quinta-feira, julho 02, 2009

Obama irá encontrar-se também com Putin e Gorbatchov


O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reunir-se-á com Vladimir Putin, actual primeiro-ministro russo, e Mikhail Gorbatchov, último Presidente da União Soviética, durante a sua visita à capital russa, escreve hoje a imprensa de Moscovo citando Denis McDonough, assessor do líder norte-americano.

Ambos os encontros decorrerão no próximo dia 07 de Julho, no segundo dia da visita de Barack Obama à Rússia.

“Na manhã de terça-feira, o Presidente terá um pequeno-almoço de trabalho com o primeiro-ministro Vladimir Putin e, mais tarde, reunir-se-á com o último Presidente da URSS, Mikhail Gorbatchov”, precisou McDonough.

Fonte diplomática em Moscovo declarou à Lusa que a organização do encontro com Vladimir Putin foi um dos pontos mais complicados no acerto da agenda da visita.“Washington compreende que as rédeas do poder na Rússia continuam, em grande parte, nas mãos de Putin, mas é necessário não ferir susceptibilidades, pois o cargo de Presidente é ocupado por Dmitri Medvedev”, precisou a fonte.

“A Rússia é, teoricamente, uma república presidencialista, mas os norte-americanos não podiam deixar de ter em conta a realidade dos factos”, concluiu.

A segunda-feira está reservada para as negociações e encontros informais com o dirigente russo Dmitri Medvedev. À noite, Obama e a mulher jantarão com o casal Medvedev.

O programa da visita de Obama inclui também uma intervenção na Escola Superior de Economia, com um discurso programático que se centrará nas relações russo-norte-americanas, um encontro com empresários russos e uma reunião com representantes de organizações não governamentais.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, não acompanhará Obama a Moscovo por motivos de saúde.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obama meteu as mãos pelos pés. Aqui não se refere a entrevista que deu.

foreverputin.blogspot.com

Jest nas Wielu disse...

As crianças russas da cidade de Barnaul desenham Putin (11 desenhos):
http://www.fishki.net/comment.php?id=53871