terça-feira, julho 07, 2009

Barack Obama ouviu oposição russa


O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniu-se com dirigentes da oposição russa, tendo-se limitado a ouvir a opinião deles.
“Teve lugar uma troca de opiniões bastante livre. Obama, no fundo, não perguntou nada e cada um de nós disso o que achou ser necessário. Nomeadamente, eu falei da dificuldade no “reinício” das relações bilaterais, pois não existe confiança”, declarou Boris Nemtsov, dirigente da organização “Solidariedade”.
“Para a direcção americana, os valores básicos são a liberdade de expressão e a democracia, enquanto que para a nossa são a censura e o monopolismo do poder em tudo”, precisou.
Garry Kasparov, ex-campeão do mundo de xadrez e líder da Frente Cívica Unida, entregou a Obama uma lista de opositores russos perseguidos e assassinados, bem como de presos políticos. Boris Nemtsov trouxe “materiais sobre a corrupção na Rússia” e a advogada Elena Lukianova, militante comunista, entregou uma lista dos “juízes russos perseguidos”.
Serguei Mitrokhin, dirigente do partido liberal “Iabloko”, defendeu ser “indispensável desenvolver as relações russo-americanas para atrair a elite política e militar para projectos conjuntos, o que irá incentivar o desenvolvimento da democracia no nosso país”.
“A imprensão do encontro é muito positiva. Obama quer compreender o que se passa. Ele quer realmente encontrar uma via para renunciar ao confronto dos anos passados e não deslizou para a guerra fria”, considerou Leonid Gozman, dirigente do partido Causa da Direita.
Segundo Gozman, “ele não é um cínico. Nesse sentido, ele é, ao mesmo tempo, um parceiro difícil para os nossos dirigentes e com muita perspectiva”.
“Eu pedi-lhe para não acreditar que os russos não são como os restantes, que nós não estamos prontos para a democracia ou que precisamos de uma democracia especial. Somos como todos, acreditamos na liberdade e democracia como os restantes povos”, concluiu.

53 comentários:

Anónimo disse...

"e a advogada Elena Lukianova, militante comunista, entregou uma lista dos “juízes russos perseguidos”."

UMA COMUNISTA RECLAMANDO DE PERSEGUIÇÃO?

HIPOCRISIA?

Anónimo disse...

“Eu pedi-lhe para não acreditar que os russos não são como os restantes, que nós não estamos prontos para a democracia ou que precisamos de uma democracia especial. Somos como todos, acreditamos na liberdade e democracia como os restantes povos”

Aí é que eu discordo. Acho que o povo russo não entende o que é democracia. Nunca tiveram democracia (com exceção do momento posterior à revolução de fevereiro, e nos anos perdidos de Yeltsin, em que mesmo no caos, existiu alguma liberdade), não sabem o que é não entendem o que são direitos, proteções constitucionais, direito individual, etc...

Sempre sofreram com a mão pesada do Estado, seja no tsarismo, seja no comunismo. Esse povo é mais ou menos como o preso que passou a vida sem ver a luz do sol, sem ver a vida, sem tocar a liberdade...

Sentem-se mais seguros sendo tutelados por um líder brutal do que escolhendo por si como pensar.

Essa é a realidade. Tanto é que, mesmo tendo sido massacrados por dois regimes bárbaros, muitos se voltam pra xenofobia e o neonazismo, e outros para o bom e velho comunismo genocida.

Ítalo Almeida

Ítalo

Anónimo disse...

Senhor anónimo das 20.58:
Tem que acertar o seu relógio politico porque está atrasado para caramba como dizem os nossos irmãos Brasileiros.
Mas qual é o poder de decisão dos comunistas na Rússia actualmente?
Com essa velocidade ainda vai parar nalguma caverna!

Anónimo disse...

Italo disse:
democracia (com exceção do momento posterior à revolução de fevereiro, e nos anos perdidos de Yeltsin, em que mesmo no caos, existiu alguma liberdade).
Italo; aquilo que diz não é comigo nem dramático. Para lhe falar verdade digo-lhe sem rodeios que é mentira.
É uma pena o Senhor escrever tanta coisa sem dizer nada.
Não vai tentar convencer quem esteja minimamente informado que a URSS passou de um sistema Czarista feudal com mais de 90% de analfabetos, um país atrasado sem o mínimo de infra-estruturas de qualquer ordem, depois de sofrer guerras e agressões atrozes se guindou ao segundo lugar de potencia mundial (nalguns caos tinha a primazia) sem ter um alto nível de desenvolvimento tecnológico, industrial e humano?
A mim nem tente; na medida em que vou destroçar os seus argumentos com factos!

Nuno disse...

Mais uma "mãozinha" aos liberais. Este "barraca abana" é mais dos mesmo..

Gilberto disse...

Obama é mais esperto(e potencialmente mais perigoso) do que eu imaginava.

100 vezes mais esperto que os idiotas republicanos.

Vai dobrar a Rússia na questão do escudo anti-mísseis; está dando voz a oposição russa, entre outras coisas ($$); vai conseguir da Rússia o acesso ao seu território para dar apoio a guerra no Afeganistão; Conseguiu prorrogar o arrendamento da Base Americana na Quirguizia(quintal da Rússia)...(hahaha)

Esses democratas americanos são(com algumas exceções) os políticos mais capazes do mundo e relações internacionais.

O homem(Obama) de bobo não tem nada. É um Bill Clinton "motor 2.2 - 16 válvulas". rsrss

Gilberto disse...

Ítalo,

Estou de pleno acordo com essa sua postagem.

Anónimo disse...

Ítalo

Estou plenamente de acordo consigo.
O Francisco é que parece que parou no tempo. Lá vem ele com a cassete: no czarismo só havia analfabetos, o comunismo deu um salto enorme, os soviéticos criaram uma potência espacial, etc, etc.
Desculpe, mas não nos convence. É claro que o Ítalo tem razão. Ninguém idealiza os tempos de Yeltsin, que foram tempos de caos. Mas, ao menos, nessa altura havia alguma democracia e liberdade, coisa que hoje não existe na Rússia.
Senhor Francisco, chega de idealizar os tempos soviéticos: se tivesse lá vivido nessa altura saberia que, juntamente com o "alto nível de desenvolvimento tecnológico, industrial e humano", as pessoas eram presas, os jornais censurados, as mulheres (e os homens) passavam várias horas por dia na rua em filas de espera para conseguir comprar 1kg de carne ou 2kg de bananas. Era bom que tivesse lá vivido nesses anos, como eu ...

Jest nas Wielu disse...

2 Ítalo

Estimado, Ítalo, aqui tenho que discordar consigo:

“os jornais censurados”: não havia necessidade, os próprios redactores – chefes cortavam tudo que os parecia suspeito, ninguém queria perder o emprego ou ser proibido de exercer a profissão ou ser preso na pior das hipóteses. Isso nos países autoritárias, mas de cariz capitalista é que existiam os jornalistas corajosos que eram censurados, multados, encerrados, etc. Na URSS era tudo muito mais simples: a bala na nuca (nos anos 20), 10 anos sem direito a correspondência (significava o fuzilamento, nos anos 30), cadeia (anos 40 – 50), desemprego e proibição de exercer a profissão, ocasionalmente a psiquiatria de repressão (anos 60 – 80), assassinato (anos 90). Já agora, à partir da segunda metade dos anos 2000 o desemprego e psiquiatria de repressão voltaram como a arma para calar os jornalistas.

“as mulheres (e os homens) passavam várias horas por dia na rua em filas de espera para conseguir comprar 1kg de carne ou 2kg de bananas”

Carne: em muitas das regiões da Rússia (assisti isso pessoalmente), nos anos 70 – 89 não era possível comprar a carne, apenas uma espécie de “palony” (chouriço cozido, onde a carne constituía 15 – 20% do produto, o resto era derivados, ossos moídos, o produto tinha geralmente a cor-de-rosa). Por isso toda a Rússia ia para comprar a carne e mesmo essa tal “palony” em Moscovo. Acordavam cedo, de dia faziam compras e regressavam a tarde.

Na Ucrânia, Moldova, Belarus, Países Bálticos a situação um pouco melhor (também, eles eram os produtores da alimentação), principalmente nas cidades, nas zonas rurais as lojas também estavam quase vazias, até o peixe salgado era um produto raramente vendido.

Bananas: talvez eram vendidos ao público uma vez por mês (em Moscovo) e algumas vezes por ano em Kyiv, Minsk, etc. Laranjas eram vendidas mais vezes, mesmo assim, 1 vez por trimestre, por ai.

O mito do que os cidadãos soviéticos tinham acesso à tudo, é um dos mitos melhor protegidos pelos adoradores soviéticos / russos. Na realidade, até o Moçambique nos anos 83 – 89 era melhor abastecido do que a URSS (iniciativa privada). Os estudantes moçambicanos traziam para a pátria do “socialismo – vencedor” as pilhas do tipo AA (eram super raros), cassetes limpos (idem), rádios gravadores (soviéticos ou eram carros, cerca de 5 – 10 salários médios; ou inexistentes no comércio legal).

Ponto importante: Moscovo, como a capital do país e uma montra do “socialismo real” teve um regime de fornecimento muito especial, em relação a todo o outro território da Rússia Soviética. Por isso o nível da vida em Moscovo sempre foi várias vezes superior ao resto do país. Mas enfim, disso podem falar os que lá viveram nos anos 60 – 90.

Anónimo disse...

"A mim nem tente; na medida em que vou destroçar os seus argumentos com factos!"


NOTEI.


É cada um que aparece.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Anónimo disse...

Francisco, eu não preciso te provar nada.

O próprio dono do Blog viveu essa época.

Ademais, o comunismo foi mais brutal, corrupto e opressor que o czarismo.

Não querendo aliviar ou dizer que os czares eram santos, nada disso.
Era um regime ditatorial tb.

Mas , comparativamente ao que se tornou a URSS, a vida sob Nicolau II era "melzinho na chupeta" como dizemos por aqui.

ah, só corrigindo uma informação: a taxa de analfabetismo na Rússia czarista em 1916 era entre 68-72%. Não 90%.

E existe uma diferença muito grande entre educação e doutrinação. A URSS teve doutrinação. As pessoas aprendiam a ler e a contar, mas fora isso, só podiam saber,ler ou pesquisar aquilo que o ESTADO permitia.

Eu torço pela luta do Kasparov.

A Rússia merece ser um dia UMA DEMOCRACIA LIBERAL em moldes ocidentais.


ÍTALO

Anónimo disse...

1. Jest nas Wielu , vc é ucraniano?

2. Múcio, tb concordo com muita coisa que vc diz. O único ponto que nos separa é a questão da condenação ao comunismo; Mas tenho certeza que vc acredita na democracia, isso é o que importa.


Ítalo

Anónimo disse...

Esses democratas americanos são(com algumas exceções) os políticos mais capazes do mundo em relações internacionais. O homem(Obama) de bobo não tem nada. É um Bill Clinton "motor 2.2 - 16 válvulas". rsrss


Concordo em gênero, número e grau. Muito inteligente o Obama e seu governo. A intenção é deixar a Rússia sem opções e de mãos atadas.

EXCELENTE.

Ítalo Tavares

Jest nas Wielu disse...

2 Ítalo

Se precisar de falar comigo, deixe o seu e-mail no meu blogue e eu entrarei em contacto consigo. Depois elimino o seu post, para que o seu mail não caia nas mão erradas :-)

Anónimo disse...

Italo; eu também conheci a URSS sei como era a vida nesse tempo. Vou à Rússia de vez em quando, não vou mais que o meu serviço não permite que tenha férias de verão.
Neste momento tenho cá a família de férias, sei o que se passa na Rússia.
Quero lembrar-lhe que no tempo da URSS com todo o tipo de carências e constrangimentos ninguém passava fome, todos tinham assegurado o essencial para fazer uma vida com o mínimo de dignidade. É o que não se pode dizer hoje.
______Que serve haver Super Mercados a abarrotar se uma parte da população não tem acesso a esses bens, é-lhes vedado o direito aos cuidados de saúde, ao ensino, à educação, à segurança no emprego, à habitação. Tem que entender que os Russos não podem sobreviver em favelas tal como acontece no Brasil.
Se é uma pessoa que se preocupa tanto com os direitos e as liberdades dos outros ponha aos olhos no seu Brasil.
_______Ou pensa que os desrespeito pelos direitos humanos foi ou é inferior no seu país ao que está a aconteceu ou já aconteceu na Rússia?
O Brasil foi uma escola de tortura durante o regime dos militares, não queira esconder isso.
Há poucos dias vi o filme de Fernanda Montenegro (Central Brasil) espelha bem a realidade Brasileira.
Os imigrantes Brasileiros que aqui comigo convivem também descrevem como é a sociedade Brasileira.
Um país que treina as suas forças policiais para assassinar em vez de manter a ordem. Diz tudo!
Também me vai dizer que estou a faltar à verdade?
Preocupe-se em primeiro lugar ajudar a resolver os problemas do seu país.
Porque são de maior gravidade que aqueles que os Russos enfrentam.

Wandard disse...

"Vai dobrar a Rússia na questão do escudo anti-mísseis; está dando voz a oposição russa, entre outras coisas ($$); vai conseguir da Rússia o acesso ao seu território para dar apoio a guerra no Afeganistão; Conseguiu prorrogar o arrendamento da Base Americana na Quirguizia(quintal da Rússia)...(hahaha)

Esses democratas americanos são(com algumas exceções) os políticos mais capazes do mundo e relações internacionais.

O homem(Obama) de bobo não tem nada. É um Bill Clinton "motor 2.2 - 16 válvulas". rsrss"


Gilberto meu amigo,


Nenhum acordo foi assinado e nenhuma posição mudou de qualquer dos lados,Obama não fez nada de genial e não conquistou nenhum avanço. Vitória americana contra seus oponentes só se for no filme Transformers 2.:))) Seguindo o mesmo clichê, afinal Hollywood é a universidade dos "analistas".

Abraço,

Jest nas Wielu disse...

Garri Kasparov entregou pessoalmente aos mãos do Barack Obama a lista dos activistas russos presos, perseguidos, assassinados, à espera dos julgamentos, etc.

Conferir a lista (em russo):
http://www.kasparov.ru/material.
php?id=4A548E1FD6901

Anónimo disse...

1. Italo; eu também conheci a URSS sei como era a vida nesse tempo. Vou à Rússia de vez em quando, não vou mais que o meu serviço não permite que tenha férias de verão.
Neste momento tenho cá a família de férias, sei o que se passa na Rússia.
Quero lembrar-lhe que no tempo da URSS com todo o tipo de carências e constrangimentos ninguém passava fome, todos tinham assegurado o essencial para fazer uma vida com o mínimo de dignidade. É o que não se pode dizer hoje.
R: Sim, é verdade, inclusive grande parte da comida era enviada pelo ocidente. Inclusive o TRIGO que os soviéticos consumiam era importado dos EUA e do Canadá (por baixo dos panos, claro!) O comunismo não conseguia alimentar direito nem seu próprio povo-escravo! Tinham que ser sustentados pelo ocidente! A população era impedida de votar, de se manifestar, de pensar, de viajar pra fora do país. Enfim, de viver!
2. Que serve haver Super Mercados a abarrotar se uma parte da população não tem acesso a esses bens, é-lhes vedado o direito aos cuidados de saúde, ao ensino, à educação, à segurança no emprego, à habitação. Tem que entender que os Russos não podem sobreviver em favelas tal como acontece no Brasil.
R: Se achou que me ofenderia ao postar isso, se enganou. Favela é problema de moradia, não de alimentação, deverias ler mais, pra aprender mais. Sim, as favelas e diversos problemas fazem parte do cotidiano no Brasil, mas na Rússia a pobreza Tb É ABJETA, e mesmo na época da URSS 13 milhões de pessoas morreram de fome (e o holodomor?) No Brasil c/ todos os defeitos que tenha (e tem!) a cobertura social É MUITO SUPERIOR À DA RÚSSIA, os direitos trabalhistas funcionam, a Justiça Federal do Trabalho é rápida e eficaz, e nossos juízes não são perseguidos/envenenados pelo presidente da República.

3. E se preocupa tanto com os direitos e as liberdades dos outros ponha aos olhos no seu Brasil.
R: MEU PAÍS E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Democracia liberal com Constituição e Leis. Existem problemas? Sim, muitos. Mas nossos governantes não censuram a imprensa, não matam jornalistas e nem ENVENENAM ADVERSÁRIOS. (COISA QUE A URSS E A RÚSSIA SEMPRE FIZERAM)

4. Ou pensa que o desrespeito pelos direitos humanos foi ou é inferior no seu país ao que está a aconteceu ou já aconteceu na Rússia?
R. SIM, NO BRASIL É MUITO INFERIOR. Até se não fosse, temos para onde recorrer, na Rússia, JAMAIS.

Anónimo disse...

5 . Há poucos dias vi o filme de Fernanda Montenegro (Central Brasil) espelha bem a realidade Brasileira.
Os imigrantes Brasileiros que aqui comigo convivem também descrevem como é a sociedade Brasileira.
R. Ta vendo muito filme. Hehehehe... Esse é um daqueles que acreditam na “indústria do pobrismo

6.Um país que treina as suas forças policiais para assassinar em vez de manter a ordem. Diz tudo!
Também me vai dizer que estou a faltar à verdade?
Preocupe-se em primeiro lugar ajudar a resolver os problemas do seu país.

R. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. Apoiamos a ação da polícia aqui ,sim! Não ache que isso me envergonha. Só esquerdistas defendem bandidos. Bandido bom é aquele morto e enterrado em pé, pra não ocupar muito espaço.
7. Porque são de maior gravidade que aqueles que os Russos enfrentam.
R: Não, não é. O IDH do Brasil É SUPERIOR ao Russo, a Renda per capita é levemente menor (e olha que a Rússia vinha crescendo 8% há uma década ), e o nível de criminalidade é similar; (se bem que nos 5 últimos anos, a criminalidade por aqui foi relativamente reduzida,acho que está menor que a da Rússia); O Brasil produz mais conhecimento científico que a Rússia (esse ano de 2008 a ultrapassou), e tem um PIB praticamente o mesmo. Teremos um crescimento de 1% no PIB esse ano, enquanto a Rússia encolherá -8%.(e vamos ultrapassá-la em PIB e per capita) Nosso índice de Gini (que mede a desigualdade) diminuiu de 62 para 47 entre 1990 e 2006 (ainda é alto, óbvio, mas estamos no caminho certo e vamos reduzi-lo ainda mais), e pela primeira vez na história NOSSA CLASSE MÉDIA É MAIS DE 50% da população. Somos um país de classe média. Existem problemas? É lógico. Mas estamos vencendo-os com calma, inteligência, e com respeito à Constituição e à democracia, coisa que comunistas como vc nem sabem o que é.)
8. O Brasil foi uma escola de tortura durante o regime dos militares, não queira esconder isso.
R. Esconder? Nunca faria isso. Em 20 anos, os militares brasileiros, na maioria das vezes em casos de confronto, mataram 400 terroristas (e isso é reconhecido pelos próprios terroristas); Na URSS, 30 milhões de seres humanos foram enterrados vivos, seja através do Gulag, complexos psiquiátricos, fuzilamentos, estupro... Então nem dá pra comparar. Além do mais, a população aqui ama e respeita o Exército. Caso não saiba é a instituição mais respeitada do país. Além do mais, um cidadão que teve Salazar como líder de seu país por tanto tempo não tem muita moral pra criticar o Brasil... O interessante é que mesmo os comunistas que quiseram impor sua ideologia no Brasil nos anos 60 recebem grandes somas em dinheiro e indenizações como “perseguidos políticos” enquanto na Rússia, depois do genocídio comunista, nem caráter o governo russo tem de reconhecer que o país massacrou milhões e cometeu o maior crime contra a humanidade depois do nazismo. Portanto, meu amigo, limpe sua boca antes de falar do Brasil.


ÍTALO TAVARES

Anónimo disse...

"O Brasil foi uma escola de tortura durante o regime dos militares, não queira esconder isso. "

Qual a moral que um comunista tem pra apontar defeitos e crimes em outras pessoas e países?

a Cheka e a KGB nunca torturaram ninguém...

Anónimo disse...

Italo:
Não me vou dar ao esforço de responder à sua verborreia.
__________ Primeiro: tenho imenso apreço por o povo Brasileiro. Não quero que as pessoas sensatas do Brasil que são a grande maioria, julguem que estou a deprecia-los a eles e a esse maravilhoso país.
_____ Segundo: em termos sociais você o que está a pretender fazer é enfiar elefantes em buracos de ratos. Ou seja contrariar todos os dados dos organismos mundiais. Além disso se o Brasil melhorou no Índice de Desenvolvimento Humano deve-se ao Presidente Lula da Silva, com muito desgosto da cacicada local que tudo têm feito para travar os seus programas de ajuda social aos mais necessitados.
_____ Terceiro: a sua opinião sobre os opositores e vitimas da ditadura militar diz tudo o que você é, pensa e defende, ao trata-los nada menos que terroristas.
Eram terroristas os intelectuais que se opuseram à tortura às prisões arbitrarias, aos desaparecidos, à limitação de todos os direitos fundamentais de liberdade e segurança dos cidadãos de uma nação.
_____ Quarto: não me referi nem pus em causa o desenvolvimento tecnológico do Brasil.
Porque se o fizesse era um demagogo como você está sendo.
____ Quinto: se nas favelas se vivem tão bem não sei porque motivo não vive numa?
Eu se fosse Brasileiro não dormia descansado, existem ainda muitos adeptos da ditadura!

Anónimo disse...

Senhor anonimo;
a moral que um comunista pode ter de apontar os crimes dos outros, é a mesmo que esses outros têm de tentar esconder os seus crimes. Nada mais!
Não limpe a cara com as mãos porque também as tem manchadas.

Raffo disse...

Francisco, não crie generalizações em base de poucas informações sem ao menos diversificá-las ou conhecê-las de perto, em caso do Brasil.

No Brasil de facto existe muitos problemas, mas afirmar que eles são maiores que os da Rússia, é no mínimo falta de conhecimento sobre os dois países.

A Rússia não é somente Moscovo e São Peter. Já estive a viajar por boa parte do território russo em trens presenciando um país muito desigual com pobres em campos e milionários na capital.

Conheço a Rússia, tenho contactos com russos desde os tempos em que estudei na Belgu (Universidade de Belgorod) e muitos deles infelizmente não estão a par dos reais problemas da Rússia, a falta de liberdade de imprensa e o amordaçamento da oposição fez boa parte dos russos "a serem cegos" sobre o que está a acontecer com o país.

Quando estive a estudar na Rússia presenciei muitos casos de corrupção entre a sua população.
Na universidade alunos com notas boas, alguns professores exigiam dinheiro para não modificar as notas de alguns alunos, principalmente africanos, inaztranitz não-branco sofre na Rússia e concluí que muitos estavam a aproveitar, isto [corrupção] é um problea muito grave enraizado em parte do povo russo.

Ainda bem que viste um filme/documentário sobre problemas brasileiros, afinal no Brasil há liberdade em todos os meios para todos os tipos de críticas, a democracia é plena e os brasileiros estão mais a par [graças a liberdade] de seus problemas do que os russos com os deles.

As mãos de ferro de Putin e silovikis abafa uma Rússia que deveria ser melhor conhecida pelos russos comuns que amam Putin.

Sobre as condições das favelas brasileiras, muitas estão a ser urbanizadas e organizadas que chegam a serem melhores que muitas moradias do Daguestão, Chechénia e outras repúblicas isoladas e pobres da Rússia.

As condições de vida dos brasileiros não estão tão más como vós vieste a opiniar.

Para uma melhor idéia o Brasil nos anos 50 não estava nem mesmo entre as 30 economias do mundo, hoje é uma das 10 maiores mundo.
Os índices de violência estão a cair constantemente, apesar de muito altos, o Brasil não tem separatismo ou guerra étno-religiosa. 98% dos brasileiros falam português.

A maioria dos brasileiros estão a consumir produtos nacionais e alimentos como carnes são muito baratos para o consumo diario. Enquanto na Rússia vende-se em quase toda a sua totalidade, produtos importados, o Brasil está a diversificar a sua economia exportando desde açucar até jatos comerciais modernos.


***********************************

Putin e a gangue siloviki não estão a melhorar as condições de vida do povo russo, continuam precárias, vários índices como mortalidade infantil, adulta e expectativa de vida são as mesmas da década de 80 e em alguns casos piores, apesar do salto económico em rendas e empregos, a estructura económica russa [crude,gás e minerais] está mais arcaica de que em tempos do tzarismo, quando o país era o maior produtor de têxteis do mundo.

Não vejo melhoras para oposição russa; os silovikis estão a impedir toda a capacidade que a Rússia tem, de ser uma nação européia democrática e desenvolvida.

Anónimo disse...

"Segundo: em termos sociais você o que está a pretender fazer é enfiar elefantes em buracos de ratos. Ou seja contrariar todos os dados dos organismos mundiais. Além disso se o Brasil melhorou no Índice de Desenvolvimento Humano deve-se ao Presidente Lula da Silva, com muito desgosto da cacicada local que tudo têm feito para travar os seus programas de ajuda social aos mais necessitados."



RESPOSTAS:

1. O QUE O MULLA TEM FEITO, TEM FEITO COM A AJUDA INCLUSIVE DAQUELES À QUEM VC ODEIA, COMUNISTA. O Brasil é uma federação. Não uma ditadura criminosa como o comunismo. Ademais, o governo do PT é o mais corrupto da história do Brasil. Saiba vc que ele se aliou ao que de mais imoral, podre e demagogo há na política nacional.

Inclusive aos "oligarcas" e "poderosos" que ele e seu partido adoravam atacar no passado...


Mas mesmo assim, continua a respeitar a Constituição e nunca se meteu a besta de tentar dar uma de Hugo Chávez.. Ele sabe que seria chutado sem piedade.

2. Com relação aos terroristas que tentaram transformar o Brasil em uma ditadura marxista, repito e reafirmo tudo que eu disse anteriormente. E esse é o pensamento da maioria do povo brasileiro. A esmagadora maioria da população brasileira é contra indenizações à essas criminosos, que mamam no dinheiro público e não acrescentaram nada ao país. A não ser os 300 seres humanos que eles ASSASSINARAM com suas bombas e sequestros.

Claro, o Exército de CAXIAS se encarregou de vencê-los. E fará novamente se tentarem mostrar as garras em outra ocasião..

Ítalo

Anónimo disse...

'Não limpe a cara com as mãos porque também as tem manchadas.'

e as tuas? Admirador de Stálin, Lênin e Pol Pot?

hipócrita.

Anónimo disse...

Raffo,


Obrigado pela defesa que vc fez do Brasil... Me parece que anda antenado com o que está a acontecer por aqui...


Vc mora no Brasil? Perfeitas respostas que eu gostaria de ter dado, mas vc foi muito mais inteligente e preciso do que eu.

É exatamente isso que vc está apontando.


e pra que não pareça que eu não reconheço nada que o Lula e seu governo fizeram (apesar de não ser seu eleitor e não ser de esquerda), eu reconheço muitos avanços na área aconômica, de diversificação das exportaçãos, crescimento da renda per capita, salários, e excelente administração da economia por parte dos burocratas do governo.


A tranformação do país começou em 1990. e os sucessivos governos a continuaram e CONTINUARÃO. não importa quem governe.


Ítalo Tavares

Anónimo disse...

Ah! e o principal!

No Brasil temos liberdade ABSOLUTA para criticar o Lula, seu partido, o governo, prefeitos, governantes, etc, etc, etc...

A liberdade de expressão é garantida e protegida. Sempre que algum espertinho se mete a besta,tentando cercear ou perseguir algum jornalista, os tribunais se manifestam e protegem legalmente o direito de opinião e crítica.


É a democracia exemplar? ainda não. Ainda temos 20 ou 30 anos para chegarmos lá (e chegaremos!), mas estamos no caminho certo, e por aqui o sentimento é de absoluta confiança no porvir.

Estou muito orgulhoso do meu país. Apesar de seus muitos problemas.

Jest nas Wielu disse...

Se não se importam, gostaria de dizer a minha palavrinha neste jogo de: “no Brasil – ditadura”, “na Rússia – Putin”.

1. A ditadura no Brasil matou, muito provavelmente; menos gente, do que na URSS se matava num único dia nos anos 20 – 40 (isso se querem ter uma visão histórica).
2. Ninguém no Brasil actual é preso, assassinado, colocado coercivamente num hospital psiquiátrico por criticar o Lula por causa do “Mensalão” / outro escândalo. Nenhum jornal é fechado no Brasil quando publica algo que desagrada Lula, sua família ou circuito próximo (jornal russo foi fechado por escrever que Putin se casou em segredo com uma desportista. Hoje a senhora está bastante grávida e não diz quem é o pai. No fim das contas, pode ser que nem foi boato, mas o jornal fechou).

Apenas nisso que residem as diferenças, apenas nisso…

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Acaba de inventar um novo paraíso na terra.
Oh criatura contenha-se!
Está a fazer ataques cerrados ao Presidente Lula que foi o Homem que mais desenvolveu o Brasil nos últimos anos.
Foi alguém que teve a coragem de denunciar abertamente o drama social do Brasil e melhor tem sabido combate-lo, tirando milhões de pessoas da pobreza extrema.
Ainda tem o descaramento de dizer que foi o governo mais corrupto que o Brasil já conheceu.
Vá tomar banho com as piranhas que onde deve estar!
Se o Brasil tem ascendido na cena internacional muito deve a esse homem que você tem o desaforo de desrespeitar.
Eu por acaso questionei o potencial tecnológico e industrial do Brasil ou os direitos constitucionais? Sua excelência é que está a hastear essa bandeira!
Não precisa vir com esse regabofe todo na medida em que sei muito bem que o Brasil é hoje uma das primeiras economias planetárias e onde qualquer cidadão pode abertamente manifestar o seu descontentamento. Como exemplo tem o Fórum Social de Porto Alegre.
Até acrescento mais: antes de 2020 o Brasil vai ser o maior produtor de cereais do mudo.
Em momento algum eu coloquei o Brasil de hoje em questão, isso era seguir na sua senda de falsidades e mentiras.
____ Também não defendo o governo Russo, porque sei que vigora nesse país um sistema capitalista sem regras do mais desumano que se possa imaginar.
_____ Não aceito é o seu furor execrandíssimo contra a Rússia e o seu povo. Talvez com origem nalguma frustração sentimental!
______ Porque esse ódio galáctico que aqui tem manifestado contra os Russos, é doentio e intolerável. Só pode partir de alguém que sofreu qualquer trauma num momento da vida.
Por esse facto adverti-o que deve deixar de preocupar-se com os problemas dos Russos, e ajudar a resolver os problemas sociais do seu país. Repito não são poucos!
Vou lembrar-lhe as palavras do Presidente Lula há cerca de 3 anos < comi pão quando tinha sete anos, esta noite cerca de 50milhões de Brasileiros vão deitar-se sem jantar>.
_______ Portanto não se faça espertinho e não venha para aqui armar ao pingarelho, porque ninguém é dono da verdade.
______ Para si não existiu a chacina da Candelária? O assassinato de Chico Mendes? Assassinato de camponeses mortos com tiros nas costas? As perseguições a D. Hélder da Câmara? A Jorge Amado? As torturas desumanas a que foi submetido Alípio de Freitas, a ponto de se levantar uma onda de solidariedade internacional.
Isto só para lhe lembrar os nomes mais sonantes!
Também não sabe o numero de assassínios violentos anuais no Brasil?
Quero garantir-lhe que os Brasileiros que conheço em Portugal são pessoas maravilhosas e trabalhadoras. Também sei que o Brasil não é África.

Anónimo disse...

Está tão preocupado com o que aconteceu há 70 ou 80 anos. Num contexto politico e ideológico conturbado e de confrontação.
______ Não o preocupa com o que se passa na actualidade?
_____ Quantas sentenças já foram proferidas contra os presos de Guantanamo? Onde foram torturadas crianças até à loucura!
______ Abu Graibh: Torturavam os prisioneiros na presença dos familiares (idosos e crianças) ou o inverso para obter confissões. Quais foram as condenações? As principais foram aplicadas a quem denunciou a situação!
_________ As outras vão ter o mesmo desfecho do massacre de My Lai, Wiliam Calley pouco tempo depois foi amnistiado e ilibado de todas as acusações.
Isto é apenas a pagina dum livro muito volumoso.
Porque não sabemos do que se passa nas prisões secretas, nos barcos prisões, na prisão de Diego Garcia ,em Bagram, etc. etc e etc …….

Quando hipocritamente faz as acusações contra a actuação da Rússia na Tchetchenia tem que primeiro não esquecer que esta pode alegar que tem legitimidade para reprimir na medida em que está a defender a integridade do seu território (até certo ponto).
____ Qual a legalidade e legitimidade nas outras situações que aludi?
Bombardeamentos e desmembramento da Jugoslávia, invasão do Iraque e Afeganistão!
Engana-se quando me está a colocar rótulos de defender este ou aquele sistema. Não aceito é que ignominiosos da sua craveira tentem com acontecimentos que ocorreram há muitas décadas estejam a escamotear a verdade sobre o que se passa nos dias de hoje.

Anónimo disse...

Também se está muito preocupado em relação à defesa dos direitos constitucionais na Rússia não precisa ir tão longe, no mesmo hemisfério onde habita, em nome dos valores Constitucionais há poucos dias uma direita asquerosa chefiada por saudosistas criminosos protagonizou à moda dos velhos tempos um golpe de Estado, depôs um presidente legitimamente eleito.
Aconselho-o ir até às Honduras com a sua bravata democrática ajudar a repor a ordem constitucional interrompida pela força.
Aproveita dá um salto mais a norte e vai ver as condições em que ainda vivem muitos desalojados do furacão Katrina!
______ Seu crápula fascizoide quando fiz eu elogios a Estaline?
_____ Defender alguns dos valores da União Soviética de ataques caverniculas da era do Cambrico como tem sido o seu estilo. É ser Estalinista?
Por as posições que tem aqui manifestado posso muito bem julgar que o cavalheiro é um Nazi/Fascista.
_______ De todas as suas bestialidades a mais pusilânime é essa do Pol Pot.
________ Só pode chamar-se a isso uma enciclopédia de intrujice e ignorância (ou livro da Introjirância).
______ É intrujão quando diz que Pol Pot era comunista. É ignorante porque não sabe que foram os Vietnamitas, com ajuda dos guerrilheiros da FUNSK (comunistas portanto) quem derrubou Pol Pot e libertou os Cambojanos dessa tirania, no dia 7 de Janeiro de 1979.
______ Vá mas é aprender primeiro aquilo que quer discutir. Você não passa de um mísero analfabeto politico.
_______ Esse corpo que transporta é só ódio e veneno. Procure um centro antivenenos para se desintoxicar. Porque se tem o azar de morder a língua morre envenenado.
----------- CUIDADO!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"Porque pensa diferente de ti?"

Não. Por apoiar O GENOCÍDIO e estar disposto a ajudar em outro se a oportunidade surgir.

Além disso, comunistas não têm moral pra criticar ninguém. Não deixavam que quem pensasse diferente sequer vivessem pra contar a história. ASSSASSINAVAM NO ATO.

Portanto, Francisco, cala-te.

Porque calado és um poeta.

Ítalo

Anónimo disse...

corrigindo: Vivesse

Anónimo disse...

"O socialismo não funciona... exceto no céu , onde não é necessário, e no inferno, onde sempre existiu." Stephen Leacock

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jest nas Wielu disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
anónimo russo disse...

Ò, Italo, escreveste tantas tolices. No teu lugar, preocupava-se mais com o que se passa no Brasil. Porque em comparação com muitos dos problemas que o teu pais tem hoje, os nossos problemas podem parecer brinquedos de crianças. Realmente, parece que sofreste algum drama sentimental aqui.
P.S. O que me sempre surpreende, é quando algum estrangeiro começa a dizer aqui: "eu viajei pela Rússia, eu conheço a Rússia etc." Enquanto, para sermos honestos, muitas vezes voces nem conseguem aprender o nosso idioma decentemente, apos viver aqui uns anos por vezes, e vivem isolados nos campus universitários, comunicando, principalmente, com vossa comunidade.

Anónimo disse...

?????????????????????????????


ALGUÉM TRADUZ O QUE O FRANCISCO QUIS DIZER?

NÃO ENTENDI NADA.

anónimo russo disse...

O Fransisco tambem é um grande "perito" na Rússia, mas, pelo menos, não tem essa fanfarrice brasileira, quando, mal aprendem a ler, eles começam a julgar-se mestres na arte das letras, e, o que é pior, a ensinar aqueles, que estão num grau superior.
Иди русский учи лучше, дурашка бразильская.

Anónimo disse...

O Fransisco tambem é um grande "perito" na Rússia, mas, pelo menos, não tem essa fanfarrice brasileira, quando, mal aprendem a ler, eles começam a julgar-se mestres na arte das letras, e, o que é pior, a ensinar aqueles, que estão num grau superior.
Иди русский учи лучше, дурашка бразильская.


ALGUÉM TRADUZ ISSO?

NÃO ENTENDI NADA QUE ESSE SUJEITO QUIS DIZER ATÉ AGORA.

Anónimo disse...

é natural que não entendas, burro como és

Anónimo disse...

"é natural que não entendas, burro como és"


FRANCISCO NÃO PRECISA SE PASSAR POR ANÔNIMO PARA EXPRESSAR TUAS IDEIAS!

NÃO ESTÁS NA URSS!

PODE SE MOSTRAR!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Que desespero é esse "Seu" Francisco!

Que falta de educação!

Ademais, tenho que lhe relembrar que Pinochet e os demais fascistas são irmãos gêmeos dos comunistas, portanto, a conta fica pra ti...

p.s: Sou centro-direita. Democrata-cristão, baby! Mas acima de tudo, sou anti-comunista.

hehehehehe;

Ah! e sinto lhe informar que o grande PAI de vcs tdos, o "democrata" Kim Jong Il stá com câncer de pâncreas...

Encontrará logo logo com Stálin, Lênin e Pol Pot no colo do capeta!

Fidel já está arrumando as malas tb!

Abraço!

Anónimo disse...

Políticos mais populares do Brasil em votação permamente realizada na internet



2. Gilberto Kassab 75 %(Centro-direita - prefeito de SP )

3. José Maria Eymael 72 % (liberal, centro-direita)

4. Fernando Henrique Cardoso 67 % (ex-presidente. No discurso, centrista, na prática centro-direita)

5. Cristovam Buarque 63 % (Centro-esquerda, mas tem bom coração. Não sabe o que faz...)

6. José Serra 59 %(governador de SP e candidato à presidente em 2010. Centro-direita;)

7. Lula 50 %(O apedeuta, que tem popularidade muito baixa entre a classe média e as parcelas mais instruídas do país, aqui, aparece muio abaixo do anterior presidente FHC...)

8. Marta Suplicy 44% (perua populista de esquerda, mesmo sendo pertencente à nobreza...)


9. Geraldo Alckmin 42% (Político centrista, que nem fede nem cheira,ex-governador de SP.)

10.José Sarney 36 %(um dos últimos coronéis, oligarcas, terra-tenentes do país. AMIGÃO DO LULA, e apoiador do PT. engraçado que no passado o PT era seu inimigo maior, e o Lula já o chamou até de vagabundo... hj se amam e se apoiam mutuamente;)


11. Heloísa Helena 33 %(Fanática de esquerda, marxista-leninista e eterna mal-educada, agressiva e frustrada) Representa bem o tipo do FRANCISCO.


rs...

Jest nas Wielu disse...

Harry Kasparov e Elena Lukianova na rádio "Eco de Moscovo" sobre o encontro com Barack Obama:
http://www.kasparov.ru/material.
php?id=4A55A9B44F482

Anónimo disse...

Meus caros, o Obama nao vai fazer nada por ninguem