segunda-feira, março 09, 2009

Conferência em Fafe

Foi com enorme prazer e satisfação que participei na conferência "Da União Soviética à Rússia, o Estado da Mudança", organizado pelo Clube Rotary de Fafe e a Câmara Municipal de Fafe.
O convite foi-me dirigido por José Moreira, amigo de longa data, que aceitei sem reticências. Foi extremamente gratificante constatar que, na cidade de Fafe, há pelo menos cerca de 50 pessoas interessadas em política internacional e na História da URSS/Rússia. Além disso, entre os ouvintes havia vários jovens, alguns dos quais leitores deste meu blog.
Como os leitores devem imaginar, uma conferência é muito pouco para abordar um tempo tão complexo e amplo como as transformações na União Soviética, mas permitiu dar uma ideia da sua dimensão.
Fiquei comovido ao saber que o poeta e meu saudoso amigo José Sampaio Marinho não tinha sido esquecido na sua terra natal, tendo o Dr. Artur Coimbra me surpreendido com uma pequena bibliografia por si publicada num livro sobre os notáveis de Fafe.
Não posso deixar de agradecer também a hospitalidade do meu amigo José Moreira, da sua família e dos seus amigos, que, todos juntos, prepararam um excelente jantar, o que permite sempre prolongar a conversa.
Quanto à cidade de Fafe em si, fiquei bem impressionado por se tratar de um local limpo e muito bem arranjado, com algumas casas notáveis devido aos seus azulejos.
Obrigado às gentes de Fafe pela hospitalidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Milhazes,

Nem a propósito, estava a ler os comentários do seu post anterior sobre a sua conferência em Fafe e estava a interrogar-me se iria colocar aqui algo sobre o que foi dito.

Fiz um refresh e voilá apareceu aqui um novo post sobre a conferência.

Tenho alguma curiosidade sobre o que disse e foi interessante o que colocou um utilizador no seu blogue.

A mensagem que passou em Fafe, ficou um pouco restrito às pessoas que lá estavam.

Por acaso não equacionou fazer um texto sobre o assunto, colocá-lo aqui e abrir uma espécie de "conferência virtual"?

Teria mais visibilidade e possívelmente muitas mais participações.

Uma sugestão.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro leitor, se eu tivesse tempo, escreveria um texto, mas como a minha intervenção foi feita sem papel...
As ideias por mim expostas são aquelas que, no fundo, tenho revelado noutros trabalhos e aqui no blog.

Anónimo disse...

Só hoje consegui ver a sua resposta.

Aquele artigo do avião, realmente tinha um problema qualquer.

Anónimo disse...

Tive muita pena de só hoje ter sabido que esteve em Fafe... De Bracara Augusta lá é "um tirinho", fiquei mesmo muito desapontado!!!