sexta-feira, junho 19, 2009

Bailarino português vence concurso em Moscovo



O bailarino português Marcelino Sambé, de 15 anos, venceu na véspera o XI Concurso Internacional de Artistas de Bailado e de Coreógrafos de Moscovo, numa luta renhida entre 40 candidatos ao prémio na categoria júnior.
Marcelino Sambé venceu, na categoria júnior, a medalha de prata daquele concurso, que decorreu no Teatro Bolshoi, não tendo sido atribuída a medalha de ouro. A competição decorreu em três etapas e o português conseguiu vencer na última etapa, em que participaram 20 bailarinos.
“No que respeita à quantidade de bailarinos. Na categoria júnior participaram na final 20 bailarinos com uma geografia bastante extensa. Estiveram representados a Rússia, Estados Unidos, Ucrânia, Bielorrússia, Canadá, Coreia, Japão e Portugal... Em princípio, não há nada de extraordinário neste resultado, aí estão representadas as potências mundiais de bailado, os seus representantes participaram na final”, declarou à rádio Cultura Serguei Ussanov, director-geral da Federação Interbacional de Concursos de Bailado.
“A luta foi muito séria e a terceira volta foi decisiva”, frisou Ussanov, organizador da competição.
“Marcelino arranca sempre os aplausos da sala. Ele tem medalhas de três concursos internacionais e pretende ao ouro”, escreveu o sítio do canal televisivo “Kultura”, que acompanhou a final.
“É a mais forte sensação na minha vida: a participação no concurso. Em dada altura, senti-me cansado, mas sou expressivo e soube concentrar-me para terminar com êxito a variação”, declarou o bailarino português ao canal russo.
O Concurso Internacional de Artistas de Bailado e de Coreógrafos de Moscovo é um dos concursos mais prestigiados neste sector, tendo no júri estrelas do bailado russo e mundial, lendas do Teatro Bolshoi como o coreógrafo Iúri Grigorovitch, Artista do Povo da URSS, e os bailarinos Vladimir Vassiliev, Artista do Povo da URSS, e Nikolai Tsiskaridzé, Artista do Povo da Rússia.
Entre os membros do júri havia também representantes de mais dez países.
Segundo a Lusa conseguiu apurar, os vencedores deste concurso irão participar no XV Festival Internacional de Bailado Rudolf Nuriev, que se realizará na terra natal do bailarino, cidade de Ufá, na Bachkíria (leste da Rússia), entre 21 e 30 de Junho.
Para quem quiser ver fragmentos do concurso:

http://www.tvkultura.ru/video.html?id=123616&doc_type=rnews&doc_id=342646

1 comentário:

Inácio Cristiano disse...

Sou completamente leigo na matéria, mas ontem a RTP deu umas imagens deste evento.
...E ao ver o miudo, rodopiar no ar, na posição de espargata, parar num dado momento...dando a sensação de pairar a um metro do solo, com um facies de grande tranquilidade não denotando qualqer esforço ! só pode ser execução de um grande talento! e obra de excelentes professores!
Parabens a Marcelino Sambé, português de etnía luso-africana, que está talhado para alcançar a glória nesta dificil arte.