quinta-feira, agosto 20, 2009

Cargueiro dirige-se para porto russo de Novorrossisk

O cargueiro Arctic Sea, que foi resgatado pelos militares russos no passado dia 16, dirige-se para Novorrossisk para que as investigações continuem, declarou Anatoli Serdiukov, ministro da Defesa da Rússia, num encontro com Dmitri Medvedev, Presidente russo.
O cargueiro, que desapareceu em finais de Julho, foi recuperado por militares russos no passado domingo, perto do arquipélago de Cabo Verde.
Segundo o ministro da Defesa, 11 membros da tripulação e oito piratas foram transportados para a capital russa.
“Quatro ficaram a bordo, incluindo o capitão, o piloto e o mecânico. O navio está a ser transportado para Novorrossiski, onde irão continuar as investigações”, acrescentou.
A agência Interfax informa que os 11 tripulantes foram transportados para o estabelecimento prisional “Lefortovo” de Moscovo, que depende do Serviço Federal de Segurança da Rússia.
Uma fonte dessa agência russa declarou que os membros da tripulação do cargueiro Arctic Sea só poderão regressar a suas casas depois de provada a sua não participação no desvio do navio.
“Se for determinado, durante a investigação, que os membros da tripulação do cargueiro não estiveram envolvidos no desvio do Arctic Sea, ser-lhes-á permitido regressar a casa”, frisou a fonte.
O canal televisivo Vesti mostrou imagens de uma carrinha que transportava os oito piratas para a mesma prisão.
“O estado físico, moral e psíquico de todos os marinheiros é bom”, lê-se num comunicado publicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
“Em Moscovo manifesta-se reconhecimento às autoridades da República de Cabo Verde pelo apoio concedido à parte russa”, sublinha a diplomacia russa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os nossos comentaristas do FSB é que poderiam esclarecer o assunto. Será que a carga escondida é cuequinhas de mulher? LOL
------------------
A sério: história muito mal parida. Vão ter de se esmerar ou cairão no ridiculo mundial.

Anónimo disse...

Sim, realmente uma "estória" um bocado esquisita.
Bom, onde estão os comentadores do FSB. Teóricos há muitos!
...e a carga afinal era só madeira?
Do que todos estão de acordo é que quem foi responsável por esse acto de pirataria merece levar um aperto do FSB e ser afastado do convívio social por muitos e bons anos no cu do mundo. :-D