segunda-feira, julho 13, 2009

Turquemenistão "dá gás" ao Nabucco

O Turquemenistão tem reservas de gás que poderá exportar, anunciou o Presidente turcomeno, Gurbanguli Berdimukhamedov, frisando que o seu país poderá fornecer combustível azul à Europa através do gasoduto Nabucco.
“O Turquemenistão, fiel aos princípios da diversificação da exportação de combustíveis para os mercados mundiais, tenciona utilizar as suas possibilidades para participar em grandes projectos internacionais, como por exemplo o projecto Nabucco”, declarou, numa reunião do Conselho de Ministros do seu país.
Esta declaração foi feita na véspera da assinatura pela Turquia e quatro países da União Europeia (Áustria, Bulgária, Hungria e Roménia) de um acordo sobre a construção do gasoduto Nabucco, pipeline que irá ligar a Ásia Central e a Europa ladeando o território russo.
Até muito recentemente, o Turquemenistão exportava o seu gás através de condutas russas, mas os recentes problemas com Moscovo levaram Ashkhabad a diversificar as vias de transporte do seu combustível. No passado dia 09 de Abril, a Gazprom reduziu fortemente a aquisição de combustível azul ao Turquemistão depois de uma explosão no gasoduto Ásia Central-Ásia, tendo o Governo turcomeno acusado a ,petrolífera russa de ter sido a causadora do acidente.
Além disso, a Gazprom propôs a Achkhabad reduzir a compra de gás turcomeno proporcionalmente à redução das exportações de gás russo para a Europa e rever as fórmulas dos preços.
Esta decisão do Presidente Berdimukhamedov vem dar mais força ao projecto de construção do gasoduto Nabucco, que, embora não liberte a União Europeia da dependência do gás russo, pelo menos conceder-lhe-á uma maior poder de manobra em situações semelhantes à da crise do gás entre Rússia e Ucrânia, no início do ano.
O Nabucco, que terá um comprimento de 3,3 mil quilómetros e irá custar cerca de oito mil milhões de euros, deverá estar pronto em 2014. A Rússia, porém, não desiste da construção do gasoduto South Stream, que deverá transportar gás pelos mares Cáspio e Negro até à Europa. Orçado em 8,5 mil milhões de euros, deverá entrar em funcionamento em 2015.
Antes da decisão tomada pelo Turquemenistão, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, considerou o Nabucco um projecto sem perspectivas de rentabilidade. “Antes de investir milhares de milhões de dólares “num tubo” e enterrá-los, é preciso compreender aonde ir buscar o gás para esse tubo”, ironizou Putin a propósito do projecto Nabucco.
“É preciso ter em conta tuas componentes fundamentais. A primeira e principal é garantir os fornecimentos, possuir o produto. A segunda é a rentabilidade económica. No nosso projecto (South Stream) há gás e rentabilidade económica”, continuou.
“No que respeita ao Nabucco, é preciso fazer contas, mas essa questão deve ser feita aos que pretendem participar na realização do projecto”, disse ainda o governante russo.
“Agora, o Turquemenistão, rico em gás, deu uma resposta clara a essa questão”, comenta o jornal electrónico newsru.com.

200 comentários:

Anónimo disse...

mas você sobre de gases ou que?

so sabe falar de gás.

até mete nojo

Anónimo disse...

errata:

sobre é sofre

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Mete nojo, vá apanhar ar para outro sítio...

Sérgio disse...

Um Putinista nada contente. Perfeitamente compreensivel dado o teor da noticia.

Sérgio disse...

E o South Stream sempre avança?

Anónimo disse...

que tal falar das vitimas de estaline

qual foi afinal o número de vitimas? nos anos 30'

ja forma abertos os ficheiros secretos soviéticos..

informe sr. jornalista, informe

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo disse...

Então é por isto que há genocídios no Iraque, no Afeganistão e, agora, no Paquistão. Razão tem Obama:

No Daily Show - A nossa única hipótese como país é o Osama bin Laden colocar e detonar uma grande bomba nos Estados Unidos

Jon Stewart: Ontem à noite estava a ver o programa do Glenn Beck na Fox News. Ele estava a falar com um ex-analista da CIA, Michael Scheuer, sobre como esta Administração não nos está a proteger dos terroristas… E depois ouvi uma coisa tão demente que ia caindo…

Michael Scheuer: A nossa única hipótese como país é o Osama bin Laden colocar e detonar uma grande bomba nos Estados Unidos. Só o Osama é capaz de executar um ataque que obrigue os americanos a exigir que o Governo os proteja.

Jon Stewart: Mas que m… foi aquela? E, já agora, sabem o que é fascinante na nossa cultura? Aposto que censuraram quando eu disse merda. Porque o Governo Federal decidiu proteger-vos e aos ouvidos dos vossos filhos desse tipo de linguagem. Entretanto, o gémeo malvado do Pai Natal [Michael Scheuer]... está à vontade para propor um massacre de americanos, para conseguir apoios para o programa de segurança dele.

Jon Stewart: Pois, aquele bin Laden é um desmancha-prazeres! Quando não queremos que ele mate americanos, ele mata, e quando queremos, não mata. É um parvalhão! E quando ele detonar uma bomba na América, esperemos que não seja nas partes "boas e verdadeiras".

Vídeo

André Filipe Morais disse...

Boa jogada do presidente turcomeno que, na minha opinião, vê no Nabucco uma excelente oportunidade de aproximação à União Europeia.

Anónimo disse...

Tenham calminha que até 2015 muita coisa vai acontecer.

Putin disse tudo:

“É preciso ter em conta tuas componentes fundamentais. A primeira e principal é garantir os fornecimentos, possuir o produto."

Como quem diz podem fazer o gasoduto mas no fim não vai lá estar gaz.

É claro que está a planear alguma.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor anónimo, se sabe o número de vítimas do estalinismo, diga quantos fora,. Quanto aos arquivos soviéticos, estamos ainda muito, mas muito longe da suua abertura total, mesmo em relação à era estalinista.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Sérgio, Moscovo diz que o South Stream é para avançar. Vamos ver como se vai desenvolver esta concorrência, que acho saudável pelo menos para a UE.

Gilberto disse...

O presidente turcomeno parece ser um sujeito esperto.

Maquiavel disse...

Só conversa. Quem tem gás quer vendê-lo ao melhor preço... mas parece que nos "Pralastäo" o vento muda de feiçäo muito rapidamente.
A vantagem do Corrente Sul é ter menos intermediários, especialmente se pensarmos que o Nabuco passa pelo quintal do paranóico genocida georgiano.

Isto é tudo muito bonito, mas quem vai pagar pela "diversificaçäo" das fontes de gás somos... NÓS contribuintes europeus, enquanto os lucros väo para os ditadorzinhos do costume, da Geórgia ao Turcomenistäo. Essa é que é essa!

Jest nas Wielu disse...

Putin DE FACTO disse tudo:

“É preciso ter em conta tuas componentes fundamentais. A primeira e principal é garantir os fornecimentos, possuir o produto."

Dizem, que em 2008 cerca de 67% do gás supostamente russo, que a Rússia vendeu ao ocidente era o gás da Ásia Central. A Rússia o comprava e revendia para a EU (além disso, pagava o maior preço, para que este mesmo gás não seja vendido a Ucrânia por um preço mais razoável).

Agora Rússia faz uma chantagem clara, ameaçando (veladamente) o Ocidente com as possibilidades de patrocinar alguma sabotagem no gasoduto. Pelos vistos a NATO antecipou a jogada, decidida investir na segurança do Báltico e da Geórgia.

anónimo russo disse...

Queria sugerir aos ìtalos e outros mucíos a torcer, em primeiro lugar, pelo seu país (a questão do gas não me preocupa muito, estou a dizer isso em resposta a alguns comentários que vi neste blog). Pois, é bastante tolo "criticar" aqui a Rússia e até tentar "ensinar" nos algo, enquanto vosso pais não saiu da situação em que está. Enquanto os turistas estrangeiros são levados em ónibus para ver favelas, como se fosse um jardim zoológico, onde filmam e apontam com dedos as vossas crianças sujas e analfabetas. Enquanto o Brasil continua a ser considerado uma mecca de turismo sexual. Enquanto muitos e muitos dos vossos considadãos não têm nenhuma vergonha em serem pouco alfabetos ou totalmente analfabetos. Enquanto nas vossas cidades reina o crime organizado e alguem aqui diz hipocritamente que na Rússia o tamanho do crime é semelhante. NÃO É. Preocupem se mais com a imagem que o vosso pais tem no mundo e deixem-nos a nós preocupar com o nosso pais. Se alguns indivíduos neste blog não tivessem mostrado tanta tolice, eu não teria dito tudo isso. Mas tudo tem os seus limites. Não confundem os vossos problemas pessoáis com a vida da Rússia, de que pouco entendem. Boa sorte.

Anónimo disse...

Anônimo Russo,

vc pode espernear o quanto quiser.


eu continuarei criticando a Rússia quando me der na telha.

Seu país (se bem que desconfio que vc é português) é um Estado totalitário e criminoso.

ÍTALO TAVARES

Seu presidente é um ASSASSINO , DITADOR E MAFIOSO.

Além disso, a Rússia, como responsável pelo GENOCÍDIO DOS UCRANIANOS e pelo assassinato de centenas de estrangeiros por grupos neonazis todos os anos, é Estado criminoso e muito mais violento que o Brasil;

E Sim!

Eu torço pra que a Europa se livre completamente da dependência do gás e petróleo russo. Além disso, torço para que o ocidente isole ainda mais a Rússia, até que ela se tranforme em um país que tenha eleições limpas, governo responsável, e mentalidade MENOS NAZISTA.

Anónimo disse...

"NÓS contribuintes europeus, enquanto os lucros väo para os ditadorzinhos do costume, da Geórgia ao Turcomenistäo."

COMO SE O PUTIN NÃO FOSSE O DITADOR QUE MANDA NA RÚSSIA...

Anónimo disse...

Resposta: Não é Mucío. É Múcio. Já torço pelo meu país. É por isso que ele vai ultrapassar o seu esse ano em P.I.B; Em breve em indicadores sociais, já que a diferença de renda per capita (11 mil dólares -Brasil- e 14 mil -Rússia-), é um questão de tempo para ser ultrapassada. Em 3 , 4 anos, ultrapassaremos vcs.


Resposta 2: Errado. O Brasil saiu e caminhou da 15 posição para a NONA economia do mundo. E em 20 anos seremos a QUARTA. Esse ano, vamos ultrapassar a Rússia e nos manteremos muito à frente, já que produzimos mais conhecimento científico, e exportamos muito mais: Aviões, aço, minério de ferro, carvão, máquinas, armamento, têxteis e vestuário, petróleo, cimento, produtos químicos, fertilizantes, produtos de consumo, incluindo calçados, brinquedos e eletrônicos; transformação de alimentos, equipamentos de transporte, incluindo automóveis, veículos ferroviários e locomotivas , navios e aeronaves; eletrônica; equipamento de telecomunicações, satélites, imóveis, turismo.

Com relação ao crime, é realmente um desafio em cidades como o Rio de Janeiro. Mas eu não vivo no RJ, e sim numa das mais segursa e organizadas cidades do país. A criminalidade foi reduzida lenta mas continuamente nos últimos 10 anos, chegando a um patamar de 21 homicídios por 100 mil habitantes(chegou a ser de 48/100 mil), enquanto a Rússia tem apenas um POUCO MENOS , com 18 por 100 mil habitantes. Temos muitos problemas e estamos vencendo essa guerra.

Já vcs, têm 50% de TODA ECONOMIA LIGADA À MÁFIA.

INCLUSIVE UM PRESIDENTE LIGADO AO CRIME ORGANIZADO.(PUTIN)

Com relação ao PIB, a Rússia tem : $2.261 trillion; O Brasil: $2.030 trillion;


Mas esse ano, vamos crescer 1%. Rússia vai CAIR -8%. PORTANTO, LAVE SUA BOCA, Sr. SILOVIKI.


Ítalo

Anónimo disse...

ah, anônimo russo (que eu acho que é português) , tratem de aumentar a população!

Vcs estão morrendo!

Em breve irão sumir!!!!!

Será até interessante, já que a sibéria deveria ser dos chineses mesmo...

Anónimo disse...

HDI (2006) ▲ 0.807 BRASIL

HDI (2006) ▲ 0.806 RÚSSIA


E o engraçado é que o IDH do Brasil é melhor que o russo!

Pra terminar, quero dizer que nada tenho contra o povo russo. Detesto é a mentalidade de seus governantes... Ponto final.

Anónimo disse...

Que tristeza Sr Milhazes! O seu blog era excelente apesar da sua parcialidade. Tinha ótimos comentadores como o Pippo e o Portuguese Man com posts interessantíssimos. Mas como não eram da sua côr, não os estimou. Preferiu dar corda aos ignorantes como esse fanático desse Ítalo e aquele ucraniano obcecado. Veja o resultado. É o seu blog que perde. E o Sr.

Anónimo disse...

Anonimo russo;

Lamento em dizer mas a Mecca do turismo sexual continua a ser a Rússia, enquanto as mafias levam jovens russas a prostituir-se por toda Europa, Putin e os gangsters mafiosos continuam sem o que fazer para aliviar a grave crise economica que alavancou o desemprego na Rússia à 11%.

Saia de Moscovo para ver a pobreza real de um país caro e sem produção nacional de alimentos.

O consumo de vodka dispara em tempos de crise... Centenas de milhares de homens russos vão a morrer no alcool. Mais russas sozinhas para serem presas fáceis a prostituição. 3% dos russos têm aids, o maior % da Europa.

O alcoolismo mata mais russos do que o genocídio em Daffur, no Sudão. É terrível isso!


Notícia recente:

Álcool é a causa de mais de metade das mortes prematuras de adultos na Rússia

25.06.2009 - 23h01 PÚBLICO
Mais de metade das causas de morte prematuras de adultos na Rússia são causadas directamente ou indirectamente pelo consumo excessivo de álcool, mostra um estudo publicado na revista Lancet. Os autores adiantam que a substância é a principal e talvez única causa da alteração dos padrões de mortalidade na população desde 1980.

“O consumo excessivo de álcool na Rússia, em particular pelos homens, causou nos últimos anos mais de metade das mortes nas idades entre os 15 e os 54 anos”, diz o artigo.

Todos os anos morrem 1,3 milhões de pessoas na Rússia devido a doenças cardiovasculares, este estudo sugere que um terço destas mortes é causado pelo álcool. “Baseada nesta investigação, é possível sugerir que pelo menos um terço destas mortes está ligada ao consumo do álcool e não a nenhuma patologia específica do coração”, disse David Zaridze, o primeiro autor do estudo e director do Centro de Investigação para o Cancro da Rússia.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1388728


Yossef

Anónimo disse...

A continuar...

A investigação centrou-se em três cidades industriais da Rússia: Tomsk, Barnaul e Bisk. Os cientistas pesquisaram as causas de morte de vários milhares de pessoas que faleceram entre 1990 e 2001.

Segundo o estudo, 52 por cento das mortes estão associadas a excesso de consumo de álcool com idade entre os 14 e 54 anos. Estas mortes vão desde acidentes e violência, envenenamento por álcool de má qualidade, ataque cardíaco, cancro e outras doenças.

A percentagem é maior nos homens, 59 por cento, o que representa 8182 num universo de 13.968 homens. Nas mulheres, 33 por cento das mortes estão ligadas à substância, 1565 num universo de 4751 mulheres. Na população com idade entre os 55 e 74 anos, as mortes associadas ao excesso de consumo de álcool é de 18 por cento.

A mortalidade na Rússia para a faixa etária entre os 15 e 54 anos é cinco vezes maior para os homens e três vezes maior nas mulheres do que na Europa Ocidental. “Concluímos que o álcool é a maior causa (e talvez a única) para as grandes flutuações da mortalidade da Rússia nos adultos desde 1980, e que o álcool e o tabaco são responsáveis em grande parte pela grande diferença na mortalidade prematura nos adultos entre a Rússia e a Europa ocidental”, explicam os autores.

Álcool barato mata

O consumo actual de álcool puro na Rússia é de 15 litros por ano, por pessoa. Em 1864 era apenas de seis litros. Segundo Alexander Nemstov, director de departamento no Instituto de Investigação de Psiquiatria da Rússia, existem na Rússia 2,5 milhões alcoólicos registados e um número semelhante de não registados.

“São os bêbados e não os alcoólicos, são a maior ameaça para a demografia”, disse Nemtsov à Reuters, acrescentando que 40 por cento dos consumidores sérios são homens e que a proporção de alcoólicos é de quatro homens para uma mulher. Outro grande problema é o álcool de má qualidade, como a vodka barata, que envenena 30 mil pessoas por ano.

Mas esta é só parte da questão. “Uma má qualidade de vida, desvantagens a nível cultural, pobreza e o stress do quotidiano contribuem para o problema”, conclui.

Yossef

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E daqui não sairemos, Sr. Silovik !

Anónimo disse...

"A brasileirada estúpida e analfabeta tomou conta e destruíu o que era um excelente blog"

A MESMA BRASILEIRADA ESTÚPIDA QUE TE IMPÔS UM "ACORDO" ORTOGRÁFICO E QUE DOMINARÁ A ECONOMIA DO TEU PAÍS.

rs..

Anónimo disse...

Ещё один блог о России. Забавно. Информационная война ведётся по широкому фронту.

Anónimo disse...

a Rússia continua uma droga...

Anónimo disse...

"Enquanto o Brasil continua a ser considerado uma mecca de turismo sexual. "

vindo de um russo é muito engraçado, visto que 80% das prostitutas na europa ocidental são russas, ou natashas hehehe
na luz vermleha de amsterdã se ouve mais russo que holandês..

patético

S. Braga (Luanda) disse...

O anónimo russo é do FSB, cuidado, ele está com polínio 210 pronto para usá-los contra os tugas e brazucas putinfobos

Anónimo disse...

"O anónimo russo é do FSB, cuidado, ele está com polínio 210 pronto para usá-los contra os tugas e brazucas putinfobos"

Eu não duvido nada, amigo angolano!

Ítalo

Anónimo disse...

"vindo de um russo é muito engraçado, visto que 80% das prostitutas na europa ocidental são russas, ou natashas hehehe
na luz vermleha de amsterdã se ouve mais russo que holandês"

It's lie.

It's ridiculous. Brazilians condemn Russia. May be in Brazil there isn't any problem?

Resourses like this are called upon to divide Brazil and Russia (and BRIC) and to disturb them to break off the existence of dollar as world reserve currency.

hugo disse...

"vindo de um russo é muito engraçado, visto que 80% das prostitutas na europa ocidental são russas, ou natashas hehehe
na luz vermleha de amsterdã se ouve mais russo que holandês"

Pois é, concordo plenamente. Estive na Holanda ano passado, e é beem isso...só dá as famosas NATASHAS nas ruas!!!

Anónimo disse...

O triste degredo que por aqui vai é deplorável. Como já foi referido, a escumalha instalou-se. É o fim deste blogue outrora excelente.

Raffo disse...

O anónimo russo não é de hoje que ele faz comentários para tumultuar o blugue, como aqui é um blogue sobre a Rússia (ele não entende isso), discute-se sobre ela. Problemas do Brasil, Portugal e outros países, discute-se em blogues sobre os mesmos!!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilberto disse...

Vamos parar com bobagens, pessoal.
--------
Anonimo 'Russo',

O blog é sobre a Rússia, a temática é a Rússia, e evidentemente aqui tratamos de assuntos relacionados a Rússia.

Quando é para falar das mazelas(inúmeras) do Brasil eu sou o primeiro a falar mal, não se preocupe. E não precisa dar chilique todo tópico, camarada. Não seja tão complexado.


Só comentei que o presidente turcomeno é esperto e, ao que parece, está jogando muito bem. Qual o problema nisso?

E quer saber o que eu acho? Torço de coração -- como amante da Rússia que sou -- que o país quebre a cara em tudo que seja relacionado a gás e petróleo.

Graças a essa praga[Doença Holandesa(leia sobre isso)] que o país está indo ladeira a baixo rumo ao terceiro-mundo -- "se oligarquizando" e se desindustrializando cada vez mais. O que é um desperdício para um país de tantas possibilidades e um povo tão culto. Ora, porr*! Depender de gás-petróleo é coisa de paiseco de quinta categoria!

Gosto quando os mafio... ops!, crimino... ops!, dirigentes russos quebram a cara.
--------


Ítalo,

Não precisa entrar no jogo dele e baixar o nível.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Lutar pelas reservas de energia da sempre sarilho. Ainda bem que Portugal esta longe disso tudo e nao esta muito dependente desse gas natural.
Meus caros, sejam mais crescidinhos a fazerem comentarios.

Anónimo disse...

Jest Nas Wieslu: Por acaso ja leu o livro de Frank Herbert, "Dune"?

Livro "altamente".

Anónimo disse...

"Que tristeza Sr Milhazes! O seu blog era excelente apesar da sua parcialidade. Tinha ótimos comentadores como o Pippo e o Portuguese Man com posts interessantíssimos. Mas como não eram da sua côr, não os estimou. Preferiu dar corda aos ignorantes como esse fanático desse Ítalo e aquele ucraniano obcecado. Veja o resultado. É o seu blog que perde. E o Sr."

Subscrevo a 100%. O Sr Jornalista devia retirar os comentários boçais de alguns atrasados, em particular alguns que provêem do Brasil. O único brasileiro de serviço que consegue demonstrar inteligência é o Wandadrd. Tudo isto a bem da continuidade da qualidade do seu blog.

Hoje em dia, é uma lástima passar por aqui.

Atentamente
Jorge Botelho

Jest nas Wielu disse...

Sobre a discussão Rússia – Brasil

Vivem e trabalham no Brasil vários cidadãos russos, em números, de longe, superiores aos brasileiros que vivem na Rússia. Se calhar não tem medo do crime brasileiro? Ou se calhar já estão vacinados na terra deles? Porque será? Não será do Guarana?

2 Anónimo 09.27

Sim, li a primeira parte da saga (Duna), também achei altamente, era muito novo naquela época…

Sérgio disse...

Produzir energia solar no deserto do Sara é o desafio do novo consórcio lançado agora na Alemanha, formado por um conjunto de empresas alemãs e do Norte de África.

O projecto Desertec foi lançado agora em Munique. Está orçado em 400 mil milhões de euros.

O presidente do consórcio explica: “Todos estes países têm problemas com a energia e com o clima, que os tem fustigado muito. São países que querem uma solução, por isso esta é uma situação em que todos ganham”.


O projecto tem recebido algumas críticas, sobretudo por causa da instabilidade política dos países do Norte de África, mas a chanceler Angela Merkel e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, mostraram-se entusiastas.

Se todos os países cooperarem, as fontes renováveis podem passar a representar 15% a 20%da energia consumida na europa.

http://pt.euronews.net/2009/07/13/desertec-quer-produzir-energia-no-sara/


Isto é muito dinheiro!

Sérgio disse...

Quanto á falta do Pippo e do PM e ao contrário de quem diz que a culpa é do sr. Milhazes por os não "estimular" o suficiente, isso não é verdade, afinal sempre vi o autor deste blog a responder a todas as interpelações do PM, e eram muitas. Há outros Brasileiros para além do Wandard que demonstraram ter uma capacidade de pensarem e de discernimento destes assuntos relacionados com a Russia, um deles é o Gilberto Mucio, tão mal amado por estes lados, mas que demonstra ter inteligencia suficiente para defender os seus pontos de vista com conhecimento próprio da realidade Russa. Não vou citar mais nomes porque estaria a ser injusto, acho que todas as intervenções são importantes.

Адъютант его превосходительства disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nuno disse...

Caro José Milhazes,

o Nabucco provavelmente não será rentável. E com a liberalização do mercado do gás, qual é a empresa que investe em algo que apenas reforça a segurança de aprovisionamento, sem ter contrapartidas?

Estarão os reguladores europeus dispostos a aceitar aumentos enormes da tarifa do gás para compensar os operadores das perdas no Nabucco? Sera isso possível, visto que o gás não tem nenhum consumidor fixo e esta em competição com o petroleo em todas as utilizações? Estará a União Europeia disposta a avançar com a "massa" ?

Mas não será isso contrario à vontade de liberalização do mercado?

Ao falar da "rentabilidade", o Putin pôs o dedo na ferida.

Cumprimentos,
Nuno.

P.S.: ouvi um zum-zum de corredor que um estratega da Gazprom tera dito em comunicação pessoal que doravante, se a Europa quer aceder às reservas de gás russas, terá de conceder a entrada da Gazprom nas Utilities europeias em contrapartida. Bye-Bye "la chartre énergétique" e a liberalização dos tubos russos...

Sérgio disse...

Craving to Be a Great Power
15 July 2009
By Richard Pipes


To Our Readers

The Moscow Times welcomes letters to the editor. Letters for publication should be signed and bear the signatory's address and telephone number.
Letters to the editor should be sent by fax to (7-495) 232-6529, by e-mail to oped@imedia.ru, or by post. The Moscow Times reserves the right to edit letters.

Email the Opinion Page Editor


In relations between sovereign nations, nothing is more important than understanding the culture of the countries with which one is dealing. Without this understanding, there can be tragic consequences. If the Japanese in 1941 had understood the American psyche, they would never have attacked Pearl Harbor in the vain hope that once a major part of its Pacific Fleet had been destroyed, the United States would sue for peace. Similarly, the Germans would not have attacked the Soviet Union if they had known how the Russians traditionally reacted to invasions by foreign “infidels.”
I have a feeling that Western politicians have made little effort to understand the mentality of the Russian people and leaders. And yet we have a great deal of evidence from public opinion polls and Russian politicians to convey what it is they want and what it is they fear.
For one, Russians crave the status of being a velikaya derzhava (great power). They feel that they are entitled to this status since Russia has the largest landmass in the world, one that covers most of Eurasia and stretches from the Baltic to the Pacific. The other component of Russia’s great power status is the country’s grand accomplishments, such as breaking the back of the German army in World War II and sending the first man into space.
The astonishing popularity of a monster like Josef Stalin is primarily due to the fact that he had made Russia a power that was universally respected because it was feared. This craving assumes obsessive forms, particularly because Russians suspect deep in their hearts that their claim to this status is dubious — that they are not really a great power in economic, political or military terms. This obsession compensates for the inferiority complex that a majority of Russians feel when they compare themselves with genuine great powers, notably the United States.
Precisely because of this inferiority complex, it is important to treat Russians with deference and to consider their opinions. It is also important to understand what is behind their attempt to be a spoiler in global affairs. When the Kremlin says “no” to Western initiatives, Russians feel that they are indeed a world power. Their uncontrollable fury at the West’s behavior in Kosovo, for example, derived from the sense of frustration that their wishes had been ignored.

Sérgio disse...

The other cultural factor to take into consideration when dealing with Russians is their imperial tradition. One prominent peculiarity of Russian historical development was that the growth of its nation state, Muscovy, occurred concurrently with the growth of its empire. When Ivan IV conquered Kazan and Astrakhan in the 16th century, acquiring Muslim subjects and opening the gates to Siberia, the Russian state was just beginning to coalesce. This differed from the situation in Western Europe, where the acquisition of colonies followed rather than accompanied the creation of the state. As a result, Western powers could let go of their empires without suffering a loss of ethnic identify, but the loss of Russia’s colonial possessions in 1991 was a far more traumatic experience. To this day, the end of the Russian/Soviet empire is a tragic historical episode for Russians and it has little to do with communism. Many Russians continue to regard Ukraine, the Caucasus and Central Asia as integral parts of the Russian realm.
What this means is that foreign powers have to be extremely careful in encroaching on these regions. U.S. President Barack Obama was correct in stressing during the summit last week that the former Soviet republics are now sovereign states and hence free to conduct their foreign policy as they see fit. Nonetheless, it is equally true that the United States, which is home to the Monroe Doctrine for the American continent, should respect Russia’s sensitivities in this respect. Opinion polls indicate that a majority of Russians regard NATO as a hostile force. For this reason proposing that former Soviet republics join NATO is dangerous, and this is particularly true for Ukraine. If Kiev were ever to join NATO, it is likely that the Kremlin would seriously consider military intervention as a response.
On the other hand, I do not advise Washington to yield to Moscow on all issues relating to what its leaders call their “privileged zone of influence.” The proposal to install elements of a missile defense system in Poland and the Czech Republic, for example, is in the interest of U.S. security and should be implemented. A few military officials who do not submissively toe the Kremlin line — for example, General Vladimir Dvorkin — openly admit that 10 interceptors and a radar system in Central Europe do not and cannot threaten Russia’s security.
The United States should not hesitate to condemn Russia’s invasion of Georgia or the spurious “independence” of South Ossetia and Abkhazia. It should feel free to criticize Russian behavior when it violates the rules of civilized behavior at home or abroad. At the same time, we should be aware of their sensitivities and avoid unnecessarily irritating them in word and deed.

Richard Pipes is professor of history, emeritus at Harvard University and author, most recently, of “Russian Conservatism and Its Critics.”

http://www.moscowtimes.ru/article/1016/42/379522.htm

Sérgio disse...

Saliento o seguinte:

1- "For one, Russians crave the status of being a velikaya derzhava (great power). They feel that they are entitled to this status since Russia has the largest landmass in the world, one that covers most of Eurasia and stretches from the Baltic to the Pacific."

2- "This craving assumes obsessive forms, particularly because Russians suspect deep in their hearts that their claim to this status is dubious — that they are not really a great power in economic, political or military terms. This obsession compensates for the inferiority complex that a majority of Russians feel when they compare themselves with genuine great powers, notably the United States."

3- "Precisely because of this inferiority complex, it is important to treat Russians with deference and to consider their opinions. It is also important to understand what is behind their attempt to be a spoiler in global affairs. When the Kremlin says “no” to Western initiatives, Russians feel that they are indeed a world power."

4- "Many Russians continue to regard Ukraine, the Caucasus and Central Asia as integral parts of the Russian realm."


Muito esclarecedor, e aquilo que os Russos nunca admitirão.

Jest nas Wielu disse...

off top

Já algum tempo queria avisar os amigos sobre o novo tipo da propaganda moscovita praticado neste blogue. Ultimamente começam cá aparecer os praticantes do trolling (uma espécie da guerra de comunicações na Net), táctica escolhida pelos “cães do Kremlin” (pagos ou voluntários), que consiste em aparecimento, à partir do nada, de um grande volume da crítica agressiva e infundada de uma determinada pessoa, geralmente a que manifeste as opiniões independentes ou não favoráveis ao Terceiro Roma que “se levanta do chão”. Caracteriza-se pela colocação de várias postagens, muitas vezes usando nicks diferentes, as vezes criando um falso diálogo entre vários nick de um mesmo usuário, para fazer passar uma determinada ideia / mensagem. No nosso caso, o trolling (parcialmente) pode ser detectado pelo simples facto, do que os usuários aparentemente moscovitas, escrevem usando o grafismo brasileiro (pois aprenderam assim), sem no entanto, alguma vez estarem no Brasil.

Bem hajam. Continua…

Anónimo disse...

Acho que são todos a mesma pessoa, JEST.

Deve ser algum neonazi ou comunista, que se faz passar po russo.

Ítalo

Petronius disse...

Uma pergunta: este blog tem como finalidade, unica e exclusiva, desqualificar a Rússia?



Desculpem, mas sinceramente, não entendo. Um blog intitulado "Da Rússia" dá-me a impressão de ser um sítio de divulgação cultural, notícias e novidades. mas o que realmente vi aqui foi uma alcatéia ávida de sangue e de olhar fremente. Aguardam ansiosos por qualquer notícia da Rússia no cenário internacional pra que avancem no pescoço do urso com seus dentes de iena.

Não sei a realidade de vocês, se são todos ex-soviéticos, se tiveram seus antepassados assassinados por Stalin, se são partidários do Kasparov, exilados da tchetchênia ou o que seja. Mas uma coisa é certa, há uma grande incongruência do sítio para com seu conteúdo.

O cabeçalho do blog com o simpático semblante do Sr. Milhazes e o imenso mapa da Rússia como pano de fundo não condiz com o que se lê nos comentários nem nos temas propostos.

Assim sendo, sugiro ao Sr. Milhazes que repense a arte do blog. Ao invés de um semblante pacífico com um mapa por trás, por que não coloca um punho fechado e o kremilin em chamas ao fundo? E por que não muda o nome de "da Rússia" por "Sai Rússia".


Por que não se assumem de uma vez?
Contem suas mágoas, abram seus corações e formem neste blog uma comunidade anti-russia.


Andei lendo a contenda entre o anônimo russo e o brasileiro. Gostaria de dizer ao brasileiro, meu patrício, que uma nação, antes da sua economia, se faz pelo seu povo e pela sua história. E ainda que o Brasil passe a economia russa e promova uma reforma ortográfica em portugal, estamos séculas atrás deles, russos e portugueses, no que diz respeito a "história de um povo"


Convém, nobre patrício, baixar a bola e olhar o próprio umbigo. Em que difere as sacanagens do nosso senado da oligarquia mafiosa russa?
Em que difere as ações da CIA mundo a fora da oligarquia mafiosa russa?

Aponte-me uma nação desenvolvida que tenha qualidade moral para atirar pedra nas telhas de vidro do telhado russo!


Paz na terra aos homens de bem!


Petrônius

Anónimo disse...

Falaste muito bem Petrônius...

A brazucada sepa torta adora falar mal da Rússia mas não olham para os próprios úmbigos sujos...

O Sr Milhazes de facto nunca gostou da Rússia, pois raramente cria posts que venham a ter uma boa discussão em aspectos positivos sobre o país. Então, este blog continua a ser propaganda contra a Rússia em todas as formas, o quanto mais estiverem a falar mal dela, mais o Sr Milhazes gostará de criar estes posts.

Gilberto disse...

Caro Petronius ("Anonimo Russo"),

""Convém, nobre patrício, baixar a bola e olhar o próprio umbigo. Em que difere as sacanagens do nosso senado da oligarquia mafiosa russa?
Em que difere as ações da CIA mundo a fora da oligarquia mafiosa russa?(...)"" (entre outras)


Pela enésima vez: Esse blog se chama "Da Russia"(!!!). (risos)

Eu, pelo menos, não estou aqui para postar no ridículo e infantil estilo do "o meu é mais bonito que o seu", e sim para expor minha opinião e debater.

Ps.: Este blog está repleto de postagens de conteúdo cultural e utilidades públicas, e voce sabe disso.

Petronius disse...

Gilberto,

Eu assino como Petronius. Não sou anônimo russo. Sou Antonio, brasileiro do Rio de Janeiro.

e as utildades públicas deste blog estão em segundo plano e você sabe bem disso.

Petronius, ou Antonio do Rio de Janeiro.

Gilberto disse...

Sei...

Pertonius disse...

É Gilberto... és um respeitável sabichão

Sérgio disse...

Caro Petronius, as noticias são verdadeiras, apenas as comentamos. Pena é que a Russia nos dê poucas razões para falarmos de uma forma positiva sobre ela. É esse o desencanto com a Russia de quem por aqui anda, já que esta insiste em seguir o rumo errado.

Anónimo disse...

Caro Sérgio

Qual rumo errado? Eu não estou a ver rumo errado. A Rússia saiu do rumo errado há tempos. Voces querem um novo Yeltsyn e uma nova desordem como a dos anos 90?

A Rússia está forte, firme e potente. O que voces julgam a ser o "rumo certo"?

Anónimo disse...

Se o Petronius for ver o arquivo deste blog irá verificar que num passado recente havia discussões moderadas e muito interessantes. Os comentadores eram de outro nível.

Infelizmente isto abandalhou-se e agora andam só aqui radicais que têm contas a ajustar com a Rússia e tudo o que não seja pró-ocidente além dos ressaibiados anti-comunistas.

O mal não é terem estas opiniões, desde que discutissem inteligentemente e com o devido respeito para com os outros mas o seu radicalismo, estupidez e ataque primário conseguiram afuguentar quem fazia comentários fundamentados e inteligentes descendo em muito o nível deste blog.

É uma pena.

Sérgio disse...

Olhe comece por ler isto, mas é apenas o começo de um longo rol, tão extenso que fico logo cansado só de pensar que tenho de me repetir. Se tiver curiosidade e assim o entender, siga o conselho e reveja o arquivo deste blog desde há muitos meses, está lá tudo.


Saliento o seguinte:

1- "For one, Russians crave the status of being a velikaya derzhava (great power). They feel that they are entitled to this status since Russia has the largest landmass in the world, one that covers most of Eurasia and stretches from the Baltic to the Pacific."

2- "This craving assumes obsessive forms, particularly because Russians suspect deep in their hearts that their claim to this status is dubious — that they are not really a great power in economic, political or military terms. This obsession compensates for the inferiority complex that a majority of Russians feel when they compare themselves with genuine great powers, notably the United States."

3- "Precisely because of this inferiority complex, it is important to treat Russians with deference and to consider their opinions. It is also important to understand what is behind their attempt to be a spoiler in global affairs. When the Kremlin says “no” to Western initiatives, Russians feel that they are indeed a world power."

4- "Many Russians continue to regard Ukraine, the Caucasus and Central Asia as integral parts of the Russian realm."


Muito esclarecedor, e aquilo que os Russos nunca admitirão.

indignado disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Qual rumo errado? Eu não estou a ver rumo errado. A Rússia saiu do rumo errado há tempos. Voces querem um novo Yeltsyn e uma nova desordem como a dos anos 90?

A Rússia está forte, firme e potente. O que voces julgam a ser o "rumo certo"?


AHÃ...O PIB RUSSO ESSE ANO VAI CAIR MAIS QUE NA UE OU EUA...80% DA ECONOMIA RUSSA É DEPENDENTE DA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS PRIMÁRIOS...MUITO BOM...PARABÉNS!!!

Orthen disse...

A Rússia é um tigre de papel

Wandard disse...

"Caro Petronius, as noticias são verdadeiras, apenas as comentamos. Pena é que a Russia nos dê poucas razões para falarmos de uma forma positiva sobre ela. É esse o desencanto com a Russia de quem por aqui anda, já que esta insiste em seguir o rumo errado."


Sérgio,

As notícias por vezes são verdadeiras, porém o sentido e a forma que são vertidas nos textos aqui postados é que as direcionam para o efeito de quem quer direcionar suas idéias e visões. Por quê é a Rússia que tanto desencanta, enquanto as atitudes dos Estados Unidos é que provocam seus efeitos no mundo. Será porque eles devem ter o direito de impor sua vontade a todas as nações para satisfazer os seus interesses, ameaçando, atacando e invadindo as nações que lhes são opositoras. A Rússia segue o rumo errado e os Estados Unidos explorando, roubando e asfixiando nações pobres segue o rumo certo. Os americanos seguiram o rumo certo com a Libéria, Cuba, Nicarágua, Vietnam, Coréia, Granada..... Segue com o Iraque e Afeganistão? Ou o rumo certo foi a pretenção de ser a única superpotência para poder ameaçar e roubar livremente quem eles queriam. Funcionou por um tempo, curto mas suficiente para causar muitos estragos.

Anónimo disse...

Tomara que esse Nabucco dê errado e que o South Stream de muito certo!
Eu.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jest nas Wielu disse...

off top

Activista assassinada na Rússia

No dia 15 de Julho, às 8h00, junto ao seu apartamento em Grozny (Chechénia), foi raptada a jornalista e activista dos direitos humanos, colaboradora da sociedade “Memorial” chechena, Sra. Natália Estemirova.

Natália Estemirova era a última voz incómoda da Chechénia, ela era famosa pela sua crítica do poder local. Nomeadamente, as suas denúncias mais recentes eram sobre a onda de raptos que se iniciou após o decretado fim da “operação antiterrorista” na república. Desde o Janeiro de 2009 na Chechénia foram raptadas cerca de 50 activistas dos direitos humanos.

No mesmo dia, às 16h30 soube-se que Natália Estimirova foi assassinada, o seu corpo baleado foi encontrado nos arredores da aldeia Gazi – Yurt em Ingushétia.

Hoje, dia 16 de Julho no centro de Moscovo no Parque Novo – Pushkin (estação do metro “Pushkinskaya”) das 17h30 às 19h00 será realizado um piquete em memória da activista assassinada.

Natália Estemirova foi a primeira pessoa condecorada com o prémio Anna Politkovskaya (2007), ela também foi vencedora do Prémio do Parlamento da Suécia “Direito à Existência” (2004). Em 2005 foi condecorada pelo Parlamento Europeu com a medalha Robert Schumann.

Fonte:
http://www.eng.kavkaz-uzel.ru/articles/10645

Sérgio disse...

Wandard caro amigo, e não se aplica o seu raciocinio mas ao contrário, ou seja, será que os crimes dos EUA fazem-no ficar cego relativamente aos cometidos pela Russia. Eu já aqui assumi por várias vezes que ninguem é perfeito, todos cometemos erros, e que somos Europeus e não Norte-Americanos e que devemos portanto assumir uma posição mais autonoma no mundo, sem no entanto esquecer ou renegar os velhos aliados, ainda tão importantes para a própria Europa e para o mundo. Desculpe Wandard mas o seu argumento é repetitivo e já todos o conhecemos de cor e salteado. Acho, não, tenho a certeza que se o Wandard quiser é capaz de fazer melhor. Grande abraço.

Sérgio disse...

Olhe Wandard desafio-o a comentar aquelas 4 conclusões que eu transcrevi em inglês sobre a mentalidade e o comportamento dos Russos perante os seus vizinhos e o Ocidente. De certeza que não vai falar nos Americanos,:).

Anónimo disse...

Jest Nas Wielu,10:00

O Livro "Dune" parece-me ser menos ficcao do que muitos outros que ja li, que sao suposto ser biografias e analises politicas. Li a trilogia e, de momento, estou a ler God Emperor of Dune. Prefiro o primeiro de Herbert, claro.

Guerras e lutas por recursos energeticos nao se interessam por gente pequena.

Portugal e verdadeiramente abencoado: imagine-se se estivesse colocado no meio da Asia, ou num clima muito mais frio, com muito mais vizinhos.
Como esta so temos a Espanha, temos uma temperatura branda e estamos virados para o mar. A furia das tempestades sao carinhos comparados com vizinhos aguerridos e ambiciosos, e os interesses do equivalente na vida real dos Landstraad, CHOAM, Harkonnens e Atreides. Espero que nunca achem petroleo em territorio portugues, ou grandes bolsos de gas natural, ou nada que faca criar uma invasao e devastacao.
Americanos ou Russos, va o diabo e escolha.

Wandard disse...

Sérgio meu amigo,

De forma alguma estou, estive ou fico cego qoa crimes de quaisquer que sejam as nações, vale para a Rússia e vale para os Estados Unidos, porém o meu senso de justiça é que antes de se querer julgar um que julgue primeiro o outro ou todos da mesma forma e infelizmente não é o que ocorre nas opiniões desde blog nem na forma que o autor direciona seus comentários e ou artigos. Da mesma forma que provavelmente minhas acusações ou colocações são repetitivas em relação aos Estados Unidos, as que são feitas em relação à Rússia por você e outros leitores seguem sempre a mesma retórica e a mesma linha de posicionamento.

Quanto às quatro conclusões, sinceramente não vejo diferença do comportamento dos americanos em relação aos russos. Considerando em relação ao povo, a consciência deles é que os americanos salvam o mundo, que levam a liberdade e a democracia a outros países, que ganharam sozinhos a segunda-guerra, que são a nação mais poderosa do mundo e podem derrotar qualquer oponente, que possuem o direito de invadir e ocupar toda e qualquer nação para proteger seus interesses, acham que política intervencionista e apoiadora de governos ditatoriais nos países vizinhos é a correta, são racistas e xenófobos, se consideram superiores e são incapazes de enxergar seus próprios defeitos, não conseguem prestar atenção como sua sociedade 40% obesa sequer é capaz de gerar uma juventude para compor suas tão orgulhosas forças armadas, com um contigente cada vez maior de latinos e negros(que ironia), entre no Porta-Aviões George Washington e você vai ficar admirado.

Quando você fala dos Russos perante o ocidente também falo do ocidente em relação aos russos, pois os acontecimento dos anos 90 é um exemplo suficiente do comportamento ocidental e neste caso não sou eu que estou sendo cego. Melhor, voltemos à segund-guerra estude a correspondência entre Churchill e Roosevelt e fica bem claro qual é o venerável comportamento americano em relação à Europa e principalmente da preocupação da Inglaterra com ele própria e não com a Europa. Na minha forma de ver a UE não é um organismo que tenha gerado igualdade, não criou o conceito ou o sentimento de nação, enfraqueceu ou eliminou muitas indústrias nacionais, a exemplo de Portugal, é só verificarmos por exemplo quantas fábricas de azeite existiam e quantas existem hoje no país. A Inglaterra está preocupada com ela própria e não com a Europa sempre jogou separado e sempre o fará. E a Espanha está preocupada com Portugal? Para mim, pela minha descendência me importo com dois países europeus que são Portugal e França e não com "Europa", do mesmo modo que sou do continente americano, mas sou brasileiro e claro, me importo como o meu país e não com os vizinhos, pois mesmo que um dia se crie um organismo como a UE, neste continente, de norte a sul, os americanos se preocuparam com eles e farão como sempre o que sempre fizeram, querer impor a sua vontade, os argentinos não perderão a oportunidade de levar vantagem. Isto é visível hoje, quando o povo brasileiro cego pelo "bolsa família" do governo Lula, é incapaz de ver como o país é desafiado por vizinhos que antes não tinham coragem de fazê-lo. O que procuraram fazer com a Rússia e o que os americanos e aliados querem que ela se torne é o que os governos a partir de 1986 fizeram com o Brasil que hoje só tem muita popularidade do presidente, muita conversa, muitas palavras bonitas e a triste realidade de uma nação co um imenso território e abundantes recursos naturais mas incapaz de se impor perante seus menores e fracos vizinhos, quanto mais em relação a países como a Inglaterra e França, que hoje são potências de segunda categoria.

Como sempre com todo o respeito e cordialidade.

Grande abraço.

Wandard disse...

A todos peço desculpas pelos erros ortográficos do meu comentário anterior.

Abraço

Anónimo disse...

wandard, a razão está do seu lado, é obvio que como europeus ou descendente de europeus devemos defender os interesses da europa, quando falo da europa, falo tambem de sociedades que são a sua continuidade, como o Brasil, Canadá, Argentina. Os EUA são um caso curioso, no passado eram quase vistos como a nova europa, hoje são INIMIGOS do velho continente, só que não adianta wandard tentar demonstrar aos leitores pro-usa que é estupido apoiar os EUA porque cá para mim já é uma questão de inteligência, e se não compreendem o obvio...

haver gente aqui que apoia politicas de um país não europeu(EUA) para subjugar uma nação europeia(Rússia) diz tudo dessa gente..

depois fica tudo admirado e falam todos da agressevidade da Rússia, como se pudesse ser de outra forma, mas a europa é assim wandard, ao longo da história sempre existiram traidores e continuaram a existir, a diferença é que no passado, a europa era uma familia, hoje isso já não acontece.

ps: sr. milhazes, a rússia é mais do que gás, tem o programa espacial que pode falar, que o sr. nunca fala.

lp

Sérgio disse...

O sr, lp é hilariante. Está a falar da Europa enquanto familia no passado, mas está a referir-se a exactamente o quê? Será aos periodos das grandes guerras mundiais, porque se é isso, realmente eramos todos nós Europeus uma grande familia unida. Se hoje existe uma entidade como a UE e vivemos o maior periodo de paz na Europa, foi e é graças aos EUA e à sua visão, se dependesse da Russia faziamos era parte do seu grande quintal com estensão até ao Atlantico. Todo o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe ainda mais, os EUA enquanto potencia hegemonica cometeram erros, mas não tenho qualquer duvida que se se tratasse de outro no seu lugar, como a Russia ou China as coisas teriam sido bem piores. O Sr. lp ilude-se com essas ideias de grande familia Europeia ao ponto de querer ver preterida a defesa dos interesses Europeus em função dos Russos, como se pode classificar isto? Ou por acaso é do interesse Europeu deixar que a Russia controle todas as rotas de abastecimento energético, ou que queira impedir o crescimento da UE. A visão para a UE dos EUA é a de abarcando toda a Europa com excepção da Russia? E qual será a da Russia? Qual será a que melhor serve a Europa? A de um país não Europeu ou de um Europeu que apenas sonha com o tempo em que já foi uma grande potencia e procura a melhor forma de servir os seus interesses. Por fim os EUA são desde há decadas o garante da própria segurança Europeia, e eu cá não troco isso, por nenhuma ilusão juvenil. Até porque também sou daqueles que acredito que devemos ser solidários e gratos por quem já muito fez por nós. Mas atenção, sempre salvaguardando a nossa autonomia e vontade enquanto povo Europeu, desde que essa vontade exista...

Sérgio disse...

extensão e não estensão

eleutério disse...

O NABUCCO provavelmente não sairá do papel, por relutância no financiamento.
Não vale a pena ser anti-russo, é ridículo. A Russia, tal como a China, são psíses capitalistas emergentes, nada têm de comunismo já.
Os crimes que lá se cometem, em nomo do estado, podem ter analogismos nas mais puras das democracias ocidentais.
Cuidado pois com esses comentários idiotas que por vezes aparecem.

Sérgio disse...

O euletério não faz a minima ideia do que diz. E isto para não ser mais incisivo. Até parece que quando se faz referencia à China ou Russia se está a falar em comunismo.

anónimo russo disse...

Ò, brasileiros-russofobos, o brasil, infelizmente, nunca ultrapassará a Rússia nem economicamente, por causa da mentalidade, em primeiro lugar, eu acho.
Quanto ás prostitutas, devo dizer, que de russas são chamadas todas as descendentes da ex-União Sovietica, em primeiro lugar, ucranianas (que há muitas por aqui tambem).
Tambem devo dizer, que não vivo nem em Moscovo, nem em São petersburgo.
P.S. Se não soubesse de que falo, não falava (sobre a prostituição no Brasil) podem se acalmar.

FALEI disse...

ps: sr. milhazes, a rússia é mais do que gás, tem o programa espacial que pode falar, que o sr. nunca fala.

lp

HAHAHA...É...OS RUSSOS JÁ ESTÃO EM MARTE...NÃO DOU 3 ANOS PRA QUE ESSE PAÍS ENTRE EM COLAPSO. ESSES RUSSÓFILOS ALIENADOS TORCEM TANTO PRA DESINTEGRAÇÃO DA UCRANIA, MAL SABEM QUE A RÚSSIA, POR CAUSA DA SUA POLÍTICA BURRA, IRÁ PRO BURRACO PRIMEIRO

esperto disse...

a estupidez de alguns faz com que vejam a UE como algo acabado e pronto...se não está bom agora, nunca estará....caros, a UE é um processo (isto mesmo um PROCESSO!!!!) que levará anos, décadas...mas podem ter certeza absoluta, a UE será a maior potência do mundo. A EU irá ditar a cultura, economia, sociedade no planeta. Os submissos que desejam uma EU como um anexo da Rússia, vão quebrar a cara!

anónumo russo disse...

Ò, brasileiros que não conhecem a Rússia, digo-lhes, que tudo isso que dizem os desgraçados do Brasil que aparecem constantemente por aqui, vem da simples inveja, nada mais.

Anónimo disse...

Energia: UE pede aos países para assegurarem recursos alternativos de gás até 2014



A Comissão Europeia apelou hoje aos Estados membros para que assegurem reservas alternativas de gás, o mais tardar até 2014, que lhes permitam fazer face a um eventual corte do principal fornecer da Europa, a Rússia.

A medida insere-se num conjunto de normas para melhorar a segurança energética europeia hoje apresentado pela Comissão, depois de em Janeiro vários países europeus terem ficado sem gás devido a uma disputa entre a Rússia e a vizinha Ucrânia.

O executivo europeu considera que, embora a UE esteja numa situação vulnerável em matéria de segurança energética, os países membros precisam de um prazo para se adaptarem, razão pela qual fixou 2014 como data limite, segundo explicou à imprensa o comissário europeu da Energia, Andris Piebalgs.

O objectivo é garantir que todos os Estados-membros possam fazer face a um corte no fornecimento de gás pelo seu principal fornecedor durante pelo menos 60 dias nas piores condições meteorológicas possíveis.

Para o conseguir, os 27 devem empenhar-se em diversificar as fontes de abastecimento, reforçar as interligações de gasodutos e aumentar as reservas de combustível.

A Comissão decidiu não definir reservas mínimas nacionais de gás por considerar que tal não é necessário se forem tomadas medidas de precaução como as condutas e interligações necessárias para aceder às reservas dos outros Estados-membros.

'Se a Alemanha tem boas reservas pode, em caso de crise, abastecer a Polónia e a Lituânia, por exemplo, s em necessidade de estes países criarem depósitos nacionais', disse Piebalgs.

Para que tal seja possível, os gasodutos têm de ter capacidade para fornecer gás em duas direcções, de forma a que interligações como a que França e Espanha prevêem construir permitam bombear o gás proveniente de África para o leste europeu mas também, em caso de crise com a Argélia, a chegada de gás russo à Península Ibérica.

O comissário disse que a maioria dos países da UE já conta com vias alternativas de fornecimento, mas que a Bulgária e Eslováquia - os mais afectados da UE durante a crise de Janeiro - e os países bálticos têm de se empenhar em melhorar a sua situação, tanto pela sua localização geográfica, como pela sua grande dependência do gás russo.

Os 27 devem também designar até 30 de Junho de 2010 uma autoridade que facilite e coordene as acções a empreender em caso de crise, autoridade que terá um prazo de um ano a partir da sua criação para apresentar um plano preventivo e um plano de emergência.

Andris Piebalgs afirmou que a UE está disposta a apoiar a construção de novas infra-estruturas com fundos europeus, mas sublinhou que as decisões cabem aos governos nacionais e que as empresas privadas também vão ter de suportar parte dos custos.

Um quarto da energia consumida pela Europa provém de gás natural, quase dois terços (58 por cento) importados. A Rússia fornece dois quintos desse gás importado, a grande maioria do qual chega à Europa em gasodutos que atravessam a Ucrânia.



PRA VEREM COMO A UE NÃO ENCARA A RÚSSIA COMO UM PAÍS CONFIÁVEL. SÓ OS BOCÓS ALIENADOS AINDA ACHAM...

Anónimo disse...

anónumo russo disse...
Ò, brasileiros que não conhecem a Rússia, digo-lhes, que tudo isso que dizem os desgraçados do Brasil que aparecem constantemente por aqui, vem da simples inveja, nada mais.


brasileiros com inveja da Rússia, deus me livre...acho que não acho um se quer.

hugo disse...

Por que vamos invejar a Rússia? Talvez invejamos o seu clima muito bom hehehehe

anónimo russo disse...

Hehe, jest, vuika-idiota, em qualquer manual de portugues na Rússia, como base vai a versão de português de portugal. Sa não sabias, saiba.

Anónimo disse...

Ignorem o anónimo russo, pois ele quer desviar o foco da discussão que estavam a desenvolver sobre o tema do Gás e Europa.



Jorge Botelho

anónimo russo disse...

Anónimo disse...
anónumo russo disse...
Ò, brasileiros que não conhecem a Rússia, digo-lhes, que tudo isso que dizem os desgraçados do Brasil que aparecem constantemente por aqui, vem da simples inveja, nada mais.


brasileiros com inveja da Rússia, deus me livre...acho que não acho um se quer.


Por causa da riqueza que vêem diariamente em Moscovo e nunca verão nalgum Rio, por exemplo. E sobre as vossas p+rostitutas, tem alguem o que me dizer? hehe.

anónimo russo disse...

Anónimo disse...
Ignorem o anónimo russo, pois ele quer desviar o foco da discussão que estavam a desenvolver sobre o tema do Gás e Europa.



Jorge Botelho


Ignorem a todos os russos,, que eles só querem é desviar a discussão. (Que "inteligente", heim)

opel disse...

Ciúmes da Rússia, só pode ser piada...vcs são tão pobres quanto nós, seu país é totalmente despovoado, vive sempre em conflitos com seus vizinhos, está sempre a beira de uma guerra, é frio pra caralho!!!, tem uma economia totalemente dependente de um tipo de exportação (diferente da diversificada economia brasileira), nossa expetativa de vida e IDH é maior que de vocês, nosso país é mais democrático (apesar de tudo, incomparável à situação russa),nosso país foi menos atingido pela crise que vocês, etc etc etc...o que vocês tem mais que a gente, talvez só armas e prostitutas?

opel disse...

Por causa da riqueza que vêem diariamente em Moscovo

pois é, você disse bem....esse é um dos grandes problemas da Russia. Enquanto o Brasil é descentralizado, existem vários centros que atraem riquezas.
Na tua Rússia, só existe Moscou, todas as riquezas do país são drenados pra a capital (em menor medida para São Pete), enquanto o interior (pra quem se aventurou de ir) a miséria é do nível das favelas do Rio.

Nenhum russo tem moral alguma pra falar mal do Brasil...não atire pedras auando você tem teto de vidro

Anónimo disse...

A Rússia é o novo homem doente da europa

anónimo russo disse...

22:15

opel disse...
Ciúmes da Rússia, só pode ser piada...vcs são tão pobres quanto nós, seu país é totalmente despovoado, vive sempre em conflitos com seus vizinhos, está sempre a beira de uma guerra, é frio pra caralho!!!, tem uma economia totalemente dependente de um tipo de
etc etc etc.

caro, eu estive no teu pais, mas não quero lá viver. Acredite mais nessas "estatisticas" e noutras tolices.
P.S. Se não fossem os teus concidadãos ("inteligentes", aqui presentes), , nunca levantaria esse tema. Boa sorte.

anónimo russo disse...

Opel, voce sabe que a Rússia há pouco comprou úm terço das aclões da "Opel", desgraçado? Repito, eu não vivo nem, em Moscou nem em São petersburgo. È mais um mito que as riquesas da Rússia só se acumulam la. Boa sorte.

anónimo russo disse...

perdão,
acções

opel disse...

caro, eu estive no teu pais, mas não quero lá viver. Acredite mais nessas "estatisticas" e noutras tolices.
P.S. Se não fossem os teus concidadãos ("inteligentes", aqui presentes), , nunca levantaria esse tema. Boa sorte.


meu pai esteve no teu faz 2 anos e ele disse a mesma coisa...uma das coisas que marcou ele foi a arrogância do povo, apesar de viver na miséria. Muitas vezes, devem até as calças pra manter a falsa aparência de riqueza. Vai me dizer que não???

aliás, como todo russo que recebe uma lavagem cerebral desde a escolinha, nunca acredita em estatísticas quando vão contra os seus interesses...bem típico do teu povinho

opel disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

deus me livre viver num país que tá sempre de mal com seus vizinhos como a Rússia...tá loco tchê!

Lokito disse...

eu adoro as praias russas, vou viajar pra lá no próximo verão

anónimo russo disse...

Que tristeza, heim, ser um individuo compredo pelo "sberbank" russo.
Relaxa, cara. Eu estou descansando apos um dia de trabalho, com um copo de uma boa serveja na mão.

Anónimo disse...

vai lokito, olha o que te espera

http://www.youtube.com/watch?v=R3fH
7NJ0c28

anónimo russo disse...

Lokito disse...
eu adoro as praias russas, vou viajar pra lá no próximo verão

Por sinal, oce sabia que a Russia tem boas praias, que não há no Brasil (é verdade).

anónimo russo disse...

sobre o clima, por sinal. a minha cidade. (se o endereço sair serto)

http://br.weather.com/weather/local/RSXX0090?x=11&y=22

opel disse...

Que tristeza, heim, ser um individuo compredo pelo "sberbank" russo.

interessante, que esse sverbank tem como presidente um alemão (http://en.wikipedia.org/wiki/German_Gref)


pra ver que como sempre, desde a fundação do teu Estado (pelos vikings suecos!!!), passando por Catarina, Stalin, etc...sempre foi mandado por estrangeiros. Que vergonha!!!

Anónimo disse...

Abaixo a Russia! Morte aos traidores que se vendem aos Russos!

Anónimo disse...

anonimo russo, teu ip não indica que você está nessa cidade que você citou. Está mentindo, hein?

Anónimo disse...

quero ver as praias dessa cidade russa? Porque calor, numa cidade sem praia, é um inferno...

an]onimo russo disse...

opel disse...
Que tristeza, heim, ser um individuo compredo pelo "sberbank" russo.


interessante, que esse sverbank tem como presidente um alemão

Como sempre, os brasileiros, não conhecem a história de sobrenomes na Rússia

Sim, havia aqui alemãos, e que mal faz isso? (há um par de seculos, quando os tupi-guarani corriam pelados pela hoje não existente mata atlantica)


nO TEU LUGAR EU FICARIA ABSOLUTAMENTE CALADO, ESTUPIDO. HAHAHA. Quem fundou o teu estado? Heim?

anónimop russo disse...

Anónimo disse...
quero ver as praias dessa cidade russa? Porque calor, numa cidade sem praia, é um inferno...

22:49

Aprende mais a geografia russa, o que posso dizer. Sim, para ir a um mar, é preciso percorrer uns 60 quilómetros, mas temos um rio (muito conhecido, mas não entre os brasileiros, e os lagos)

opel disse...

an]onimo russo disse...

interessante, que esse sverbank tem como presidente um alemão

Como sempre, os brasileiros, não conhecem a história de sobrenomes na Rússia

Sim, havia aqui alemãos, e que mal faz isso? (há um par de seculos, quando os tupi-guarani corriam pelados pela hoje não existente mata atlantica)


nO TEU LUGAR EU FICARIA ABSOLUTAMENTE CALADO, ESTUPIDO. HAHAHA. Quem fundou o teu estado? Heim?

Só que os pouquíssimos alemãs mandam na maioria das empresas e instituições russas. Acho isso uma vergonha...

O meu país é mestiço por natureza, todo mundo é misturado aqui, diferentemente na Rússia. Aí existem os étnicos russos e o resto. Só que o resto que manda de fato.
Mas vem cá, seu povo não teve nem a capacidade de fundar o seu próprio país? Teve que pedir ajuda para vikings germânicos.
Veja a Alemanha, o país foi fundado por germânicos, não por estrangeiros.

Anónimo disse...

anónimop russo disse...
Anónimo disse...
quero ver as praias dessa cidade russa? Porque calor, numa cidade sem praia, é um inferno...

22:49

Aprende mais a geografia russa, o que posso dizer. Sim, para ir a um mar, é preciso percorrer uns 60 quilómetros, mas temos um rio (muito conhecido, mas não entre os brasileiros, e os lagos)


DEVE SER PURO BARRO HEHEHE LINDO HEHEHE

anónimo russo disse...

Tambem, o calor vai acabar (em setembro, pelo menos) E aí vai começar um tempo que nem todos os brasileiros sobreviverão. Mas como diz um provérbio (ditado) rússo, o que é bom para um russo , é morte para um alemão (brasilerio). (Peço desculpas aos visitantres, "sérios" deste blog, porque eu tambem as vezes tenho o direito de descançar)

Anónimo disse...

fugiu, hein russinho hehehe

Anónimo disse...

pseudo russo

Anónimo disse...

Brasileiro não vem querendo dizer que essa é "uma terra prometida" porque aqui não é. Como eu já disse, o povo aqui é bobo, da classe média à elite se acham parte da europa, mas a verdade "genética" é outra. Deprezam a população pobre e tem repulsa ao povo negro, e isso está tão enraizado em nossa cultura que se um negro tiver que melhorar de vida, ele deve "ficar branco", ou seja casar com uma mulher mais clara...
A sociedade russa é diferente da nossa, tem outras origens e tem um Ocidente hostil, que a acaba obrigando a fazer pesados investimentos militares...Não dá para ficar comparando simplesmente...
Brasileiro que é brasileiro adora descumprir leis, burlar impostos ... mas, falar mal do seu país não pode. Sem dúvida nós temos um longo caminho intelectual e moral a percorrer.

Eu.

anónimo russo disse...

opel disse...

Aí existem os étnicos russos e o resto
Mais um "perito"da Rússia. Hehe. Quem te disse isso?

hugo disse...

"Brasileiro que é brasileiro adora descumprir leis, burlar impostos ... mas, falar mal do seu país não pode. Sem dúvida nós temos um longo caminho intelectual e moral a percorrer."
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

como se isso não fosse na Rússia tb...porque será que a Rússia é mais corrupta que o Brasil?
digo mais, é o sujo falando do mal-lavado

Yossef disse...

Anónimo russo não o entendo. porque tanto ódio em relação ao Brasil.

Eu particularmente admiro e respeito a Rússia, só não entendo o porque age de uma forma tão complexada.

Estamos todos aqui para debater sobre a Rússia de maneira civilizada, apesar que raramente debato por aqui....

O Brasil tem inúmeros e grandes problemas, mas não fique imaginando que a Rússia esteja numa maravilha a ponto de humilhar o Brasil.

Só para lhe informar a cidade mais rica e populosa do Brasil é São Paulo(e não o Rio), tem a mesma população de Moscovo, mas é mais rica.

Veja O PIB PPC total de cada cidade no ranking das maiores em 2005:

19 São Paulo Brazil $ 225 billions

25 Moscow Russia $ 181 billions

Portanto é irreal dizer que Moscovo é mais rica.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_cities_by_GDP


O número de brasileiros com internet supera o da Rússia tanto em total como em % também.

5 Brazil 67,510,400 34.4%

9 Russia 38,000,000 27.0%

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_number_of_Internet_users

O nível de urbanização também é muito diferente.

24 Brazil 86% 2008

49 Russia 73% 2008

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Urbanization_by_country


O índice de mortalidade geral por 1.000 habitantes na Rússia é muito maior, estando próxima de países africanos.

18 Russia 16.2

139 Brazil 6.3


Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_death_rate


Sobre qualidade de vida, tem um índice feito por uma revista respeitada, em 2005, com critérios diferentes dos tradicionais e mesmo assim a Rússia não está bem:

39 Brazil

105 Russia

http://en.wikipedia.org/wiki/Quality-of-Life_Index


Em produção científica a Rússia já foi mais importante:

Brasil passa Holanda e Rússia e vira o 13º em produção de artigos científicos no mundo

Da Agência Brasil
O Brasil subiu duas posições no ranking de número de artigos científicos publicados em 2008 e ocupa a 13ª posição. Em 2007, o país estava no 15º lugar, atrás da Holanda e da Rússia, países que foram ultrapassados este ano.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/05/ult105u7991.jhtm


E sobre valor nominal do Pib, a Rússia ainda não superou o Brasil, acredito que não o superará dada a crise estar mais forte nela.

Ranking de 2008:
1 United States 14,204,322
2 Japan 4,909,272
3 China 3,860,039
4 Germany 3,652,824
5 France 2,853,062 a
6 United Kingdom 2,645,593
7 Italy 2,293,008
8 Brazil 1,612,539
9 Russian Federation 1,607,816
10 Spain 1,604,174

Fonte: http://siteresources.worldbank.org/DATASTATISTICS/Resources/GDP.pdf

Poderia colocar outros inúmeros dados que mostram o Brasil não tão mal como você gosta de alardear por aqui.

A Rússia com todas as suas universidades e número de graduados poderia ser um país com níveis europeus de qualidade de vida, criar uma indústria potente, mas desperdiça todo potencial que tem, infelizmente, está ao mesmo nível de países latinoamericanos.

Espero que os demais não entendam-me mal, pois toda vez que venho a ler comentários, o tal anónimo "russo" cisma com o Brasil.

Abraços

Sandra disse...

Palhaçada é um russo dando lição de moral para os brasileiros. Vindo de um inglês, francês, tudo bem...mas de um russo?

faz me o favor

opel disse...

pois é Yossef

Sabe o que o anõnimo russo vai dizer? Que estas estatísticas estão erradas, como sempre!
Porque se estivessem corretas a Rússia estaria na frente em tudo.

anónimo russo disse...

Anónimo disse...

Brasileiro que é brasileiro adora descumprir leis, burlar impostos...

Para falar a verdade, os russos tambem sabem muito bem fazer isso

mas, falar mal do seu país não pode..

Infelizmente, alguns dos russos muito bem o podem. Especialmente aqueles, incitados e estimulados pelos alguns jornalistas ocidentais e os seus donos muito mais sérios. E é esse tipo de gente que logo se torna nos midia ocidentais uns martires, que "clama a verdade da Rússia".

an´ disse...

Yossef disse

os teus dados são atrasados de uns anos, ou como dizer melhor. Vai ver, pelo menos, a Wikipédia.

anónomo russo disse...

anónimo russo, eu queria assinar

Yossef disse...

Caro (a) an´ disse... Os dados são todos de 2008 com os devidos links!

anónimop russo disse...

Sandra disse...
Palhaçada é um russo dando lição de moral para os brasileiros. Vindo de um inglês, francês, tudo bem...mas de um russo?

faz me o favor

Uma das maiores desgraças de voces é essa mesmo, voces acham "um inglês, francês..." superior ao resto do mundo? E onde, então, estão os brasileiros?

anónimo russo disse...

Yossef disse...
Caro (a) an´ disse... Os dados são todos de 2008 com os devidos links!


Enão, amigo, consulte os russófobos daqui, e eles te dão os dados reais.

Anónimo disse...

caro j milhazes o anonimo russo esta a destruir o blog


nao tem como bloquea-lo por ip?


o bons tempos deste blog morreram

lamentavel


nuno

Anónimo disse...

ele nem russo é...é um portugueês frustrado com seu país

Anónimo disse...

"E onde, então, estão os brasileiros?
"

um andar a cima dos russos hehehe

Anónimo disse...

abaixo dos russos só os judeus brasileiros.

Anónimo disse...

o anonimo russo já está com os copos, hehe!

Anónimo disse...

Tem muito culhao do caralho seguidor do ze mil azares por este blog

Anónimo disse...

judeu cabrao e ainda brazuca

que desgraça

anónimo russo disse...

Yossef disse...
Caro (a) an´ disse... Os dados são todos de 2008 com os devidos links!


Caro, consulte o PIB real, isto é, pela paridade de compra (pelo menos)

Anónimo disse...
caro j milhazes o anonimo russo esta a destruir o blog


nao tem como bloquea-lo por ip?


o bons tempos deste blog morreram

lamentavel


nuno


CLARO,
´
È mais facil "bloquear" a todos que não agradam, como já "bloquearam" aos iraquianos, aos jugoslavos etc. Não tem medo de que o próximo "bloqueado" vais ser tu?

anónimo russo disse...

Anónimo disse...
o anonimo russo já está com os copos, hehe!


Podes ficar tranquilo, não estou (se entendi bem a expressão).

Anónimo disse...

os russos não bloqueiam, eles matam mesmo


naõ se iludam, esse anonimo russo não é russo, é um português frustrado. O IP dele não corresponde ao da cidade que ele diz que vive.

opel disse...

anónimo russo disse...

Relaxa, cara. Eu estou descansando apos um dia de trabalho, com um copo de uma boa serveja na mão.



já tá bebendo??? por isso, que tá falando besteira, típico russo bêbado

anónimo russo disse...

Anónimo disse...
os russos não bloqueiam, eles matam mesmo


naõ se iludam, esse anonimo russo não é russo, é um português frustrado. O IP dele não corresponde ao da cidade que ele diz que vive.

Eu sempre fiquei admirado, por que os brasileiros (alguns, pode ser) mentem tão facilmente?, aqui não existe isso.

Anónimo disse...

Os cabroes dos Italos e Mucios estao a desgraçar o blogue

Vao cuidar do vosso pais fodido

an´ disse...

opel disse...
anónimo russo disse...

Relaxa, cara. Eu estou descansando apos um dia de trabalho, com um copo de uma boa serveja na mão.



já tá bebendo??? por isso, que tá falando besteira, típico russo bêbado


Típico brasileiro drogado.

an´ disse...

opel disse...
anónimo russo disse...

Relaxa, cara. Eu estou descansando apos um dia de trabalho, com um copo de uma boa serveja na mão.



já tá bebendo??? por isso, que tá falando besteira, típico russo bêbado


Típico brasileiro drogado.

opel disse...

^^
pois é, russo não mente nunca hehehehe

anónimo russo disse...

Queria assinar, anónimo russo.
Se estas bébado apos dois copos de serveja, o problema é teu, e o Brasil está perdido (hehe)

opel disse...

por acaso eu disse que uso drogas? o único aqui que disse que está bebendo é você...sem noção

Anónimo disse...

é Cerveja, russo burro!!!

anónimo russo disse...

opel disse...
^^
pois é, russo não mente nunca hehehehe

Para falar a sério, mente menos, realmente.

opel disse...

Queria assinar, anónimo russo.
Se estas bébado apos dois copos de serveja, o problema é teu, e o Brasil está perdido (hehe)



Pois é meu caro, não sou tão acostumado a beber rotineiramente como os russos fazem. Os russos são famosos por estarem sempre de "fogo"

Anónimo disse...

russos X brasileiros: o sujo falando do mal-lavado

Joaquim Novaes disse...

caro j milhazes o anonimo russo esta a destruir o blog


nao tem como bloquea-lo por ip?


o bons tempos deste blog morreram

lamentavel ( 2 )



Concordo consigo Nuno !

anónimo russo disse...

Anónimo disse...
é Cerveja, russo burro!!!

Quando começares a escrever russo pelo menos como eu escrevo português, falamos. Boa sorte.
A maior desgraça dos vossos "não-concordantes" e "oposicionistas" que estudam aqui são exatamente as dificuldades com a lingua (eu sei do que falo, podes acreditar)

anónimo russo disse...

Joaquim Novaes disse...
caro j milhazes o anonimo russo esta a destruir o blog


nao tem como bloquea-lo por ip?


o bons tempos deste blog morreram

lamentavel ( 2 )


Estou é a distruir a mentira, burro-2 (desculpa)

Anónimo disse...

Já disse! Esse "anonimo" nem fala russo. Não percam mais tempo com essa figura frustrada.

anónimo russo disse...

Já está tarde aqui, em breve vou descansar.

Repito: se não fosse a tolice de alguns indivíduos aqui, nunca escreveria o que escrevi.

Boa sorte.

Anónimo disse...

foge russo, vai vai

Anónimo disse...

vai lá terminar a tua certeja, nisso vocês são mestres

Anónimo disse...

vai lá terminar a tua cerveja, nisso vocês são mestres

anónimo russo disse...

00:17

Anónimo disse...
vai lá terminar a tua cerveja, nisso vocês são mestres


Somos mestres nisso, igualmente como voces são mestres na pobreza, na droga e na prostituição.
P.S. Não fui eu quem começou.

Tiago disse...

Pois é anonimo russo; Na Rússia não existe pobreza, drogas, mafias, prostituição, alcolismo, falta de direitos humanos, corrupção, separatismo, violencia etc... isso tudo é invenção do Ocidente, a Rússia está melhor que a Noruega e eu sou o Pai Natal... Hehehehehehehehehehe

Anónimo disse...

ninguém tá deixando o anonimo russo dormir hehehe já passa das 3h na cidade que ele diz que vive

Anónimo disse...

o cara já se despediu 4 vezes!!! hahahaha

Pippo disse...

JM, aconselho-o vivamente a apagar 70% das mensagens desta discussão, a começar logo pelas duas primeiras.

Tirando as raras mensagens do Wandard, Sérgio e mais um ou outro, as outras são um autêntico LIXO que não merecem sequer constar como "Comentário eliminado. Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue."

Ab,

Pippo disse...

JM, aconselho-o vivamente a apagar 70% das mensagens desta discussão, a começar logo pelas duas primeiras.

Tirando as raras mensagens do Wandard, Sérgio e mais um ou outro, as outras são um autêntico LIXO que não merecem sequer constar como "Comentário eliminado. Esta mensagem foi removida por um administrador do blogue."

Ab,

anónimo russo disse...

vai pastar, pipo

anónimo russo disse...

Pippo, não fui eu quem essrevi a mensagem anterior. alguem utilizou o meu nome. Que idiota.

an´ disse...

Vou tentar responder ao que não tive tempo de ler ontem.

ÍTALO TAVARES

"Além disso, a Rússia, como responsável pelo GENOCÍDIO DOS UCRANIANOS" parece, que voce não conhece a história, simplesmente.


Anónimo disse...
Resposta: Não é Mucío. É Múcio. Já torço pelo meu país. É por isso que ele vai ultrapassar o seu esse ano em P.I.B; Em breve em indicadores sociais, já que a diferença de renda per capita (11 mil dólares -Brasil- e 14 mil -Rússia-), é um questão de tempo para ser ultrapassada. Em 3 , 4 anos, ultrapassaremos vcs.

Quando ultrapassarem, falaremos. Boa sorte (Nos é que temos ultrapassado voces há uns anos)


"Resposta 2: Errado. O Brasil saiu e caminhou da 15 posição para a NONA economia do mundo. E em 20 anos seremos a QUARTA. Esse ano, vamos ultrapassar a Rússia e nos manteremos muito à frente, já que produzimos mais conhecimento científico, e exportamos muito mais: Aviões, aço, minério de ferro, carvão, máquinas, armamento, têxteis e vestuário, petróleo, cimento, produtos químicos, fertilizantes"

Só palavras, palavras e palavras.

"Já vcs, têm 50% de TODA ECONOMIA LIGADA À MÁFIA."

De onde tiraste essa tolice, "perito"?

anónimo russo disse...

anónimo russo

anónimo russo disse...

PORTANTO, LAVE SUA BOCA, Sr. SILOVIKI.


Ítalo

Lava e fecha a tua boca.

anónimo russo disse...

" Anónimo disse...
ah, anônimo russo (que eu acho que é português) , tratem de aumentar a população!

Vcs estão morrendo!

Em breve irão sumir!!!!!

Será até interessante, já que a sibéria deveria ser dos chineses mesmo..."


Quando morrermos, falaremos. Até então, pode ficar descansado. Nos últimos anos nasce mais crianças aqui.

Mais uma vez me admiro quando vejo alguem, quem, (quase não duvido) nem sabendo falar russo, tenta me explicar, como são as coisas aqui.

anónimo russo disse...

Enfim, não vou gastar o meu tempo mais. O Brasil, por enquanto, está numa cituação pior que a Rússia. Quando conseguirem nos ultrapassar, falaremos. Mais uma coisa. Nós saimos da ruina dos anos 90 e demos um passo gigante para frente. Até o aspecto da minha cidade mudou completamente. E voces, de onde sairam, qual é a razão do vosso atraso? Nós tivemos esse sistema comunista durante 70 anos e só começamos a recuperar. E voces?

Anónimo disse...

Jesus.

Tiago disse...

Anónimo russo; Não existe situação pior que a de um país governado por máfias, com separatismos, crise demográfica, crise económica, expectativa de vida de 65 anos, violações de direitos humanos, altas taxas de mortalidades, dependencia de sector primário e tantos outros problemas que vosso avançadíssimo país tem... Hehehe

Enquanto a Rússia manda cosmonautas pelo espaço o povo está a morrer de alcolismo e crimes violentos, a Sida é a maior da Europa!
Deverias se preocupar com a China... Ela sim logo ameaçará a Rússia... Na região de fronteira há 110 milhões de chineses enquanto na parte asiática de vossa amada pátria existe apenas 29 milhões de russos... Quando os chineses invadirem a Rússia, daqui algumas décadas, é bem provável que a vossa amada pátria precisará de uma ajudinha dos Eua e até mesmo do odiado Brasil.

Anónimo disse...

Não contem é com os europeus para os ir defender, que se desenrasquem sozinhos ou então que recorram aos venezuelanos, iranianos, ou então apelem aos amigos chinesinhos para não serem estraçalhados.

Anónimo disse...

naõ se iludam, esse anonimo russo não é russo, é um português frustrado. O IP dele não corresponde ao da cidade que ele diz que vive.(2)

Esse cara é português, não é Russo.


ÍTALO

Gilberto disse...

Esse Anonimo "Russo"(que de russo nao tem nada), eh um esquisofrenico. haha

Engracado tb ele querendo se passar por brasileiro em algumas postagens, forcando gerundismos mal colocados.... hahaha

Brasileiro conhece postagem de brasileiro, cidadao. Basta meio paragrafo para saber que se trata de um brasileiro escrevendo.

Tente novamente.

anónimo russo disse...

brasil das putas

Anónimo disse...

Aids assola a Rússia

MUNDO

A epidemia, largamente subestimada pelo governo russo, atinge proporções alarmantes e ameaça cortar a população pela metade até 2050

Doenças podem derrubar impérios. Atenas deixou de ser uma potência depois que, enfraquecida por uma epidemia, perdeu a Guerra do Peloponeso. A peste bubônica ajudou a encerrar a forma de civilização que ficou conhecida na História como Idade Média. Agora, a Aids ameaça causar mais estragos à Rússia do que a Revolução Comunista, a Segunda Guerra Mundial ou a derrocada da URSS.

E ninguém na Rússia parece estar prestando a devida atenção. Não há campanhas de prevenção ostensivas, não há política clara de redução de danos, não há um esforço coordenado de prevenção ou tratamento. O governo russo nem sequer sabe ao certo quantos são os doentes. Oficialmente, há cerca de 250 mil infectados por HIV no país. Mais de 80% deles diagnosticados nos últimos três anos, o que já faria da Rússia o país em que a epidemia se alastra com maior rapidez, perdendo apenas para a vizinha Ucrânia. Mas ninguém acredita nesses números. Especialistas internacionais calculam que o número real de portadores do vírus da Aids deve estar entre 1,5 milhão e 2 milhões. Mais de 1,2% da população do país.

Só para efeito de comparação, o Brasil tem 600 mil infectados, ou 0,3% da população.

Os cenários que se desenham a partir dos números russos são assustadores. Estudam-se três possibilidades diferentes. A primeira delas é uma epidemia "leve", que prevê um pico de 2% da população adulta infectada em 2025. Esse cenário se baseia nos números oficiais do governo russo e é excessivamente otimista. Mesmo assim, o impacto é brutal. Pelas contas do governo, a Rússia terá tido 5 milhões de casos de infecção por HIV e 3,4 milhões de mortes pela doença em 2025. Num cenário que aumenta a taxa de infectados para 6%, seriam 8,7 milhões de mortos por Aids em 2025. No pior cenário, as vítimas fatais da epidemia ultrapassariam 12 milhões no ano de 2025.

RÚSSIA, PAÍS DA AIDS.

ÍTALO

A Rússia, que vem perdendo população desde a queda do comunismo, em 1991, veria o número de seus habitantes diminuir drasticamente. Nos piores cálculos do governo, os russos seriam 77 milhões em 2050, uma diminuição de quase 50% em relação aos atuais 143 milhões.

Anónimo disse...

"Nos piores cálculos do governo, os russos seriam 77 milhões em 2050, uma diminuição de quase 50% em relação aos atuais 143 milhões."

77 MILHÕES?


ESTÃO F...


DOEM LOGO A SIBÉRIA À CHINA E O EXTREMO ORIENTE AOS EUA.

FATO.

Anónimo disse...

Acalmem-se os russos não estão a morrer totalmente

Há muitos inastranitis fazendo filhos em boas russas
logo a Russia estará cheia de bastardos como os Usa

MSantos disse...

Caro José Milhazes

Já não vinha cá há uns dias e devo-lhe dizer que a continuar assim, para mim, este blog que noutros tempos e apesar de discordar de muitos posts, era para mim muito interessante pois além das suas informações e opiniões tinha comentadores de alto nível com os quais era sempre salutar e motivante ter respeitosas discussões, a continuar tenho a certeza que os opinadores válidos desaparecem e mesmo os leitores que não participavam mas seguiam atentamente também vão perder o interesse.

Na minha opinião e desculpe o termo, isto já é uma peixaria salvo o devido respeito que as varinas merecem.

Estou totalmente de acordo com o comentário do Pippo e de facto sugeria-lhe que apagasse todos estes extremismos e infantilidades de maneira a cortar com a bandalheira actual.

Obviamente o blog é seu e a decisão será sua.

Abraço
Manuel Santos

Anónimo disse...

Começei a frequêntar o blogue desde agosto de 2008, a alguns meses deixei de ler porque o sr. milhazes censurou os comentários dos leitores Afonso henriques, vicente, luis coimbra, entre muitos outros, sem nunca criticar ou bloquear comentários de provocadores de serviço como o sr. mucio e recentemente uma nova versão de melga de internet, o italo. A postura destes dois individuos foi absolutamnte deploravel e vergonhosa e só veio acabar com discusões extremamente interessantes que li aqui.

No ano passado, este blogue era um dos mais interessantes da blogosfera, guardei muitos artigos porque são preciosos. Muito aprendi aqui, graças a pessoas que já não frequêntam este blogue.

O fenomeno que estamos a assistir é grave, é bullying de internet, o problema aqui e que foi muito grave é que o sr. Milhazes ousou censurar comentários que não eram insultuosos e agora ficaram cá os restos, realizou censura em função de linhas de pensamente que no entender dele eram inoportunas.

alguns comentadores de qualidade como o msantos, pippo, wandard ficaram mas não concordo com eles quando afirmam que a censura deve ser aplicada, so devem ser eliminados comentários de bollying, que por exemplo o Mucio é expert.

Para terminar quero perguntar a esse sr. italo, como é que ele consegue identificar o ip de um leitor, estou curioso, porque sou administrador de redes e queria ser iluminado com a sua sabedoria.
Refira qual o Ip, a classe do ip,o mac adress e a tabela de encaminhamento do router do nosso amigo russo.

bruno.

Anónimo disse...

"Para terminar quero perguntar a esse sr. italo, como é que ele consegue identificar o ip de um leitor, estou curioso, porque sou administrador de redes e queria ser iluminado com a sua sabedoria.
Refira qual o Ip, a classe do ip,o mac adress e a tabela de encaminhamento do router do nosso amigo russo."

Nem vai responder pois essa afirmação revelou o que italo é: um fanático e compulsivo mentiroso

Anónimo disse...

"Nem vai responder pois essa afirmação revelou o que italo é: um fanático e compulsivo mentiroso"

Comunista, eu jamais disse que sabia identificar coisa alguma. Vc deve estar me confundindo com alguém que postou alguma coisa em algum momento.

Ademais, se minhas opiniões não lhe agradam, problema seu.

Vou continuar a dá-las.

Ítalo

Anónimo disse...

Covarde como és nem assinaste mas és tão estúpido que a tua marca está lá.

MENTIROSO

Anónimo disse...

Comunista aqui só se for a tua mãe

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nabucco tem condções de suprir a europa com apenas 5% do gás que ela precisa, não oferece ameaça nenhuma a Rússia, que segundo analises tem 25% de todos os recursos naturais do MUNDO!

Anónimo disse...

que segundo analises tem 25% de todos os recursos naturais do MUNDO!

FONTE...

Anónimo disse...

Exércitos da Rússia e China fazem manobras conjuntas
Hoje Tamanho da letra Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário: Erro no campo Nome, email e comentário
A Rússia e a China começaram, ontem, as manobras militares conjuntas "Missão de Paz-2009", que ocorrem em ambos os países e se estendem até domingo.
O chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, general Nikolai Makarov, e o homólogo chinês, Chen Bingde, assinaram a ordem do começo dos exercícios em cerimónia solene realizada em Khabarovsk, cidade no extremo leste da Rússia.
Os exercícios têm a participação de três mil militares, mais de 300 veículos terrestres e de 40 aviões e helicópteros.
As actividades consistem na simulação de uma operação anti-terrorista conjunta.
A primeira etapa das manobras inclui consultas político-militares, realizadas em Khabarovsk.
Em seguida, há a tomada de decisão sobre o lançamento da "operação anti-terrorista" e, finalmente, os exercícios propriamente ditos, no nordeste da China.
Citado pela "Interfax", o general Makarov declarou que as manobras cumprem uma série de tarefas, como a "criação de um agrupamento militar conjunto” e um estudo da experiência de uma operação anti-terrorista conjunta.
O general Chen frisou que os exercícios militares conjuntos com a Rússia não estão dirigidos contra terceiros países, mas têm como fim contribuir para a “estabilidade na região Ásia-Pacífico”.

anónimo russo disse...

anónimo russo disse...
brasil das putas

22:17

Nunca disse isso. Basta não entrar aqui uns dias, e aparecem mensagens desses. Vou pensar como evitar isso.

Quanto às epidemias míticas da SIDA, ao decrèscimo populacional etc., aconselho os fanáticos a esperarem uns 50 anos. Digo-lhes o que acho cinceramente: na pior hipotese, uma parte da população atual rússa vai ser substituida por imigrantes vindos dos paises vizinhos, onde o nivel de vida è inferior ao nosso. Por ezemplo, li que as autoridades de Moscovo já não sabem o que fazer com os migrantes. Mas esses imigrantes já não vâo ser chineses ou da Àsia central, por que vão obter a mentalidaede e o idioma russos como os coreanos que conheço aqui

LUH3417 disse...

"Eu torço pra que a Europa se livre completamente da dependência do gás e petróleo russo. Além disso, torço para que o ocidente isole ainda mais a Rússia, até que ela se tranforme em um país que tenha eleições limpas, governo responsável, e mentalidade MENOS NAZISTA."

Isto soa-me à política dos países vencedores contra a Alemanha, que rebentou no Nazismo. Isolamento, asfixia economia...É, depois admiram-se. :)

Sérgio:

"Será aos periodos das grandes guerras mundiais, porque se é isso, realmente eramos todos nós Europeus uma grande familia unida."

Estava a ser irónico, certo?
Família unida só mesmo nas batalhas.

PS: Realmente, não percebo porque raio não se limitam a comentar os assuntos e/ou ter discussões sobre História, Política, Economia, blá blá blá, em vez de andarem nesta pseudo-luta do "o meu país é melhor que o teu". Triste. Já não comentava há uns meses e agora percebo a razão.

Anónimo disse...

[url=http://achetercialisgenerique20mg.net/]vente cialis[/url] cialis
[url=http://comprarcialisgenerico10mg.net/]comprar cialis[/url] comprar cialis por internet
[url=http://acquistarecialisgenerico10mg.net/]generico cialis[/url] cialis 20 mg costo
[url=http://kaufencialisgenerika10mg.net/]cialis[/url] generika cialis