terça-feira, março 16, 2010

Lobbying for Saakashvili

Texto enviado pelo leitor Pippo :

"Durante anos apresentado como um ícone da nova democracia pós-soviética e como um “farol da liberdade” pró-ocidental no Cáucaso, a popularidade do presidente georgiano Mikhail Saakashvili junto da Administração norte-americana caiu a pique após a substituição do presidente Bush por Barak Obama e, sobretudo, pelo resultado do relatório da UE sobre o conflito na Ossétia em 2008, o qual apontou a Geórgia e o seu governo com os principais culpados da guerra.
De forma a obviar este problema e voltar a colocar o nome de Saakashvili na agenda, em Janeiro de 2010 o governo de Tbilissi firmou um contrato com o lobby Podesta Group, o qual defende em Washington os interesses de diversos grupos económicos, nomeadamente da banca, indústria farmaceutica e produtores de armas. Desta forma, o nome Saakashvili andará a par de marcas tais como a Lockheed Martin, a Raytheon, a General Dynamics e a Boeing.
De acordo com os documentos depositados junto do Departmento de Justiça, o Podesta Group (PG) fornecerá “lobbying, government relations, public relations and media management services to Georgia and will also arrange for its client meetings with members of Congress and their staff, as well as with executive branch officials.”
O preço cobrado pelo Podesta Group por seis meses de lobbying ronda os 300.000 USD, montante pago pelos contribuintes mas que tem, como principais beneficiários, Mikhail Saakashvili e a sua clientela.
Read moreAparentemente, os trabalhos de consultadoria e lobbying já terão dados os seus frutos. Em Abril, o presidente Saakashvili finalmente encontrar-se-á com o Presidente Barak Obama e a Secretária de Estado Hillary Clinton, bem como outras individualidades relevantes em Washington.
A par do contrato com o Podesta Group, as autoridades georgianas contrataram, também em Janeiro, um outro lobby norte-americano, a Gephardt Government Affairs, cujos laços com o Partido Democrata e a Administração Obama poderão ajudar a pretenção do governo Saakashvili em aderir à NATO.
Para melhorar a imagem do seu presidente junto da Administração norte-americana, os contribuintes georgianos irão pagar à Gephardt Government Affairs a módica quantia anual de 430.000 USD."

24 comentários:

PortugueseMan disse...

Não há muito a fazer na minha opinião.

Os EUA estão com um problema, aquele líder está queimado, mas não existe de momento algo melhor para se apoiar.

Quanto à NATO, por muito que os EUA queiram enfiar certos países na NATO, outros membros da Organização não vão permitir isso.


O que Saakashvili precisa é de manter o apoio americano à sua pessoa e convencer os EUA que as alternativas ainda são piores.

O facto da oposição ter feito uma visita à Rússia não deve ter agradado nada os EUA e muito menos Saakashvili.

Conseguirá Saakashvili apoios para se manter no cargo? até quando? Será que o povo quererá um instável destes por mais tempo?

Só o tempo dirá.

Jest nas Wielu disse...

Todos os Governos rasoáveis fazem o lobbing dos seus interesses nacionais. Uns, como a Geórgia, fazem isso de maneira transparente, outros de maneiras menos claras. A não esquecer, que um dos principais lobistas de Yanukovich é Paul_J._Manafort (http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_J._Manafort), próximo do Partido Republicano.

PortugueseMan disse...

E mais aumentos de gás para a Ucrânia:

Ukraine Owes $700 Million for Russian Gas in April

Ukraine will need to pay Russia $700 million next month for its natural gas consumption in March, 15 percent more than it paid the previous month, Prime Minister Mykola Azarov said.

The gas transfer, which reflects higher volumes as prices are fixed, will coincide with a 6 billion hryvnia ($748 million) obligation to cover domestic debt coming due...


http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601095&sid=a4UpMgFSzF6w

MSantos disse...

Para haver a transparência e a verdadeira democracia que tínhamos noutros tempos, este tipo de tiques e ditas empresas sejam de lobby (na minha opinião apenas um eufemismo para "cunha"), think-tanks modeladores das opiniões públicas ou até de pendor mais económico as empresas privadas de rating em que meia dúzia de executivos sabe-se lá com que interesses se reunem numa sala e aí definem o destino económico de nações terá forçosamente de desaparecer bem como a economia de pendor especulativo que nos levou à crise em que vivemos e que não é só económica diga-se.

Cumpts
Manuel Santos

António disse...

Meu deus, que post mais parolo…para além dos habituais erros ortográficos, não se percebe sequer o seu objectivo, para além do que parece ser uma tentativa infantil de denegrir a imagem de Saakashvili, associando-o ao complexo militar-industrial americano. Só pode ser mesmo isso, porque a parte dos dinheiros faz o pessoal rebolar no chão às gargalhadas: para “beneficiar Saakashvilli e a sua clientela” (sim, porque o lobbying só serve mesmo é para beneficiar membros do governo e seus comparsas) foi gasta a assombrosa quantia de 300.000 dólares, pagos pelos contribuintes, pasme-se!

Ora então vamos lá ver. Atendendo a que o cartaz de 150 m2 "Portug-all" promovido pelo Turismo de Portugal em Moscovo custou na altura, segundo o Zé Milhazes, cerca de 350.000 dólares ao câmbio actual, que uma campanha semestral de crédito à habitação de um qualquer banco português de média dimensão ronda o milhão e meio de euros, que os arménios gastam em lobbying nos EUA todos os anos quantias que rondam os 7 milhões de dólares ou mais, que nos tempos de Gorbachov os soviéticos gastaram 30 milhões em lobbying, tudo leva a crer, segundo a peça, que os georgianos fizeram um excelente negócio. Ainda mais, porque parece que já há resultados...

Os russos fariam melhor em aprender com o exemplo, já que, para lá da Geórgia, cerca de 100 países mantêm lobbies nos Estados Unidos a zelar pelos seus interesses. Provavelmente a culpada será a proverbial incompetência do Kremlin. Tal como escreveu Eugene Ivanov, no website da Strategic Culture Foundation, “Esperar que a administração Obama faça as vezes do inexistente lobby pró-russo, a Rússia mostra, infelizmente, que não entende as regras do jogo de Washington. Os resultados poderão ser decepcionantes”.

António Campos

Felipe Pinheiro disse...

Fugindo um pouco do assunto...

Acho essa institucionalização dos "lobistas" um crime contra a democracia. A prática de lobby é nitidamente de conluio, suborno e corrupção. Isso é uma prova clara que o parlamento dos EUA é um verdadeiro balcão de negócios (obscuros). Na realidade, isso ocorre no mundo todo. O problema é que esse modelo de "democracia" é difundido pela grande mídia internacional (que é subordinada ao grande capital), que aliena as massas, como o modelo ideal, e qualquer governante que a ele se oponha é imediatamente satanizado. O mundo vive em uma grande ditadura, a ditadura do capital, que controla os governos, a mídia, e a economia global.

Pippo disse...

Já cá faltavam as argumentações bacocas...
As grande diferenças entre as campanhas do Governo português na Rússia, ou do lobby arménio nos EUA (pago, em grande parte, pela diáspora), e a campanha lobista do governo georgiano, é que neste último caso falamos de um país com uma economia miserável e de um governo que se lançou numa aventura militar na qual gostaria de ter envolvido a NATO.
E não restam grandes dúvidas que seria Saakashvili o principal beneficiário do negócio. Falho em credibilidade e internamente sujeito às maiores pressões, enquanto a oposição tem crédito junto de Moscovo, Saakashvili simplesmente desapareceu das chancelarias Ocidentais. Por isso, o lobby dificilmente se destinará a beneficiar a Geórgia no seu todo mas tão somente o seu governo e a pessoa do seu presidente o qual, tanto quanto sei, até à mudança na Administração norte-americana, não precisava de qualquer lobby para ser o "menino bonito" da Casa Branca.

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Desculpe, mas o seu comentário é mesmo bacoco (geralmente é muito mais inteligente que isso), pois:

1. Que dados económicos concretos lhe permitem dizer que a economia georgiana é miserável?
2. Que dados concretos permitem dizer que “seria Saakashvili o principal beneficiário do negócio”? Apenas a “forte convicção” sua (e dos seus)?
3. Casa Branca mudou de inquilino, a América está em crise e é claro, que pode ter a tentação de fazer uma negociata com os russos, do tipo toma lá, dá cá. É por isso nos EUA existe o instituto de lobby, para que de maneira legal, as pessoas (organizações, Governos) pudessem valer os seus interesses.
4. Comparem o preço de 1 só Mistral com a campanha da Geórgia e me digam quem aqui é o mais responsável e razoável e quem aqui é o mais belicista.

Zuruspa disse...

Se o comentário sábio e eloquento do Pippo é "bacoco", o do Jest é completamente idiota, porque pöe perguntas à qual toda a gente sabe a resposta...

Jest nas Wielu disse...

2 Zuruspa

1. Depois também vais dizer que “não ofendes ninguém” e que és vítima da minha má educação?

2. Já conseguiste comparar o preço de Mistral com a campanha de PR da Geórgia? Quem gastará mais?

3. National Geographic sobre a Geórgia (imaginem quanto isso custou aos contribuintes daquele país):
http://travel.nationalgeographic.
com/travel/countries/georgia-guide/

Pippo disse...

O curioso é o personagem Jest falar em comentários bacocos quando, sobre o post relativo ao padre Nicolau de Melo (História luso-russa), o seu comentário, bastante relevante e bem a propósito, é sobre o slogan do campo de concentração de Solovki ...

Tem tudo a ver! :O)

Pippo disse...

1. Que dados económicos concretos lhe permitem dizer que a economia georgiana é miserável?

Ranking do PIB.

2. Que dados concretos permitem dizer que “seria Saakashvili o principal beneficiário do negócio”? Apenas a “forte convicção” sua (e dos seus)?

Ele o elemento mais nocivo na actual política georgiana; é responsável pelo isolamento do país; é responsável por uma guerra absurda a qual ele sabia que só poderia ganhar se envolvesse países terceiros... Não é de todo irresponsável adivinhar que as presentes acções, longe de beneficiarem a Geórgia, pretendam apenas manter Saakashvili no poder.

3. Casa Branca mudou de inquilino, a América está em crise e é claro, que pode ter a tentação de fazer uma negociata com os russos, do tipo toma lá, dá cá. É por isso nos EUA existe o instituto de lobby, para que de maneira legal, as pessoas (organizações, Governos) pudessem valer os seus interesses.

Mais valia demitir-se (o que seria até bastante responsável face ao seu historial) e deixar outros assumir o poder. E mais valia gastar esse dinheiro para cair nas boas graças de Moscovo, pois é com Moscovo que Tbilissi tem diferendos.

4. Comparem o preço de 1 só Mistral com a campanha da Geórgia e me digam quem aqui é o mais responsável e razoável e quem aqui é o mais belicista.

Mas a Rússia pode pagar 1 ou 2 Mistral e isso não serve para manter Medvedev no poder, enquanto que o lobby gergiano serve para quê, concretamente? E quanto ao belicismo, o relatório da UE é conclusivo e evidente. Presumo que o tenha lido, ou não?

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Por amor a verdade, Filipe, será que tu não reparaste que no artigo em questão se falava em Solovki (escrito como Solovka)? E para lá que o rei russo mandou o nosso bravo português, apenas por fazer o baptismo católico de uma criança católica…

Será que vocês vão abrir os olhos só e só em Solovki?

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Ok, embora para o tamanho deles e a historia recente nada mal. Se aguentam.

Sim, li o relatório, não o considero muito claro pois diz que “o primeiro tiro foi dado pela Geórgia após os anos de provocações russas”. Alem disso, isso nos leva a nossa velha discussão sobre porque vocês concordam que uns separatistas devem ser “killados nos retretes” e outros devem ser reconhecidos pela Nicarágua e Hezbollah.

MSantos disse...

A Rússia não terá interesse em ir por lobbys americanos pela simples razão que não é um país submisso ou dependente dos EUA. Não seguem as regras do jogo de Washington assim como muitos não entendem as regras do jogo de Moscovo (abstraindo-me mais uma vez de juízos de valor).

E são geralmente os países submissos que vão pelos lobbys pois necessitam de "meter uma cunha para chegar ao patrão" e isso é ilustrativo da natureza nefasta dos tais lobbys.

Se o Pippo, como foi referido, tentou associar Saakchvilli ao complexo militar norte-americano (que até estaria convencido que os conservadores negariam a sua existência) ou tentou denegrir a sua imagem não necessitava pois esta já está denegrida e as associações são incontornáveis.

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

Apenas mais um ponto relativamente a Saakchvilli:

Como qualquer oportunista ou mestre em jogos de cintura, Saakchvilli na sua grande sagacidade já compreendeu que Obama está sob fogo cerrado e não se antevê futuro promissor, como tal vai usar de todos os estratagemas (tal como o presente) de modo a se aguentar no poder o mais possível até a América ter nova liderança conservadora.

E dado que essa mesma facção conservadora está muito extremada, quando regressarem vai ser a doer e aí provavelmente muita gente vai compreender porque foi atribuído o prémio Nobel da Paz a Obama.

Como tal e se souber aguentar, é bem possível que Saakchvilli ainda venha a ter novas vidas e dar muitas dores de cabeça aos russos.

Cumpts
Manuel Santos

Jest nas Wielu disse...

2 MSantos

Claro que Presidente Saakashvili se aguentará até o fim. Lembra o que escreviam os russofílicos deste blogue em Maio de 2009 (altura do falhado golpe do estado)? Davam por certo a caida do Governo georgiano em dias, máximo em semanas. Estamos em Março de 2010 e vimos que Geórgia & Mikheil Saakashvili estão bem firmes nas suas escolhas.

p.s.
Ontem vi na RTPi que os gestores do PT receberam os prémios que variam (salvo erro), entre 1 e 4,5 milhões de Euros. Alguns comentários sobre o fardo a suportar pelos “contribuintes portugueses”?

p.p.s.
Publicidade georgiana na CNN:
http://www.youtube.com/
watch?v=KgumNlEk6D0
http://www.youtube.com/
watch?v=KtBlOuVKSVI

Pippo disse...

"os gestores do PT receberam os prémios que variam entre 1 e 4,5 milhões de Euros. Alguns comentários sobre o fardo a suportar pelos “contribuintes portugueses”?"

Sem dúvida que há comentários! Então não anda a par do que se comenta por cá? Não conheço nem uma pessoa que considere isso um escândalo, sobretudo tendo em conta a média salarial que ronda os 700 euros (a média aritmética, pois a maioria dos salários nem chega aos 700...).

Mas o que é que isso vem ao casop.s.
Ontem vi na RTPi que os gestores do PT receberam os prémios que variam (salvo erro), entre 1 e 4,5 milhões de Euros. Alguns comentários sobre o fardo a suportar pelos “contribuintes portugueses”?

Mas aqui falamos sobre o lobby do Saakashvili, não sobre um eventual lobby do Zeinal Bava ou do Jorge Coelho.

PortugueseMan disse...

Claro que Presidente Saakashvili se aguentará até o fim.

Claro? não sei...

Ontem vi na RTPi que os gestores do PT receberam os prémios que variam (salvo erro), entre 1 e 4,5 milhões de Euros. Alguns comentários sobre o fardo a suportar pelos “contribuintes portugueses”?

E exactamente qual é o fardo que os contribuintes portugueses têm no que respeita a prémios de gestores da PT?

eleuterio disse...

Bonita visão da democracia global, imposta de fora.
E é assim que as coisas funcionam! Gostem ou não, amochem....

MSantos disse...

Uns bandidos, esses russófilos, Jest!

:o)

Abraço
Manuel Santos

Jest nas Wielu disse...

2 MSantos

Bem, bandidos, até se calhar não são, só não sabem & não gostam de pensar. Pois se preocupem com os contribuintes georgianos (que vão pagar o lobby nos EUA) e assobiam para o lado pela sorte dos contribuintes portugueses que vão suportar o custo de prémios de PT (que em parte pertence ao Estado português).

E já agora, sim, a Rússia consegue pagar os Mistral e uns tantos aviões de combate, mas não consegue dar o emprego & condições de vida decentes à uma única Natália Zarubina, nem a sua filha Xaninha. Porque será?

PortugueseMan disse...

...e assobiam para o lado pela sorte dos contribuintes portugueses que vão suportar o custo de prémios de PT (que em parte pertence ao Estado português)...

Explique lá como é que os contribuintes portugueses vão suportar o custo dos prémios da PT.

Pippo disse...

Os prémios dos gestores da PT não são pagos com os lucros da PT?