sexta-feira, novembro 06, 2009

Crimes descobertos e por descobrir


Um leitor russo anónimo apontou-me o dedo por não ter reagido tão operativamente quanto necessário à notícia de que as autoridades policiais russas detiveram os alegados assassinos do advogado Stanislav Markelov e da jornalista Anastassia Baburina.

Não me vou justificar, pois, nos últimos tempos, por motivos profissionais, não tenho dado a devida atenção ao blog, pelo que peço desculpa aos meus leitores.

Segundo as autoridades policiais, o advogado e a jornalista foram assassinados, a 29 de Janeiro de 2009, por pessoas ligadas a "grupos nacionalistas".

Gostaria de dizer a este leitor que eu não acusei as autoridades russas de estarem por detrás deste ou de outros assassinatos, mas continuo a defender que têm responsabilidade moral por não esclarecerem até ao fim as autorias dos crimes ou não encontrarem mesmos os autores dos assassinatos.

As autoridades policiais russas também anunciaram que tinham detido os autores do assassinato da jornalista Anna Politkovskaia, mas não conseguiram provar isso em tribunal. Ou seja, além de deter alegados assassinos, é ainda necessário provar que eles realmente cometeram este ou aquele crime.

Se foram detidos os verdadeiros assassinos do advogado e da jornalista, as autoridades policiais estão de parabéns pelo seu trabalho. Mas espero que continuem a investigar os crimes cometidos por grupos fascistas e nazis na Rússia e tomem medidas para acabar com esse tipo de organizações terroristas.

Num país multinacional como a Rússia, a existência de grupos nacionalistas é uma forte ameaça à segurança do Estado e é perigoso fazer de conta de que eles não passam de grupelhos insignificantes.

8 comentários:

anónimo russo disse...

"Gostaria de dizer a este leitor que eu não acusei as autoridades russas de estarem por detrás deste ou de outros assassinatos"

Neste caso eu não me referia ao Sr., mas a alguns outros dos comentadores deste blog.
Mais um esclarecimento: eu não justifico e até não gosto muito da polícia. Mas é que muitas vezes na imprensa estrangeira esses assassinatos são atribuidos a "mão sangrenta do Kremlin" e ligadas à liberdade da imprensa etc e , desta maneira, são utilizados para fazer um verdadeiro monstro da Rússia atual. Mas, parece que na realidade é tudo mais prosáico.

anónimo russo disse...

Por sinal, nem sempre quem é culpado são nacionalistas russos. No caso da Politcovskaya os reus eram tchetchenos. Posso dizer até mais: nas entrevistas os filhos da jornalista diziam que nem tinham dúvidas que os detidos (entre os quais era tambem um russo) eram cúmplices no crime. Outra coisa é que a procuradoria não conseguiu provar a culpa deles num tribunal de jurados, ou como se chama isso.

Gilberto disse...

Qualquer idiota sabe que esses grupelhos de extrema-direita -- fascistas e nazistoides -- possuem articulacoes com as altas esferas de poder, tanto na alta burguesia, quanto na politica -- com deputados digados diretamente a eles. Sem falar nas ligacoes com alguns setores do MID. Nao eh tao facil assim investiga-los e puni-los.

Enquanto a bureguesia os patrocina, o Kremlin acoberta.

O Kremlin os protege sim. 'Discretamente' mas os protege porque eh do interesse.

Politicamente falando, esses grupos sao excelentes para o 'vlast', para quem esta no poder. Desviam o foco dos problemas do pais de quem realmente tem culpa, para os pobres coitados dos imigrantes.

-----

Eh incrivel como esses grupos tem liberdade de atuacao na Russia, possuem carta-branca para meetings, passeatas, manifestacoes, etc... MAs de maneira escadalosa.

Ja grupos de esquerda sao tratados a base da porrada pela policia. Hoje mesmo foi preso o lider do Fronte de Esquerda, na comemorcao do aniversario da Revolucao de Outubro.

Anónimo disse...

Poder judicial autónomo e livre de pressões é em qualquer país condição sine qua non para o controlo de comportamentos violentos ou corruptos. Esperemos que a Rússia faça mais para controlar e punir grupos fascistas e nazis que são até uma ameaça interna pelo apelo ao terrorismo que fazem na Rússia.

anónimo russo disse...

07:36

Gilberto Mucio disse...

"Qualquer idiota sabe que esses grupelhos de extrema-direita -- fascistas e nazistoides -- possuem articulacoes com as altas esferas de poder, tanto na alta burguesia, quanto na politica -- com deputados digados diretamente a eles. Sem falar nas ligacoes com alguns setores do MID. Nao eh tao facil assim investiga-los e puni-los.

Enquanto a bureguesia os patrocina, o Kremlin acoberta.

O Kremlin os protege sim. 'Discretamente' mas os protege porque eh do interesse."

Realmente? Qualquer idiota? Parece que sim. Mas eu de maneira nenhuma posso concordar com isso. Com alguns deputados podem ser ligados, sim, porque há deputados-nacionalistas, mas quanto à afirmação de que Kremlin os ptotege - disparate. Kremlin, pelo contrario, tenta propagandear toleráncia e tem toda a razão para isso, porque senão, isso só prejudicava o estado, onde se fala mais de 53 linguas, segundo eu lembro. Quanto à MNE russo, nem entendo porque voce disse isso. Deve ser uma pessoa muito bem informada para fazer tais declarações, um verdadeiro espião. Mas não parece.

Gilberto disse...

Anonimo Russo,

Tenha um pouco mais de hombridade e encare o problema de frente, homem!

Voce vai ter a cara-de-pau dizer que o Kremlin nao faz vista-grossa para esses grupos nazi-fascistas?

Uma coisa eh no discurso, que Putin, Medvedev faz em nome do pluralismo etnico da Grande Russia 'multi-nacional'. Outra coisa sao as acoes(que acoes?).

O que o poder russo faz para coibir isso? Nada. MAs alem de nao coibirem, ainda incentiva, dando a eles total liberdade de acao, alem de nao investigar os crimes (inclusive homicidios) que eles cometem.

Voce sabia que menos de 5% desses crimes sao punidos? E porque sera que nao? Os bracos politicos desses grupos exercem influencia nas esferas politicas, tem transito no Kremlin, negociam com Edinaya Rossia, etc. Se isso nao eh incentivo, eu nao sei o que eh.

Outra coisa: Esses imbecis nazistoides agem contra a Russia. A Russia so tem a perder disseminando sentimentos xenofobos, contra seus proprios compatriotas... Isso so contribui para disseminar tambem a desuniao, o odio, e o separatismo no pais.

A NATO mesmo deve adorar tudo isso.

Nao me admiraria saber que esses grupelhos sao patrocinados, entre outras coisas, por grupos ocidentais.

anónimo russo disse...

Gilberto Mucio disse...
Anonimo Russo,

"Tenha um pouco mais de hombridade e encare o problema de frente, homem!

Voce vai ter a cara-de-pau dizer que o Kremlin nao faz vista-grossa para esses grupos nazi-fascistas?

Uma coisa eh no discurso, que Putin, Medvedev faz em nome do pluralismo etnico da Grande Russia 'multi-nacional'. Outra coisa sao as acoes(que acoes?).

O que o poder russo faz para coibir isso? Nada. MAs alem de nao coibirem, ainda incentiva, dando a eles total liberdade de acao, alem de nao investigar os crimes (inclusive homicidios) que eles cometem.

Voce sabia que menos de 5% desses crimes sao punidos? E porque sera que nao? Os bracos politicos desses grupos exercem influencia nas esferas politicas, tem transito no Kremlin, negociam com Edinaya Rossia, etc. Se isso nao eh incentivo, eu nao sei o que eh."


Pelos vistos, eu vivo na Rússia há muito mais tempo que você e entendo as coisas um pouco melhor. Assisto televisão russa e outros órgãos da mídia com mais frequéncia. Por isso, posso fazer a conclusão de que o Kremlin nãoi tem nada a ver com isso. Sabe, como se chama o movomento "Naschi" (nossos)? O nóme dele é "o movimento anti-fascista naschi". Sabe, que alguns acusam a administração presidencial de hoje de ser pro-tchetchena demais? Pelo menos viu o programa invormativo "Vesti" ontem num dos 2 canais centrais da televisão russa, noticiário semanal? O tema principal foram os crimes, cometidos pelos racistas. Por isso, quando algum estrangeiro começa a fazer acusações como voce, para mim só há uma explicação: tal pessõa não é muito bem informada.
Alem disso, os meios de comunicação dão muita atenção à investigação dos crimes desse tipo.
Não é segredo para ninguem que, pelos vistos, o sistema policial não é muito eficaz na Rússia, é bastante corrupto etc. Mas mesmo assim, muitos dos assassinos-nacionalistas e racistas estão já detidos.
Resumindo, não vejo nenhuma razão para acusar o estado rússo em dar abrigo aos grupos radicais nacionalistas. Pelo contrário, gasta muitos esforços para combater estas tendéncias e distrair a juventude disto, criando movimentos tipo "naschi". Eu pessoalmente não gosto muito desses movimentos semi-estatais (quer dizer, não gosto de participar e não participo), mas é um exemplo para você. Conhece os slogans daqueles mesmos Naschi e as atividades que eles desenvolveram no passado dia de 4 de novembro? Leia mais a imprensa russa para ficar a par.



"Voce sabia que menos de 5% desses crimes sao punidos? E porque sera que nao? Os bracos politicos desses grupos exercem influencia nas esferas politicas, tem transito no Kremlin, negociam com Edinaya Rossia, etc. Se isso nao eh incentivo, eu nao sei o que eh."

Tambem, queria ouvir provas concretos de tudo isso, nomes etc. E de onde foi que tirou esse número de 5% tambem. A fonte, por favor. Senão, são tudo apenas palavras e opinião pessoal não baseada nos factos.

Jest nas Wielu disse...

2 Gilberto Múcio

/Os bracos politicos desses grupos exercem influencia nas esferas politicas, tem transito no Kremlin, negociam com Edinaya Rossia./

/Nao me admiraria saber que esses grupelhos sao patrocinados, entre outras coisas, por grupos ocidentais. /

Significa isso que JM acredita que EdRo é um “lacaio ocidental”?!! lol

p.s.
Fedor Krashenninikov, o comentador politico compara a Rússia actual com os últimos dias da Rússia czarista: (www.novosti.err.ee/index.php?26173367 e www.novosti.err.ee/index.php?26183729).