quinta-feira, janeiro 15, 2009

Mais um dia na Ucrânia


Os primeiros-ministros russo e ucraniano, Vladimir Putin e Iúlia Timochenko, vão voltar-se a reunir para resolver o problema do gás entre os seus países, desta vez no Sábado e em Moscovo.

Uma notícia que faz acender uma vez mais luz ao fundo do túnel, mas uma luz muito fraca para os que consideram que em jogo estão não só problemas económicos, mas também políticos, de ambos os lados.

Talvez seja desta que o bom senso nas relações russo-ucranianas vença, vamos ver.

Mas, enquanto estamos à espera, vamos falando com pessoas, especialistas e cidadãos comuns, sem esquecer da excelente cozinha ucraniana.

Só é pena que esteja a fazer dieta e não possa deliciar pratos ucranianos tão bons como o toucinho salgado.

Este manjar ucraniano fez-me recordar um episódio curioso da minha vida de jornalista. Em 2007, quando Portugal tinha a Presidência da União Europeia, visitei Kiev para cobrir a cimeira UE-Ucrânia.

Os jornalistas reuniram-se numa das belas salas da residência oficial do Presidente Iuschenko e esperavam o termo das conversações e o início da conferência de imprensa final. A espera foi longa, porque a agenda era longa.

Ao meu lado, estava sentada uma senhora ucraniana idosa que se dirigiu a mim para saber onde é que eu tinha aprendido a falar tão bem russo.

Depois de saber que eu estudei na Universidade de Moscovo, perguntou-me se eu gostava de Kiev e da Ucrânia, ao que respondi afirmativamente, mas acrescentei que me faltava apenas uma coisa para me sentir completamente feliz em terras ucranianas: provar bombons de chocolate com toucinho.

Quando revelei tão estranho desejo, considerava que semelhante manjar apenas existia nas anedotas sobre os ucranianos, mas enganei-me, pois a senhora tirou imediatamente dois bombons de um saco e estendeu-os na minha direcção.

Só provando poderão apreciar essa delícia.

Mas voltemos à realidade para dizer que, depois de umas conversas com jovens ucranianos, fiquei mais optimista quanto ao futuro deste país.


3 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Milhazes... as tuas aventuras surpreendem sempre... Espero que os chocolates fossem realmente bons... Desde que foste nosso anfitrião em Moscovo que aceito qq sugestão gatrosnómica tua que venha desse canto do Mundo.... boa sorte e continuação de bom trabalho. Abraço e de um Leitor atento.
Marco Sporttv

Anónimo disse...

Economia (e politica) ucraniana em 2 palavras: complexo mineiro-siderúrgico.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Marco, venham sempre. Um abraco