sexta-feira, outubro 30, 2009

Gripe A ameaça saúde e política na Ucrânia

O Presidente da Ucrânia, Victor Iuschenko, suspendeu a apresentação do seu programa eleitoral devido à epidemia de gripe A/H1N1 no país, comunicou hoje o serviço de imprensa do partido presidencial Nossa Ucrânia.

“A apresentação do programa eleitoral, marcada para o próximo domingo, 01 de Novembro, fica suspensa devido à epidemia da gripe A/H1N1”, lê-se no comunicado.

Iuschenko é um dos muitos candidatos às eleições presidenciais, marcadas para 17 de Janeiro de 2010.

As autoridades ucranianas decretaram o encerramento das escolas e a suspensão de todas as reuniões públicas durante três semanas devido à gripe A/H1N1, anunciou Iúlia Timochenko, primeira-ministra.

Segundo ela, a quarentena foi decretada em nove regiões ocidentais do país devido ao grande número de casos registados.

“Durante o período de situação especial, todos os estabelecimentos médicos, quer sejam públicos ou privados, estarão sob as ordens do Ministério da Saúde”, frisou ela.

Pelo menos 30 pessoas morreram esta semana devido à epidemia de gripe AH1N! em três regiões do ocidente da Ucrânia, anunciou hoje Vassili Kniazevitch, ministro ucraniano da Saúde.

Este alto nível de mortalidade deve-se ao facto de os médicos não terem sabido determinar operativamente a origem da epidemia, que começou na passada terça-feira. Inicialmente, consideraram que se trata de “pneumonia provocada por vírus”.

Segundo as autoridades sanitárias, o vírus da gripe A H1N1 já infectou 38 mil pessoas, estando internadas 951. A epidemia começou na província de Ternopil e estendeu-se já às de Lvov e Ivano-Frankovsk.


2 comentários:

NB disse...

Parece que a epidemia chegou na hora certa para o candidato Youshchenko..

Jest nas Wielu disse...

Pensa em ucraniano (publicidade de V. Yushchenko):
http://www.youtube.com/
watch?v=hKAQV8d78IE