segunda-feira, março 02, 2009

Assim não custa ganhar

O Partido Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin, obteve, ontem, vitórias em praticamente todas as eleições regionais e municiapais em 79 das 83 regiões da Federação da Rússia, mas a oposição acusa as autoridades de falsificações dos resultados.
A Rússia Unida venceu as eleições com maioria absoluta para os parlamentos de nove regiões, tendo, na Região Autónoma dos Nenets, destornado o Partido Comunista da Federação da Rússia. Na Tartária, a força política dirigida por Putin conquistou mais de 80pc dos votos, na Cabardino-Balcária, mais de 71pc.
Na Karatchaevo-Tcherkéssia, república do Cáucaso do Norte russo, os primeiros dados davam uma vitória de 53pc dos votos ao partido de Putin, mas, no fim da contagem, o resultado subiu para 83 pc. Mikhtin Baitokov, presidente da Comissão eleitoral dessa região, atribuiu as dificuldades na contagem “à queda de neve inesperada e à passagem precipitada para pneus de Verão”.
Segundo a média apurada, a Rússia Unida obteve 58,5pc dos votos, sendo este resultado um pouco pior do que o conseguido em eleições parlamentares nacionais em Dezembro de 2007: 63,3pc.
O Partido Comunista da Federação da Rússia manteve o segundo lugar na maioria dos escrutínios, mas com resultados muito aquém do partido de Putin, tendo vencido apenas nas eleições da Assembleia Municipal de Tver, cidade situada perto de Moscovo.
Vladimir Tchurov, presidente da Comissão Eleitoral Central da Rússia, já veio afirmar que “durante o acto eleitoral não foram fixadas violações sérias da lei”, o que significa que está consagrada a vitória da Rússia Unida.
Dois dos quatro partidos representados na Duma Estatal (câmara baixa) do Parlamento russo já vieram denunciar irregularidades no decurso das eleições.
Ivan Melnikov, número dois do Partido Comunista e vice-presidente da Duma, declarou que nos escrutínios “foram amplamente utilizadas tecnologias sujas da época de 90”.
“Estas eleições têm características peculiares. Houve propaganda ilegal, com intenção de pressionar os eleitores. E o resultado da votalção foi decidido por via técnica, sem apelo ao eleitorado, mediante a introdução de boletins e o voto antecipado”, declarou Melnikov aos jornalistas.
Serguei Ivanov, deputado do Partido Liberal Democrático (nacionalista), denuncia também a existência de irregularidades: em seis mesas de voto da província de Volgogrado, “havia carimbos cuja tinta desaparece com o tempo”, “o presidente de uma mesa eleitoral de Rostov no Don tinha uma segunda lista de eleitores”.
“As únicas eleições limpas realizaram-se em 1993”, considerou.

22 comentários:

Anónimo disse...

“As únicas eleições limpas realizaram-se em 1993”, considerou"

Foi porque no 1993 os liberais-democratas obtiveram o melhor resultado de sempre.

Anónimo disse...

Ivan Melnikov, número dois do Partido Comunista e vice-presidente da Duma, declarou que nos escrutínios “foram amplamente utilizadas tecnologias sujas da época de 90”.
“Estas eleições têm características peculiares. Houve propaganda ilegal, com intenção de pressionar os eleitores. E o resultado da votalção foi decidido por via técnica, sem apelo ao eleitorado, mediante a introdução de boletins e o voto antecipado”

È o que eles dizem sempre, em qualquer eleição.

"Houve propaganda ilegal, com intenção de pressionar os eleitores."

Francamente, duvido. Eu conheço uma pessoa que representa os interesses de uma empresa média, mas próspera na minha região. Pois, a direção desta empresa apoia a Rússia Unida. Essa empresa, segundo eu sei, está construindo uma autentica cidade no povoado onde fica a sua fábrica. Em todas as aldeias vizinhas reconstroem escolas, a maioria da população do lugar onde fica a fabrica, segundo eu entendo, trabalham nessa fabrica, a empresa ajuda idósos etc. Não acho que neste caso concreto as pessoas votem por causa de alguma "pressão".

Nas republicas de Caucaso, as autoridades locais (embora eu não seja um especialista no assunto) podiam, sim, "exagerar" no seu empenho, na sua aplicação. Mas o essencial é que o resultado das eleições, segundo eu penso, leflete a realidade.

MSantos disse...

Anónimo Russo: abro este blog, encontro pra aí uns 5 posts seguidos seus a rebater cada ponto negativo apontado sobre a Rússia.

Já estou tentado a acreditar que você é mesmo da Lubianka ou de algum órgão oficioso do estado

;)

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

MSantos disse...
Anónimo Russo: abro este blog, encontro pra aí uns 5 posts seguidos seus a rebater cada ponto negativo apontado sobre a Rússia.

Já estou tentado a acreditar que você é mesmo da Lubianka ou de algum órgão oficioso do estado

Mas você vem aqui para saber mais da Rússia ou para que? Ou gosta da Rússia, mas sem o povo dela, porque assim fica "mais tranquilo"? :)

A Rússia é o que é, e não o que alguns querem que seja:)

Tambem estou aqui porque leio aqui muitas vezes coisas fantasticas sobre a Rússia (não estou falando do sr. Milhazes, mas de alguns comentaristas) e quero tentar explicar alguma coisa.

Anónimo disse...

MSantos disse...
"Anónimo Russo: abro este blog, encontro pra aí uns 5 posts seguidos seus a rebater cada ponto negativo apontado sobre a Rússia."

Se esses "pontos negativos" fossem bem argumentados, correspondessem à realidade, seria outra coisa, mas eu não posso deixar de responder às disparates, àquilo que não tem nada a ver com a realidade e, ainda por cima, insulta o pais onde vivo.

Anónimo disse...

P.S.

Eu pensava que os europeus eram mais democráticos, aceitavam com uma tolerancia maior as opiniões diferentes.

Gilberto disse...

Eu lembro de uma entrevista com o chefe do tribunal eleitoral (não sei como se chama o posto na Rússia)da Rússia, há uns 3 anos, qeu ele fala claramente "eu farei o possível pra ajudar Putin". (risos)
--------

Anónimo Russo, se puder, responda "sim" ou "não":

Voce acha que na Rússia há fraudes na eleições?

Anónimo disse...

Gilberto Mucio disse...
"Eu lembro de uma entrevista com o chefe do tribunal eleitoral (não sei como se chama o posto na Rússia)da Rússia, há uns 3 anos, qeu ele fala claramente "eu farei o possível pra ajudar Putin". (risos)"

Em vez de "risos" é melhor que citasse literalmente as palavras e chamasse o nome de tal funcionário, porqeu eu, pessoalmente. não me lembro.

"Anónimo Russo, se puder, responda "sim" ou "não":

Voce acha que na Rússia há fraudes na eleições?"


Eu já disse:

"Nas republicas de Caucaso, as autoridades locais (embora eu não seja um especialista no assunto) podiam, sim, "exagerar" no seu empenho, na sua aplicação. Mas o essencial é que o resultado das eleições, segundo eu penso, leflete a realidade."

Não sei. Eu não posso responder por outros. Mas posso até perguntar âquela pessoa a quem me referi, quando o vir, como foi na minha região, porque ele foi um dos observadores. Eu, pessoalmente, acho, que o resultado das eleições corresponde à opinião da população.

P.S.
Se eu vivesse no Brasil, eu não tenho a certeza que tivesse muitos motivos para "risos", porque o vosso pais tem enormes problemas, na minha opinião. Que os outros brasileiros me desculpem, mas, Gilberto, eu não acho que os brasileiros estejam hoje em condições de nos ensinar algo, até que acabarem com enorme crime organizado, com a corrupção, com a violéncia nas ruas, com as favelas nos centros das maiores cidades do pais, com os problemas com analfabetismo e muitos outros.

Jest nas Wielu disse...

“As únicas eleições limpas realizaram-se em 1993”, considerou.
Quer dizer durante a vigência da presidência do Boris Yeltsin, regime “anti-povo”, “sangrento”, etc.

Uns perguntam se na Rússia há democracia, claro que há, em nenhuma região Puten ganhou com mais de 100% de votos. Como tal, o acto eleitoral foi completamente democrático.

Anónimo disse...

hehehehe
cambada de invejosos! vocês queriam era ter o poder do homem.Ganhou e está para lavar e durar. e umas féritas em Portugal como prenda, que tal' a minha amiga continua disponível para ser cicerone...pois...

Gilberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilberto disse...

Anínimo Russo,

Não seja tão infantil, meu caro. O nome desse Blog de chama "Da Russia" e não "Do Brasil".

Mas se voce quiser falar das mazelas(aos milhões) do Brasil, estamos aí pra ajudar e serei o primeiro a falar mal.

Mas aí, para discutir com mais profundidade, teríamos que ir para um local(blog, site) cujo a tamática seja o Brasil...

Patriotismo barato, complexos, etc, isso não é comigo. Isso é coisa de gentinha...

E passe bem. :-)

Anónimo disse...

Na minha opinião, sem provas não se pode ter a certeza de nada. Cada qual pode defender a sua opinião mas há que ter a consciência que não é apoiada em factos.
Para mim é bastante provável que tenha havido manipulação mas, quanto à proporção, não consigo afirmar nada.

Troquem idéias, debatam, mas evitem os insultos...

Anónimo disse...

No dialecto anglo-saxonico, diria que o partido R-U apenas "adjusted the odds".

Na lingua de Camões, este método é conhecido pela expressão "chapelada eleitoral".

Anónimo disse...

Nuno Bento, quer você dizer em linguagem futebolistica, " foi uma cabazada"? hehehe O Czar é pôdre de bom, mesmo.Tem base eleitoral DEMOCRÁTICA Para mais de uma década, quer queiram, quer não.Vão lá arranjar alternativa e depois vamos ao contado. É muito fácil dizer que as eleições não foram livres para justificar derrotas. hehehe
Que tal oferecer ao boss uma festinha com uma Rute Marlene ou afim, a catar e dançar umas musiquinhas kitsch, como ele gosta, sem cortina e ali ao sol no forte do Guincho? Também é louraça e giraça amiuda. hehehe A minha amiga é morena e muito boa...cicerone... Hehehehe
Isto do Medvedev ir para Espanha em grande visita é discriminatório cá pró pessoal. Nós somos melhores. Queremos o Putin em Portugal, não é preciso ser oficial. Gaita, quem manda, manda. E quem manda, quem é? hehehe

Anónimo disse...

Desculpem, senhores, e senhora Marlene, não é CATAR que queria dizer hehehehe claro que é CANTAR hehehe

Anónimo disse...

Leia isto JM e divulgue na Rússia:

http://www.elperiodico.com/default.asp?idpublicacio_PK=46&idioma=CAS&idnoticia_PK=591967&idseccio_PK=1008

Ao Zapatero ter-lhe-á escapado a boca para a verdade? hehehe eu bem digo que a política é muito mais horizontal do que vertical hehehehe

Afonso Henriques disse...

As eleições na Rússia foram muito, mas muito mais leais e justas que aquelas que elegeram o senhor Hussein para representar o Tio Sam ao mais alto nível.

Afonso Henriques disse...

Anónimo Russo, isto é um ninho de Comunistas. Não são (bem) Europeus de todo.

Dê-lhes este desconto. São apenas humanos... de Europeus têm pouco.

Gilberto disse...

Tava sumido, Dom Afonso...hehe

Compareça mais. De o ar de sua graça.

Anónimo disse...

Moscou e São Pete não representam toda a Rússia. No interior e pequenas cidades é um país muito pobre...todo mundo sabe que 90% da riqueza flui pra essas 2 cidades. Passando uma imagem errada desse país pobre.

hoje da minha janela em Moscou vi 2 mendigos russos comendo lixo


carlos

Jest nas Wielu disse...

2 Carlos

/ hoje da minha janela em Moscou vi 2 mendigos russos comendo lixo /
Devia tirar uma foto e publicar na NET, embora não serviria para nada (os russo tropicalistas diriam que é uma “provocação suja da NATO – Geórgia”), seria mais um documento a ilustrar como o “império energético está se levantar do chão”