde pública na actual Rússia é uma vergonha.

Anónimo disse...

ASSIM VAI O SOCIALISMO cubano. É obra, 1/3 do salario por um ovo? O regime levou este povo à condição vegetativa.


Precios disparados los que por estos días muestra el mercado informal. Un huevo ha llegado a costar la elevada cifra de cuatro pesos cubanos –el tercio del salario medio de una jornada laboral–. Pero el bolsillo de los compradores no ha sido el más afectado; para los que vendan ilegalmente este producto, las condenas pueden llegar a dos años de privación de libertad. La medida busca eliminar el trapicheo de estas posturas, posterior a la hecatombe que ocasionaron los huracanes Ike y Gustav en las granjas avícolas. Osados comerciantes de la bolsa negra son procesados en juicios sumarios como escarmiento para quienes mercadean ilícitamente con comida, materiales de construcción o medicinas.

Nuestros policías –largamente entrenados en detectar carne de res, queso, camarones y leche en polvo– ahora también rastrean los huevos. El resultado más inmediato de esta nueva razia es la desaparición de ciertos productos que sólo nos llegaban gracias a los vendedores que tocaban a nuestras puertas. Por estos días, pregonar “Huevoooooos” puede ser más peligroso que gritar una consigna antigubernamental. Bueno, no hay que exagerar, la opinión siempre ha sido más castigada.

La nueva ola contra el mercado informal nos ha ayudado a resolver el acertijo de “¿Qué fue primero?” Ahora ya sabemos que al principio fue el huevo, después arrestaron a los que vendían dulces caseros, más tarde fueron procesados los que protestaban por el elevado precio del combustible y finalmente el castigo llegó a aquellos que narraron la escasez de productos en los mercados agrícolas. Para cuando le llegue el turno a los que trafican con la gallina, ya las condenas excederán el cálculo de una vida humana.

Nota: peço desculpa ao Sr. Milhazes mas não podia de deixar de salientar esta noticia vind do interior de cuba.

Anónimo disse...

Não sei se foi o Putin que aprendeu com o MPLA, ou vice versa,deram uma cabazada na oposição. Vamos a ver como se comportam no campeonato que aí vem.Muitas promessas, promessas e mais promessas, mas o preço do oil está a cair e a crise financeira mundial vai fazer mossa, será que as promessas se vão tornar realidades?

Anónimo disse...

Já cá faltava este xico...

Olhe, já agora diga também a quantos ovos grátis ou a 0,04 pesos cubanos (CUP) têm direito cada cidadäo cubano por lei com a cartilha.

Como se pode ler, os preços chegaram a 4 CUP (peso cubano) no "mercado aberto", i.e., quem se está a aproveitar da falta de víveres, e como esses fazem de especuladores, väo para a choldra que väo muito bem para aprenderem a näo se aproveitar dos mais fracos.

Queria ver o mesmo a ser feito nos EUA e na UE aos especuladores que . Mas a esses, pelos vistos, dá-se 700 milhöes de USD (17.500 milhöes de CUP) de borla para fazerem mais do mesmo, i.e., lixar o próximo. Mas com isso você concorda, afinal, deve ser rico!

Maquiavel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

á cá faltava este xico...

Olhe, já agora diga também a quantos ovos grátis ou a 0,04 pesos cubanos (CUP) têm direito cada cidadäo cubano por lei com a cartilha.

Como se pode ler, os preços chegaram a 4 CUP (peso cubano) no "mercado aberto", i.e., quem se está a aproveitar da falta de víveres, e como esses fazem de especuladores, väo para a choldra que väo muito bem para aprenderem a näo se aproveitar dos mais fracos.

Queria ver o mesmo a ser feito nos EUA e na UE aos especuladores que andaram a brincar com o dinheiro alheio e a dar crédito sem olhar a riscos. Mas a esses, pelos vistos, dá-se 700 milhöes de USD (17.500 milhöes de CUP) de borla para fazerem mais do mesmo, i.e., lixar o próximo. Mas com isso você concorda, afinal, deve ser rico!

(JMilhazes, por favor apague o comentário anterior, obrigado!)

Anónimo disse...

ao sr.do costume


Se há mercado negro em cuba é porque o comunismo nestes 50 não conseguiu por a economia a produzir para matar a fome ao povo.

Eu sei que há uma cartilha, cartilha essa, que para um conjunto de 4 pessoas representa comida para 8 dias, os restantes 22 dias que se amanhem.

Também sei que após 50 anos de comunismo, cuba continua deficitaria em bens de consumo rondando as importações na ordem dos 86%, esta é que a realidade o resto é demagogia barata que não enche saco.

Vão a cuba aos bairos pobres, onde vive a grande maioria do povo,mas sem policia politica por perto e vejam com olhos independentes a situação vegetativa como se vive.

Se isto é comunismo fiquem com ele, eu dispenso bem.

Anónimo disse...

Sem querer defender o Fidel, o que eu sei é que näo vi nos bairros pobres de Cuba (onde pernoitei) a mesma miséria abjecta de bairros pobres da América Central (onde passei). Em Cuba supreendeu-me nesses bairros pobres ver TVs e aparelhagens de hi-fi de gente rica! E mais, o ensino é obrigatório e grátis, näo se vêem miúdos a morrer de fome a pedir comida. Por isso mudei a minha opiniäo sobre Cuba quando lá fui. Näo é paraíso, mas é talvez o paraíso dos países subdesenvolvidos.
Mas como você nunca foi nem a Cuba nem à América Central... se aquilo é capitalismo fiquem com ele, eu dispenso bem.

Publicar o seu comentário
Mas olhe, por uma vez, comente a entrada do blogue!
Porque é que näo faz um blog chamado "decuba" e mete lá essa informaçäo preciosa toda e deixa de chatear quem aqui vem?
Depois estrebuche e admire-se queando o pessoal o voltar a dar ao desprezo e ficar a falar sozinho!

Relativo à entrada do blogue, só demonstra que quem tem meios é eleito, quem tem ideias, se näo tiver graveto, näo vai a lado nenhum. O poder está desiquilibrado, pois está. Faz lembrar uma piada:
"em cada trotskysta hão 3 partidos"
mas
"na Rússia, em cada 10 partidos há um mesmo líder"

Anónimo disse...

o seu xico ribeiro poluido estava afalar do sucesso do capitalismo no haiti?aquilo é só empresários em nome individual a fabricarem biscoitos de lama para abastecerem a população paupérrima.Na américa com os 850 000 milhões de dolares dados pelos contribuintes a criminosos vigaristas e ultra ricos já é duma justiça social sem limites,n'é?20 000 milhões Euros para Portugal se continuar a endividar por essas instituições que só endividam o país inteiro endividar ,tá tudo bem n'é?O Salazar tb era democrático,mais o Hitler eo mussolini.Que cretino

Anónimo disse...

Essas práticas só eram más se feitas pelo PCUS mas,agora está lá o corrupto Putin(das maiores fortunas da Europa-como é que ele conseguiu trabalhar assim tanto,o coitado?É assim um eduardo dos santos mas em grande...).Mas,o ocidente capitalista vai levar com ele.
Não sabia que o belo modelo americano de saúde tinha vingado na Rússia por isso é q a propaganda tem vindo a dizer que os russos vivem melhor.Eu como um frango,tu nenhum ea média é q cda um comeu 1/2 frango.Belo regime esse...