terça-feira, novembro 10, 2009

D. Sebastião "desembarca" em Moscovo


Transcrevo em russo, mas antes traduzo para português, uma notícia que pode ter interesse para os lusófonos residentes em Moscovo.

"No dia 12 de Novembro de 2009 realiza-se a estreia do espectáculo "Moloch do Amor". O espectáculo realiza-se no Instituto de Literatura Gorki, que se encontra em Moscovo, Tverskoi bulvar, d.25, auditório Nº3 (entrada pela ul. Bronnaia). Início às 16 horas e 30 minutos.

A peça em verso "Moloch do Amor" foi escrita pela poetisa russa Irina Makarova em 2009 e aborda acontecimentos da História de Portugal do séc. XVI. Ela é dedicada ao Rei Sebastião I, herói de Portugal, e baseia-se em factos históricos.

A peça é levada ao palco por amadores e estudantes do Instituto Literário.

Convidamos a assistyir a este espectáculo que merece, sem dúvida, tornar-se um acontecimento na vida cultural e no intyercâmbio cultural entre a Rússia e Portugal".


"12 ноября 2009г состоится премьера спектакля «Молох любви». Спектакль состоится в помещении Литературного Института имени Горького по адресу: г. Москва, Тверской бульвар д.25, аудитория №3(вход со стороны ул. Бронная). Начало в 16.30.

Пьеса в стихах «Молох любви» написана российской поэтессой Ириной Макаровой в 2009г. и затрагивает события Португальской истории XVI века. Она посвящена национальному герою Португалии королю Себастьяну I и базируется на достоверном историческом материале.
Пьеса поставлена любительскими силами и силами студентов Литературного института.
Приглашаем Вас посетить данное мероприятие, которое, несомненно, заслуживает того, чтобы стать событием в культурной жизни и творческой взаимосвязи между Россией и Португалией".

3 comentários:

Jacob disse...

OS MAIS VELHOS DIZEM QUE ERAM MENOS POBRES NO COMUNISMO!

(El País, 08) Pesquisa do Instituto PEW dos EUA em nove países da Europa do Leste e antigas repúblicas soviéticas. Entrevistas entre 27/08 e 24/09.

1. A pesquisa mostra que em geral os cidadãos do antigo bloco comunista perderam seu entusiasmo inicial pelas ideias de capitalismo e democracia. A maior mudança ocorreu na Ucrânia, onde só 30% aprovam um sistema pluripartidário (em 1991 eram 72%). Na Rússia, entre os que têm 65 anos ou mais só 27% tem uma visão positiva da democracia e economia de mercado. Esse padrão se repete em todos os países analisados com exceção da Alemanha, (parte oriental) na qual a satisfação com as mudanças é generalizada.

2. Os poloneses (47%) e os checos (45%) opinam que sua situação econômica é melhor agora que no comunismo. Os húngaros (72%), ucranianos (62%) e os búlgaros (62%) dizem que a economia de mercado os fez mais pobres.

3. Para 2/3 dos húngaros a liberdade de expressão é muito importante. Mas só 37% dos russos acham o mesmo. 60% dos búlgaros dizem que as eleições secretas/honestas são importantes, frente a 39% dos lituanos. Os russos são os que menos entusiasmo expressam pelos valores democráticos. De outra parte os alemães são os que mais entusiasmo tem, seguidos pelos poloneses e checos.
*
Notícia interessante copiada do ex-blog do Cesar Maia, um político brasileiro que envia e-mails com informações a seus leitores.

MSantos disse...

Nome curioso, pois Moloch é um dos deuses mais demonizantes da antiguidade.

Não sei se terá o mesmo significado.

Os cartagineses demonstravam a sua veneração sacrificando os seus primogénitos ainda crianças, fazendo-os serem engulidos por uma enorme estátua oca em chamas.

Este culto tinha sido herdado dos fenícios.

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

engolidos