quinta-feira, maio 13, 2010

Lula da Silva em grande na Rússia


Os presidentes da Rússia e do Brasil, Dmitri Medvedev e Lula da Silva, irão discutir, na sexta-feira, questões da cooperação nas esferas do comércio, energia, aviação, bem como assinarão vários documentos, declarou uma fonte do Kremlin às agências russas.
Nas conversações, os chefes de Estado irão dedicar atenção às questões do desenvolvimento das relações bilaterais, nomeadamente à realização de projectos científicos conjuntos de grande envergadura: no complexo agro-industrial, energia (incluindo o átomo civil), indústria espacial e aeronáutica”, precisou a fonte.
Segundo ela, prevê-se a criação de um mecanismo com vista a utilizar as moedas nacionais nas trocas bilaterais.
“O documento mais importante a ser assinado pelos dois presidentes visa estabelecer laços mutuamente vantajosos nas esferas inovadoras com vista à formação de uma aliança tecnológica entre a Rússia e o Brasil”, revelou.
Além disso, irão ser assinados vários acordos no campo da garantia da segurança informativa internacional, da cooperação técnico-científica e da defesa dos direitos de propriedade intelectual na esfera técnico-militar.
“Para a Rússia, o Brasil é um dos parceiros fulcrais na América Latina”, sublinhou a fonte russa.
“Na fase de preparação”, continuou a fonte, “estão uma série de projetos no campo da energia, que prevêem a participação russa na construção de centrais termo- e hidroelétricas no Brasil, e do fabrico de aviões na Rússia (é posível a criação de uma fábrica de montagem de aparelhos brasileiros EMB-145)”, acrescentou.
A gasífera russa Gazprom planeia abrir uma filial no Rio de Janeiro ainda este ano, visando participar na exploração de petróleo e gás no Brasil.
Os presidentes russo e brasileiro pretendem também recuperar terreno no campo das trocas comerciais. Se, entre 2004 e 2008, elas quadriplicaram, de 1,7 para 6,8 mil milhões de dólares, no ano passado, sofreram uma redução de 32 por cento, para 4,6 mil milhões.

16 comentários:

Unknown disse...

Caro Amigo José Milhazes!
Está reunião entre Lula e Medvedev é mais um passo da consolidação da parceria Estratégica de Alto Nível estabelecidas entre as duas nações em 2004.
No Kremelim, deve ser assinado um plano de ação conjunta da Parceria Estratégica, em campos como a Tecnologia Espacial, a tecnologia Aeronaútica, como a montagem de uma Jonit Venture entre a brasileira EMBRAER e um parceiro russo para a montagem dos bem sucedidos EMB-145(que foram produzidas mais de 1.300 unidades para empresas de todo o mundo.)
Discutirar-se também um acordo técnico-militar, no qual vislumbra-se a possibilidade da participação brasileira no Caça de 5ª geração russo-indiano PAK-FA, pelo Brasil.
Deve-se ser assinado acordo de liberalização de passaportes entre os turistas dos dois países.
Em pauta, discutirar-se a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a entrada do Brasil como membro permanente, com o apoio da Rússia.
A petrolífera GAZPROM, tem interesse em constituir uma Jont Venture com a gigante petrolífera Petrobras.
O Brasil foi convidado pela parte russa e tem interesse em participar do projeto Glonass de posicionamento Global.
Um acordo na área agrícola também deve ser assinado.
Ambos os países devem discutir ações conjuntas com vista a efetivar-se o grupo Bric.
A questão Iraniana também deve entrar na pauta de discussões, bem como a utilização por este países da energia nuclear para fins pacíficos e de acordo com o que prevê a AIEA.
Um abraço amigo José Milhazes

HAVOC disse...

Como vocês portugueses falam errado a própria lingua que inventaram.

Primeiro vem o título: Lula da Silva em grande na Rússia. Meu Deus, se fala "Lula em Alta na Rússia"!!!

Como é que pode vocês falarem palavras que eu nunca escutei na vida como "PURGAS" e "LUSAS"... Aqui no Brasil existem as palavras "Pulga" e "Louças", que talvez não se aplicam á estes textos no blog!!!

Eu me racho de tanto rir, com a maneira medieval que vocês escrevem e falam! É tudo errado!!!

quem é bárbaro, quem é? disse...

Liberal, democrata, civilizado, moderno. Se dúvidas houvesse, esta foi a frase do dia, para sempre recordada como "Stalin, Hitler e quejandos não diriam melhor":
“Those who put up resistance need to be wiped out, and there is nothing to be sorry about,” Medvedev said.
Quem se quer dar com isto? Eu não!

PortugueseMan disse...

e do fabrico de aviões na Rússia (é posível a criação de uma fábrica de montagem de aparelhos brasileiros EMB-145)”, acrescentou.

Fabrico na Rússia dos Embraer?? isto é estranho, muito estranho.

O Sukhoi Superjet ataca exactamente o nicho de mercado da Embraer.

A não ser que vá haver novidades no concurso de fornecimento de aviões de combate no Brasil, afinal quem pretende vender ao Brazil é também a Sukhoi.

Unknown disse...

A política externa do Lula envergonha à todos os brasileiros. O coitado do barão do Rio Branco choraria de tristeza ao ver seu Itamaraty humilhar os brasileiros de bem como tem sido feito nos últimos 7 anos.


É por isso que esse adulador de ditadores não conseguirá eleger a sucessora em outubro.


Graças à Deus!

Unknown disse...

ALONE HUNTER, APRENDA A PONTUAR E A USAR A REGÊNCIA E CONCORDÂNCIA DE MODO MAIS SATISFATÓRIO. AÍ SIM,PODERÁS CRITICAR OS PORTUGUESES.


EU JÁ FALEI VÁRIAS VEZES, PENA QUE O MILHAZES NÃO PUBLIQUE:


VC É ANALFABETO FUNCIONAL.

PortugueseMan disse...

E mais um ataque ao dólar, por parte dos BRIC.

...Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva called for closer business and investment ties with Russia on Friday, saying the two BRIC states should use their own currencies for trade, not the dollar...

Se os BRIC, acabarem por decidir esta mudança, o dolar vai ter cada vez mais problemas.

A outra que ainda é mais importante é a decisão de abandonar o dolar nas transações petroliferas.

Qualquer uma delas é muito grave para os EUA. Numa perspectiva americana, dólar não pode perder valor.

Anónimo disse...

Parabéns ao Lula da Silva. Foi eleito um dos líderes mais influentes do mundo pela revista Time, ele com certeza tem seus méritos. Pelo que parece tem feito um excelente governo no Brasil com muitos progressos na área social, graças a uma política que combina aberturas económicas com políticas sociais de foco nos mais pobres.

O facto é que o Brasil começa a ter peso na geopolítica mundial e a Rússia está a buscar bons proveitos nesta relação. Não se sabe se o Su-35 está ou não está em cobiça pelo Brasil (há quem diga que ele corre pelas escondidas no FX) mas creio que os russos darão uma "cartada final" para que o Brasil o compre, em troca ampliariam as cotas de importação de alimentos brasileiros.

Cumprimentos


João Alves

Bremm disse...

O "nosso querido" Lula (quem não é meu e tampouco querido) é sim mais um entreguista, lacaio das multinacionais e dos banqueiros. Ao "dançar conforme a música" ele enche os bolsos dele, dos comparsas e do governo. Dá "bolsa-esmola" ao vagabundos, ao invés de dar educação e saúde. E nós, os que trabalhamos mesmo, deixamos 27% do que ganhamos (fora outros impostos) para deleite dessa corja.

Dima, Vova, Obama, Lula: só mudam o endereços.

Unknown disse...

P/João Alves



Lula não foi eleito pela revista.


Havia um dispositivo de votação pra "eleição" dos mais influentes no site da revista.


O partido dele aqui no Brasil organizou votações maciças por parte dos aduladores desse analfabeto, com muitos deles votando mais de uma vez, para, de modo ARTIFICIAL, forçar a "eleição " do caudilho autoritário à tal posto.


Só estrangeiros ignorantes acreditam que esse cara fez alguma coisa que preste.


Aliás, até fez: Seguiu à risca a política econômica do governo passado. Fez o correto. De resto,no campo social e político, só tentou solapar a democracia e a Constituição. Mas aqui não é a Venezuela, e ele deu com a cara na porta.

p.s: E ontem ele(Lula) acabou de levar uma MULTA PESSOAL de 20 mil reais (uns 11,000 dólares), e seu partido perdeu o direito de fazer ou exibir propaganda política por 6 meses, a partir de janeiro de 2011.

Motivo?

PROPAGANDA POLÍTICA ANTECIPADA COM DINHEIRO PÚBLICO.

Unknown disse...

p.s: Nada contra a busca de negócios, investimentos, ou a luta pela abertura de novos mercados. É assim que os países crescem, se desenvolvem e conquistam relevância.


Nesse ponto, esse governo tem td meu apoio. Tem de buscar aumentar os negócios mesmo. Capitalismo na veia sempre . E quem não quiser, que vá pra Cuba ou Coreia do Norte.


Só que deveria ficar calado pra não terminar de matar os brasileiros de vergonha. Que feche negócios e se abstenha de comentar a política dos países com os quais se relaciona.


Ponto final.

Anónimo disse...

O Brasil nunca teve em alta como esta agora.Tenho orgulho do meu pais.Viva Lula e Dilma Rousseff.

Sergei Korolev disse...

alone hunter,você ja ouviu falar em educação?felizmente sua postura não é compartilhada por todos nos brasileiros.

a.tavares.almeida, Lula é o maior estadista brasileiro de todos os tempos , não é por causa que fulano ou beltrano disseram, é por causa de suas ações e visão geral, percebe-se pelas suas menssagens que você é um costumas consumidor da propaganda "Global" , sugiro que você busque ler mais sobre a politica, a midia e o contexto interno e externo em que o Brasil se encontra,tambem sugiro mais educação com estrangeiros que demostram saber bem mais que você

Sergei Korolev disse...

Para PortugueseMan
"A outra que ainda é mais importante é a decisão de abandonar o dolar nas transações petroliferas"

Otimo ,esta mais do que na hora desse país (e.u.a) começar a ter sua economia minada, parece ser isso o que esta acontecendo
Isso por si so ja seria suficiente para demonstrar o calibre do jogador que Lula é

Sergei Korolev disse...

Para o Bremm

"Dá "bolsa-esmola" ao vagabundos"

Certamente Bremm, você não é um dos milhoes de brasileiros, tão cidadãos quanto você, salvos da inanição,da humilhação, da frustração e do completo desespero que é não ter um centavo para comer
agradeça a deus

Anónimo disse...

Sergei Korolev, quando é que vão desenterrar os ossos dos criminosos terroristas que foram pro inferno nos anos 60-70?



Acho que esses ossos nem os cachorros de rua desse país querem ...

hehehehehe...