terça-feira, agosto 25, 2009

Mas haverá carga suspeita ou não no cargueiro?


Nenhuma carga suspeita foi descoberta a bordo do cargueiro Arctic Sea, desviado por piratas nos finais de Julho com 15 tripulantes russos e descoberto a 16 de Agosto no Oceano Atlântico, anunciou na terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
“Nada foi descoberto de suspeito quando da primeira inspecção a bordo. Um outro controlo será efectuado no porto de escala”, lê-se num comunicado publicado.
Numa entrevista que será publicada na quarta-feira no diário Rossiskaia gazeta, Alexandre Bastrikin, dirigente do Comité de Investigação da Procuradoria-Geral da Rússia,não exclui a posibilidade de o navio transportar não só madeira.
“Precisamente por isso é necessário, sem falta, revistar o navio para que nessa história deixe de haver páginas por esclarecer. Não excluimos a possibilidade de no cargueiro haver não só madeira”, declarou.
“Em parte, também por essa razão foram retidos os membros da tripulação, pois é preciso compreender que eles não estão envolvidos nesses acontecimentos. O navio alegadamente foi desviado duas vezes, mas não entrou em
contacto”, acrescentou Bastrikin.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia informa também que o cargueiro esteve sempre sob uma observação permanente dos organismos competentes.
“É evidente que um barco com 7000 toneladas não se podia ter perdido. O seu itinerário foi sempre acompanhado, as suas coordenadas provinham de numeras fontes, nomeadamente de nossos parceiros europeus”, afirma-se no comunicado.
O MNE da Rússia recorda que o barco foi desviado por oito indivíduos: dois cidadãos da Rússia, um cidadão da Estónia, um da Letónia e quatro apátridas.
Segundo a diplomacia russa, o capitão do Arctic Sea tentou fazer passar o navio por uma embarcação norte-coreana “Cendin-2”, informação que foi desmentida por Pyongyang.
Após constatar essa desinformação, foi decidido fazer uma busca no navio, tendo-se constatado que se tratava do Arctic Sea, acrescenta o MNE russo.
Apenas deixo aqui uma pergunta: se o cargueiro esteve sempre sob o controlo das autoridades russas, porque é que elas foram perguntar à Coreia do Norte se o navio pertencia esse país ou não?
Por enquanto, acho que as autoridades russas estão a gerir muito mal este caso do ponto de vista informativo. Além disso, não entendo a troco de quê a NATO participou em toda esta "estória" muito mal contada...

25 comentários:

Anónimo disse...

Factos precisam-se àcerca deste estranho caso.
Especular é fácil, desinformar ainda mais.
Depois de ouvir muitos palpites sobre a carga gostaria de finalmente saber o que realmente se passou nessse navio.
A única saída parece ser esperar que o navio seja revistado em Novorrossisk, no mar Negro e que as autoridades russas esclareçam o que se passou.
JP

Anónimo disse...

Se a NATO está envolvida, então deve ter sido um roubo de armas por parte da CIA. Os russos sabiam disso e encostaram os americanos à parede.

Nuno disse...

O facto de se encontrar o barco em Cabo Verde abre algumas hipóteses. é possivel que ele se dirigisse para a Guiné Bissau.

Como sabe, a Guiné é actualmente a porta de entrada de tudo o que são traficos (droga, armas,..) nesta parte do continente africano. Portanto, a hipotese de trafico de armas ganha força, sendo a Russia um dos maiores produtores do mundo.

Imagino que Morrer sem estar morto e perder o rasto é o sonho de qualquer individuo envolvido em tráficos internacionais. O Sr. que ressuscitou, ou das duas uma: é um criminoso internacional importante para conseguir essa proeza; é um operacional dos serviços de segurança russos. Estou mais virado para o segundo caso porque não é fácil passar incógnito na Rússia.

Se há trafico de armas, onde é que ele foi arranja-las? Quem as vendeu? Como poderia ter tido acesso a tamanha quantidade sem que o FSB notasse?

Creio que a NATO tera todo o interesse em seguir o caso, de modo a saber qual é o destino das armas.

Uma outra hipótese é que o barco transportaria ajuda humanitária. Talvez receitas de culinária do Goucha..

Salomé Muqueca disse...

Caro Zé,

ainda continuas na Russia? Bolas! A bolsa ainda não acabou? Lembro-me bem de ti, comunista com dentes de aço! Estás cada vez mais parecido com um taliban piedoso.

Anónimo disse...

resposta a salomé muqueca:

pois, mas pelos vistos ele (JM) já saiu da idade-da-pedra, e você parece que ainda não.

Anónimo disse...

Está redondamente enganado anónimo! Qual saiu da idade-da-pedra?
Teve foi olhinhos para tratar da vidinha a tempo. Veja lá Zitinha Vodka-Laranja se não se pisgou na altura exacta. Coitadinha se o não tivesse feito naquela altura, ainda apanhava alguma caqueirada dos destroços do muro e hoje continuava a chamar fascistas a todos na A R. O Magalhães até lhe emprestaram o nome ao computador. O Lino das obras (mal) feitas construiu um deserto, também tem o futuro garantido quando sair do governo vai guardar camelos para a margem Sul.
Isto é tudo gente desenrascada. Se algum dia ainda erguerem o muro vai vê-los todos comodamente de novo instalados à sombra.

PortugueseMan disse...

Além disso, não entendo a troco de quê a NATO participou em toda esta "estória" muito mal contada

Pode ter sido simplesmente a monitorização do navio, em vista a sua localização.

Dado que a Rússia tinha meios relativamento perto para poder agir, deve ter dado indicações de querer resolver o problema, com meios próprios.

Anónimo disse...

Palahaçada!
Os russos mentem decaradamente.
O Ocidente cala.
E o povinho faz-se de parvo.

Jest nas Wielu disse...

off top

Stalin no coração

Nesta semana, em Moscovo, após a restauração foi reaberto o vestíbulo da estação do metro “Kurskaia – Koltsevaya”. A grande novidade é a restauração da frase dourada, que foi eliminada durante a Primavera do Khrushev: “Nos criou Stalin à dedicação do povo, nós inspirou ao trabalho e aos feitios”. As palavras fazem parte da letra do hino soviético estalinista, descartado por Boris Yeltsin e restaurado por Putin.

O actual Director do metropolitano de Moscovo, Dmitri Gaev, entre 08.1982 e 03.1990 era o funcionário do Comité do PCUS da cidade de Moscovo.

Foto:
http://tapirr.livejournal.com/2148721.html

Biografia do Gaev:
http://www.mosmetro.ru/pages/page_0.php?id_page=575

Unknown disse...

//off topic
Russia eyes landmark purchase of French assault ship
http://www.alertnet.org/thenews/newsdesk/LQ91514.htm

Pippo disse...

JM, em troca de quê é que tanto a NATO como a UE estão no Índico a combater a pirataria somali? E quem diz a UE e NATO diz a Rússia, a Índia, a China...?

A segurança dos mares toca a todos, JM.

Ricardo disse...

Parece que de fato o navio transportava algo suspeito, mas claro as autoridades russas vão negar, então fica o dito pel não dito.

Anónimo disse...

resposta a Francisco das 3:27

Quanto a TRATAR DA VIDINHA:

Esqueceu-se de mencionar o maquiavélico marxista-leninista (MRPP) Durao Burroso e uma sua figura de referência, o bonacheirão intelectual e ex-marchista-leninista, Pacheco Pereira.

E os próprios magistrados, que tratam de aplicar a lei, sem terem que se preocupar se a mesma é ou não é justa, não estão eles mesmo, também tratando da vidinha? ;-)
Pois pois, é que os lautos ordenados, demais mordomias extra, prestígio e poder do cargo, são um forte bálsamo, para problemas de consciência, não é verdade? ;-)
A propósito, o "lateiro-bonacheirão" de Oeiras, (Isaltino Morais) que em tempos chegou a ser Delegado do Ministério Público, apanhou 7 anos de prisão efectiva. Disse o advogado dele, em conferência de imprensa, que a justiça em Portugal é muito lenta, e que, com o recurso para o Supremo, ele não só vai continuar na Câmara, como se vai candidatar de novo e caso ganhe, vai cumprir novo mandato, não se prevendo uma decisão do recurso nos próximos 5 anos. Ou seja, vai levar a dele avante. Ainda se vai reformar sem o recurso estar decidido. E pode até suceder que seja "inocentado" e ainda peça uma indemnização ao Estado. Ele diz que gosta e sempre gostou de dinheiro, especialmente em notas vivas. ;-)
PS: eu sou o anónimo do quadro da menina Alexandra. Esta, teve sentença rápida, e desterro prontamente efectuado.
O senhor ainda não me conseguir explicar como é que foi feita justiça com relação à criança.
Eu entendo que o juiz fez uma cagada monumental. E que lhe devia suceder o mesmo que a um militar que faz uma asneira grave (punido e despromovido) um médico que comete grave erro (punido e eventualmente proibido de exercer a profissão) e assim por aí adiante.
VCD

Anónimo disse...

Não viesse agora esta hiena malhada desenterrar cadáveres, para tornar o ambiente mais fétido do que se encontrava.
Se você acha que as leis deste pais não estão à sua vontade faça um código de justiça para si exclusivamente. Ou vá viver para o país das maravilhas.
Se embirra com algumas decisões dos tribunais só tem uma coisa a fazer processe o Estado Português porque tem toda a liberdade para isso e vai corrigir as injustiças que se têm cometido. Faz um excelente serviço de cidadania.
Porque a continuar assim só dá mostras que não passa de um charlatão fala barato, com atitudes cobardes.
Eu também não estou satisfeito e creio que todo o cidadão consciente não pode viver tranquilo com o que tem acontecido no nosso universo judiciário.
Temos mecanismos para contestar e alterar essas falhas ! Agora com imobilismos e choradinhos não vamos a lado nenhum.
Se tem queixinhas a fazer não é mim que as deve apresentar. Porque se é ignorante teimoso e casmurro. Não sabe que tal como existe um código da estrada e outros mais, também existe um código penal que é a bíblia dos profissionais de justiça.
Então se não entende as coisas desse modo, vá para a tasca beber uns copos e não me incomode mais por favor!

Jest nas Wielu disse...

A versão interessante daquilo que aconteceu com “Arctic Sea” foi encontrada no blogue do usuário russo far-west:

1. Um grupo de países da NATO contratou a empresa do tipo "Black Water Worldwide" (agora "Хе Services Worldwide") e o seu departamento europeu "Transworld Management Agency" para efectuar o controlo não oficial do navio "Аrctic Sea", referente às armas ou os seus componentes. A rapaziada apresentou-se aos russos como polícia marítima da Suécia, eles efectuaram o controlo total do navio, da cilha à popa, gravaram o vídeo & fotos da carga, que interessava o Ocidente e saíram (a operação demorou cerca de 12 horas nas águas territoriais da Suécia). Com este gesto, o Ocidente enviou a mensagem clara ao Kremlin, Putin e Medved para não fazerem as porcarias, “pois se for preciso, encontraremos vós em qualquer lado, mesmo no Báltico, mesmo nas águas neutrais”.

2. Shimon Peres, que visitou Medvedev em Sochi, logo após a alegada libertação do "Arctic Sea", pediu “não armar o Irão”.

3. A carga (militar) não foi retirada do navio. Shimon Peres mostrou o vídeo & foto ao Medvedev, na qualidade de “cartão vermelho”. Porque o barco ia a Argélia? Pois lá existe algo do tipo leilão – distribuição. Porque “o ferro” ficou no navio? Foi dada a possibilidade ao Medved de recuperar o “ferro”, foi lhe enviada a mensagem do tipo “fazem o que querem com o vosso ferro, mas no futuro não façam os movimentos bruscos”.

Fonte:
far-west.livejournal.com/298870.html

Acho que essa versão é bastante realista. Claro, pode-se contra-argumentar, do tipo, “um estado soberano vendeu as armas á um outro estado soberano, que não sofre de nenhum embargo do armamento”. Mas a Rússia não quer que G-7 a veja como um completo “maníaco asiático”, Rússia quer manter as aparências de um estado que pertence à civilização europeia e Ocidental (daí o comportamento bem civilizado do Rogozin, que em vez do seu habitual “desprezo”, agradeceu a NATO, etc).

Continua…

Anónimo disse...

E desde quando é que o Faroeste é uma fonte fidedigna?
Essa história está toda mal contada.
A verdade é esta:

Os piratas suecos era Varanguianos que estiveram congelados num glaciar. Quando o gelo derreteu por causa do aquecimento global (originado pelos ensaios nucleares chineses em Lop Nur), os viquingues, cheio de larica, abordaram o Artic Sea à procura de aguardente e arenque. Não tendo encontrado nem um nem outro, piraram-se.

Os pobres coitados dos marinheiros russos, não refeitos da surpresa de verem tipos equipados com espadas e capacetes com cornos a abordar o seu navio, andaram à deriva em estado de choque até chegarem a latitudes mais tropicais. Foi só quando ligaram o rádio e ouviram uma morna cantada pela Cesária Évora que se lembraram que tinham de ir para a Argélia, mas nessa altura já toda a gente andava à sua procura e foram encontrados por um couraçado atómico russo.
Como, inexplicavelmente, ninguém acreditou na sua história, os marinheiros foram levados secretamente para uma prisão no Cazaquistão onde vão ser sujeitos a uma tortura que consiste em ter caniches a lamberem-lhes a sola dos pés até eles confessarem tudo. Se isso não resultar terão de comer gelados da Santinni, importados directamente de Cascais, à sobremesa, e se nem isso resultar serão levados para Porto Galinhas, Brasil, e sofrer o suplício de 15 dias de praia em regime de meia-pensão. Penso que nessa altura eles confessarão tudo.

:)

VCD disse...

Malcriado, ignorante, néscio, falso e falacioso, hipócrita, incoerente, demagogo, inconveniente, em suma ESTÚPIDO!

MALCRIADO PORQUE:
"Não viesse agora esta hiena malhada desenterrar cadáveres, para tornar o ambiente mais fétido do que se encontrava."
COMENTÁRIO: HIENA FEDORENTA É VOCEMESSÊ! E SE ALGUÉM CRIOU CADÁVERES FEDORENTOS, NÃO FUI EU, FOI O SR. MESMO, COM OS SEUS COMENTÁRIOS IDIOTAS E OCOS! É NO QUE DÁ QUEM SE METE A OPINAR SOBRE MATÉRIAS QUE NÃO DOMINA!

IGNORANTE PORQUE:
"Se você acha que as leis deste pais não estão à sua vontade faça um código de justiça para si exclusivamente"
COMENTÁRIO: NÃO EXISTE NENHUM CÓDIGO DE JUSTIÇA, SUA BESTA! EXISTEM, ISSO SIM, VÁRIOS CÓDIGOS, RELACIONADOS COM VÁRIAS ÁREAS DO DIREITO.

OUTRA VEZ IGNORANTE, e NÉSCIO: "Se embirra com algumas decisões dos tribunais só tem uma coisa a fazer processe o Estado". --------------
COMENTÁRIO: NINGUÉM PODE PROCESSAR UM ESTADO COM BASE NA INJUSTIÇA DA LEI!

FALSO E FALACIOSO: "Porque a continuar assim só dá mostras que não passa de um charlatão fala barato, com atitudes cobardes."
COMENTÁRIO: O FALA BARATO É O SR. MESMO, COMO SE PODE VER PELOS SEUS CONSIDERANDOS ACIMA REFERIDOS, e TAMBÉM NO OUTRO QUADRO DA ALEXANDRA, QUOD ERAT DEMONSTRANDUM.

FALSO, HIPÓCRITA, E INCOERENTE: "Eu também não estou satisfeito e creio que todo o cidadão consciente não pode viver tranquilo com o que tem acontecido no nosso universo judiciário."
COMENTÁRIO: VÊ-SE!!! PELA SUA SUBMISSÃO CEGA, NÃO É ISSO QUE SALTA À VISTA, NÃO!

PSEUDO-ESCLARECIDO E DEMAGOGO:
"Temos mecanismos para contestar e alterar essas falhas ! Agora com imobilismos e choradinhos não vamos a lado nenhum."
COMENTÁRIO: QUAIS MECANISMOS?

DUPLAMENTE IGNORANTE, E IDÓLATRA DA LEI: "Porque se é ignorante teimoso e casmurro. Não sabe que tal como existe um código da estrada e outros mais, também existe um código penal que é a bíblia dos profissionais de justiça." -----------------------
COMENTÁRIO: NENHUMA PESSOA COM UM MÍNIMO DE CONHECIMENTOS, E NO SEU PERFEITO JUÍZO, DIRÁ QUE UM CÓDIGO, É UMA BÍBLIA. PARA MAIS O CÓDIGO PENAL QUE NEM SEQUER TEM NADA A VER COM O CASO ALEXANDRA.

ALCOÓLATRA, E INCONVENIENTE":
"Então se não entende as coisas desse modo, vá para a tasca beber uns copos e não me incomode mais por favor!" --------------------
COMENTÁRIO: PARA SUA INFORMAÇÃO, NÃO BEBO UMA GOTA DE ÁLCOOL. E FIQUE A SABER, QUE TENCIONE FICAR POR AQUI A MOER-LHE O JUÍZO, SEMPRE QUE ENTENDER!

COMO VAI REAGIR?
VAI-ME APLICAR O CÓDIGO PENAL, QUE NO SEU ENTENDER É A BÍBLIA DOS PROFISSIONAIS DA JUSTIÇA :) OU VAI-ME APLICAR O CÓDIGO DA ESTRADA?

AINDA ESTÁ POR RESPONDER A MINHA QUESTÃO ANTIGA: DE QUE MODO, FOI O JUIZ, JUSTO PARA COM A ALEXANDRA?

Anónimo disse...

Além de ignorante o senhor é um ordinário!
Aprenda a comportar-se como uma pessoa decente.
Porque estou habituado a discutir com gente civilizada não é com ordinários.
Não preciso usar a sua linguagem porca, como já demonstrei para lhe dizer o que pretendo e fazer-lhe ver que está errado.
O senhor tem a idade que tiver mas está a comportar-se como um verdadeiro garoto mal educado. Por estar protegido atrás de um monitor, não faça uso desses vocábulos conspurcados, porque não está a fazer mais que exibir o seu certificado de má educação.
Não é a mim que está avexar é a si próprio. Eu fiz uso de termos incisivos mas contidos. O senhor mostrou aquilo que é, e o modo como deve viver.
Porque além de não ter a humildade de aceitar a realidade ou parte dela, mostra ser malcriado que ainda é o mais grave.
Se não consome álcool com afirma pelo seu comportamento dá mostras que faz uso de coisas piores.
Modere-se faz favor!

VCD disse...

Não fuja à questão e de uma vez por todas, responda à questão objectiva que venho formulando à muito tempo:

Representa ou não, a sentença do juiz Gouveia Barros, um erro judicial grosseiro e uma gravíssima injustiça com efeitos catastróficos, no tocante à vida e ao destino da Alexandra?

Caso não se retracte, e caso volte mais uma vez a não dar uma resposta, e a contornar a questão com as suas diatribes habituais, só me resta admitir que o que está por detrás da sua posição, que no essencial denota animosidade para com a miúda, é algo do domínio patológico, e que para além disso, e fundamentalmente, o senhor, das duas uma, ou é um ignorante, ou então não tem honestidade intelectual. Ou ambas as coisas, simultaneamente.

Anónimo disse...

A peixarada continua!!!!!

VCD disse...

Obrigado por dar razão ao meu ponto de vista!

- o senhor nunca apresentou aquí nenhum argumento que fundamentasse a sua posição sobre o caso. Nada! Zero! Absolutamente nada em termos de substância! E isso não obstante, patéticamente venha reclamando que, "demonstrou a tudo e a todos". Demonstrou o quê?

- nunca me acusou de nada que o sr. mesmo pudesse sustentar em bases sólidas e concretas.

- nunca fez uma única afirmação (uma sequer), que não tivesse que depois, de uma forma ou de outra, retirar, corrigir, ou maliciosamente tentar emendar.

Por conseguinte, muito obrigado, por ter dado razão ao meu ponto de vista!

Anónimo disse...

Mais do mesmo. E a peixarada não termina!!!!!!

Anónimo disse...

pois não termina, a peixeira de nome francisco continua por aqui ...
pelo menos já dá pra ver que v. deve ser do norte.
será do mesmo ramo de actividade do monstro de guimaraes?
ou será um comuna? Ummm... dá-me ideia que sim, pelo nível intelectual está ao nível do jerónimo de sousa. Bingo?

Anónimo disse...

Costuma dizer-se:
Com quem crianças se deita cagado se levanta! Nada mais certo.

Anónimo disse...

problema seu, não da criança, se você se caga todo, compre fraldas.
Aliás, já tinha dado pra ver que V. é um cagão.
Isso, para além de ser imoral e intelectualmente, desonesto.