segunda-feira, outubro 19, 2009

Rússia desperta para direitos dos animais


O circo russo continua a ser um popular espectáculo na Rússia e no mundo, sendo os números com a participação de animais praticamente obrigatórios. O país ainda não tem uma lei nacional de defesa dos animais, mas as vozes de protesto contra os maus tratos são cada vez mais.
O Teatro de Feras “Durova” de Moscovo é daqueles em que os artistas são, na sua esmagadora maioria, animais, sendo, por isso, um dos alvos principais das críticas daqueles que exigem a proibição da exibição de animais.
Em 2007, os defensores dos direitos dos animais passaram a denominá-lo como “Teatro das Selvajarias”. Uma velha elefante foi abandonada num contentor metálico no Inverno, quando a temperatura do ar rondava os dez graus negativos.
“Manter umm animal tropical num contentor metálico com frio na rua significa condená-lo à morte. Trata-se de fascismo, embora isso seja prática comum no circo”, declarou, então, Mikhail Alchinetski, veterinário principal do Jardim Zoológico de Moscovo.
O caso do abandono da elefante deu um forte impulso à causa da proibição da exibição em circos. No passado dia 04 de Outubro, no Dia Mundial da Protecção dos Animais, activistas russos realizaram manifestações junto de vários circos. Em Ufa, capital da Bachíquiria, república da Federação da Rússia, os manifestantes apresentaram-se amarrados por correntes e portando velas acesas em memória dos animais que morreram por culpa do homem.
“Por enquanto, não existe uma lei federal de defesa dos animais, estamos todos com as mãos atadas. Segundo a actual legislação russa, o animal é um objectio inanimado”, declara Konstatin Sabinin, dirigente do Centro de Defesa dos Animais.
“É verdade que se diz que o animal deve ser tratado de forma humana, mas como compreender o humanismo quando se trata de um objecto inanimado?”, pergunta Sabinin.
Em 2000, foi feita a primeira tentativa de aprovar a lei federal “Sobre a defesa dos animais face aos maus tratos” nas duas câmaras do Parlamento russo, mas, por enquanto, não os deputados não passaram da análise em comissões parlamentares especializadas.
“A polícia, a procuradoria, os órgãos de segurança pública atiram as responsabilidades uns para cima dos outros. Tentem obrigar um polícia a impedir um tratamento bárbaro de um pitão ou de um camelo. Diariamente são escritas dezenas de cartas para as procuradorias, mas, na maioria dos casos, os donos-torturadores não são castigados”, declara Ilia Bluvchtein, vice-presidente da sociedade russa de defesa dos animais “Fauna”.
Mas a pressão da opinião pública, nacional e internacional, levam os dirigentes russos a actuar pontualmente. Recentemente, o primeiro-ministro Vladimir Putin apresentou uma proposta de proibição das focas-bebés, o que mereceu um forte elogiogo da actris francesa Brigitte Bardot.
“Senhor primeiro-ministro, Você continua a ser o presidente do meu coração e agradeço-lhe muito por ter ouvido o meu apelo”, declarou a actriz francesa, também conhecida pela luta contra os maus tratos dos animais.

6 comentários:

Luluputina (Liliputina em ucraniano) disse...

É um fofinho o Putin, adora bichinhos.
Concordo tanto com a BB! No meu coração também só há um Presidente.
Tenho pena é que só seja no coração...e que ele não me ocupe o resto...a bem dizer...
ai! ai!
(risos)

Pippo disse...

Quando visitei Nijny Novgorod, ao passar na rua principal da parte velha da cidade, na praça do teatro lá estava o coitado do urso acorrendado, acompanhado de um javali (!).

Quando os animais são bem tratados até aceito que participem em espectáculos (se bem que prefira que eles estejam em liberdade), mas sabendo que as coisas não se passam dessa meneira, talvez fosse necessário acabar com a "tradição circense" e colocar os animais selvagens onde eles pertencem.

Anónimo disse...

NO MEU ENTENDER UM CIRCO SEM ANIMAIS É COMO UM JARDIM SEM FLORES.
DESDE QUE SEJAM BEM TRATADOS.OK!
O QUE ME PARECE É QUE A ANIMAIS QUE É EXPRESSAMENTE PROIBIDO TER, MAS SE PAGAR AO ESTADO, JÁ PODE.

Anónimo disse...

UM CIRCO SEM ANIMAIS É COMO O PARLAMENTO SEM DEPUTADOS. O DEVERTIMENTO JÁ NÃO É A MESMA COISA.

Anónimo disse...

Tenho nojo desse negócio de Circo.


Não passam de centros de torturas pra animais.


Ítalo

Anónimo disse...

Animais são criaturas de Deus também e merecem muito respeito e cuidado. Quem já teve um cocker spaniel sabe muito bem do que falo.
Estamos massacrando animais brutalmente desde os primórdios civilizatórios e precisamos parar com isso.
Eu.