sábado, novembro 15, 2008

Kremlin cria partido liberal de direita


Os partidos Democrático, Força Cívica e União das Forças de Direita autodissolveram-se hoje para dar origem a uma nova força política liberal de direita: Pravoe Delo (Causa Verdadeira ou de Direita).
Essa decisão foi tomada pelo Kremlin que pretende ter no Parlamento um partido liberal por ele controlado. Presentemente, a maioria dos assentos pertence ao Partido Rússia Unida, que se apresenta como força política de centro-esquerda, e ao Partido Rússia Justa, de centro-esquerda.
Ambos estes partidos foram criados e são dirigidos através do Kremlin. Faltava uma força da direita liberal controlada para completar o leque político na Rússia, por isso foi decidido criar o movimento Causa da Direita.
Os partidos Força Cívica e Democrático tomaram a decisão de se autodissolverem por unanimidade, mas a decisão não foi completamente pacífica na União das Forças de Direita. Após acessas discussões, dos 108 delegados, 97 votaram a favor, 09 contra e 02 abstiveram-se.
A União das Forças de Direita foi criada em 2001 com base em vários grupos que, nas eleições parlamentares de 1999, conquistaram 08,52 pc dos votos. Em 2003, deixou de estar representas na Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento russo.
A Força Cívica foi fundada em 2002, mas nunca esteve representada no Parlamento. Nas legistativas de 2007, conquistou 1,5 pc dos votos.
O Partido Democrático, um dos partidos mais antigos da Rússia, foi criado em 1990, tendo conseguido o maior êxito eleitoral em 1993, quando conseguiram 05,5 pc dos votos e representação parlamentar.
O congresso constituinte do Partido Causa de Direita realiza-se no dia 16 de Novembro.

Deste modo, o Kremlin conta controlar e dirigir todos os campos políticos na Rússia, lançando a oposição para fora do campo constitucional. Vamos ver se isto ajudará a actual direcção russa a atravessar a grave crise financeira e económica.

Sem comentários: