sábado, maio 15, 2010

Confrontos entre mineiros e polícia devido a acidente na mina Razpadskaia


A polícia de choque russa (OMON) carregou, durante a noite, sobre mineiros que protestavam contra os baixos salários e más condições de segurança na mina Razpadskaia, na Sibéria.
Na noite de 08 para 09 de Maio, uma explosão de gás metano provocou 66 mortos, mais de 100 feridos, encontrando-se 24 mineiros desaparecidos.
Na véspera, mineiros e familiares dos colegas que morreram e desapareceram devido ao acidente reuniram-se na cidade de Kemerovo para protestar contra os baixos salários nas minas, exigir o melhoramento das condições de trabalho e o esclarecimento cabal das causas do acidente na mina.
Os manifestantes cortaram uma via férrea durante várias horas, o que levou as autoridades locais a enviarem a polícia de choque para o local a fim de desbloquear a via.
Segundo fontes policiais citadas pela agência Interfax, os manifestantes lançaram pedras e garrafas contra a polícia, tendo provocando ferimentos em seis agentes. A polícia deteve 28 pessoas.
Aman Tuleev, governador da região de Kemerovo, onde está situada a mina Razpadskaia, declarou ter-se tratado de uma provocação planeada para destabilizar a situação.
“Apenas dois dos 28 detidos trabalham, os restantes não. A juventude foi conscientemente agitada. Foram detidos 13 veículos com bebidas alcoólicas e sandes. Tratou-se de uma ação elaborada ao pormenor”, acrescentou.
As operações de resgaste foram suspensas na mina e foi decidido inundá-la parcialmente a fim de fazer baixar a concentração de metano nos tunéis, desconhecendo-se a data do reinício do trabalho dos socorristas.

16 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Se as autoridades da pátria – mãe procurarem bem-bem mesmo, vão conseguir provar que as bebidas eram georgianas (vinhos tintos e água Borjomi), as sandes ucranianas (com o perigoso toucinho), sem esquecer os mortíferos queijos da Estónia e as sardinhas russófobas da Letónia. Um verdadeiro complot internacional, claro, por cima financiado do estrangeiro.

anónimo russo disse...

Hoje na internet vi comentários de algumas pessoas que dizem viver em Mezdurechensk. Dizem, que há muitas flores na cidade, muitos enterros, mas dizem que os parentes dos mortos não foram bloquear a via, embora algumas pessoas os chamassem, e não participaram em confrontos com a polícia. Não sei se é verdade, mas foi o que li nalguns comentários.


Por outro lado, nalguns citios da internet russa, inclusive nos cites de alguns jornais, sempre os mesmos, logo que ocorre algum acontecimento trágico, surgem ondas de comentários radicais que chamam inclusive à "revolução" etc. E não se sabe se são alguns trolls a repetir as mensagens, ou se são realmente várias pessoas, mesmo que com opiniões radicais.

Jest nas Wielu disse...

Fotos:
http://tapirr.livejournal.com/2403020.html

++
Vídeo (OMON carrega sobre os mineiros russos):
http://www.youtube.com/
watch?v=YO3mfr4uGQI

Video (os mineiros cortaram o caminho-de-ferro):
http://www.youtube.com/
watch?v=uQWU3aWkPWQ

Sergei Korolev disse...

Meus votos de sucesso aos camaradas mineiros

Jest nas Wielu disse...

Mezhdurechensk:

Apelo aberto da União dos Moradores de Kuzbass:
http://alehko.livejournal.com/520973.html

Vídeo:
http://navalny.livejournal.com/460477.html

Comício popular: “somos os escravos naturais sem o direito de palavra. Ganhamos em média 25.000 rublos / 837 USD. Trabalhamos aqui pelo um bocado do pão.”
http://www.youtube.com/
watch?v=SGL0U3xbYiQ

As autoridades fecharam o blogue VKontakte dedicado aos sobre os acontecimentos em Mezhdurechensk:
http://abstract2001.livejournal.
com/1137688.html

Jest nas Wielu disse...

Mezhdurechensk já tem a comunidade no Live Journal (em russo):
http://community.livejournal.
com/mejdurechensk

Pippo disse...

Curioso, Jest, não lhe li ainda nem uma palavra de pesar pelas vítimas. Para si, tudo serve para atacar a Rússia? Tenha decência!

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo 17:29

Curioso, Filipe, também não lhe li ainda nem uma palavra de pesar pelas vítimas. Será que os mineiros de Kuzbass não merecem o seu amor pela mãe – pátria? Tenha decência!

anónimo russo disse...

Essa história com os mineiros, e não só com os mineiros, foi utilizada por alguem com os fins políticos. Porque apareceram de repente várias fontes de informação na internet russa que contavam pormenores cada vez mais "sangrentos" e gritavam cada vez mais histericamente. Já se entende que isso é uma coisa que, parece, tem algo a ver com essa campanha de Dimovski, um policial da provincia que de repente arranjou não se sabe onde o dinheiro suficiente para viajar pelo país "levantando o povo", que obteve de repente o seu cítio na internet (só não me digam que foi ele mesmo quem criou este cítio com as suas próprias mãos, viajando pelo país ao mesmo tempo). E nem sempre é preciso procurar os interessados fora do país, a Rússia tem o seu número, a sua própria quantidade (limitada, graças a deus) de idiotas.

E para aqueles quem utiliza o que aconteceu com os próprios fins politicos, na verdade não-lhes importa nada o destino dos mineiros ou dos seus familiares.

Pippo disse...

Não leu, Afric Dymon? Pois fui eu mesmo o primeiro a falar nisso!!! E fui o primeiro a manifestar o meu pesar!

Pelos vistos, para além de ser insensível, não lê as mensagens que são deixadas neste blog.

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Não li, me desculpe, mas por assim dizer, não é a minha prioridade de ler tudo aquilo que escreve o nosso grande amigo Filipe Martins (especialista em relações internacionais e tudo o resto)…

p.s.
Não sei se é uma boa ideia de citar Dugin nos trabalhos académicos…

Pippo disse...

Pois é, não lê mas deveria ler. Sempre evitava fazer figuras tristes como as que acabou por fazer.

Mas... ainda não lhe li NEM UMA palavra de pesar pelos desgraçados mineiros! E ainda se diz muito humano...

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Como se diz em russo, acho que “confundistes”. De qualquer maneira, espero por o e-mail seu, para o fornecer ao FEMEN.

Rapaz disse, rapaz fez!

Pippo disse...

Dê-me o email delas que eu contacto-as pessoalmente. Até pode ser que combinemos um encontro para os próximos meses. :O)

Mas entretanto, se quiser, pode dar-me o seu, que eu também o contacto :O)

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Ok, caso queiras contactar FEMEN pessoalmente, aqui vem o e-mail da organização:
femen@livejournal.com

além disso, deverás saber usar a ferramenta de comentários no Live Jornal, onde também poderás deixar a sua proposta, decerto generosa:
http://femen.livejournal.com

Caso queiras contactar comigo, usa para o efeito a forma de comentários do meu blogue / LJ (no LJ tens que ser registado para o efeito).

Rapaz disse, rapaz fez!

Pippo disse...

Já está feito!

Obrigado (finalmente um link útil!)

PS - Linda foto a tua, apesar do mau gosto de ter sido tirada numa igreja.