sexta-feira, maio 14, 2010

Medvedev e Lula da Silva assinaram vários documentos no campo da cooperação bilateral


Dmitri Medvedev e Lula da Silva, presidentes da Rússia e do Brasil, assinaram vários documentos sobre a cooperação em diferentes esferas.
Depois das conversações no Kremlin, os dirigentes dos dois países assinaram um plano de ações de parceria estratégica, um acordo entre os governos sobre a cooperação no campo da garantia da segurança internacional da informação e comunicações.
Além disso, Medvedev e Lula da Silva concluíram um acordo sobre a proteção mútua da propriedade intelectual no campo da cooperação técnico-militar, bem como o programa de cooperação técnico-científica para 2010-2012.
À margem das conversações, Mikhail Dmitriev, dirigente do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar da Rússia, anunciou que os dois países está a realização conversações com vista ao fornecimento de sistemas de defesa anti-aéreos russos ao Brasil.
Na conferência de imprensa no Kremlin, Lula da Silva considerou que, nos próximos anos, as trocas comerciais anuais entre os dois países deverão chegar aos 10 mil milhões de dólares.
“Para o desenvolvimento das nossas relações é necessário um salto qualitativo, devemos aumentar a quota dos produtos com maior mais-valia e eliminar todas as barreiras”, declarou, acrescentando que para isso é preciso também “a criação de uma linha aérea direta entre os dois países”.
O Presidente brasileiro convidou as empresas russas a participarem na exploração de novos jazigos de gás e petróleo, no desenvolvimento da construção naval e das vias de comunicação no seu país.
Dmitri Medvedev anunciou que o Brasil poderá aderir ao GLONASS, sistema de navegação universial por satélite que pertende concorrer com o GPS norte-americano.
Os dois dirigentes informaram também que, a partir de 07 de Junho, deixará de existir o sistema de vistos de entrada para russos e brasileiros.

4 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Sem dúvida, um passo muito importante na relação entre os dois países. Brasil e Rússia só tem a ganhar se ampliarem e aprofundarem as suas relações: Os dois nutrem demandas parecidas e não concorrem entre si. O Brasil precisa reconstruir suas forças armadas - não apenas como material bélico, mas aí é outra história - e a Rússia tem uma indústria bélica respeitável - creio que esse encontro sela a discussão do temor russo de que a indústria brasileira clonaria a tecnologica russa caso fizessem alguma aliança, o Brasil não é a China. O campo aeroespacial também é uma área particularmente importante. Por outro lado, o Brasil tem riquezas naturais e uma produção agrícola poderosa, além de ter instituições democráticas mais fortes. Em suma, o intercâmbio aqui é muito positivo para os dois lados; da muito bem-sucedida política de relações exteriores do Governo Lula não haveria de se esperar algo diferente, de Moscou, é muito bom ver que as lideranças russas estão, lentamente, aprendendo a ser mais pragmáticas e ter os pés mais no chão.

Bremm disse...

Aguardei por dois anos para que entrasse em vigor o sistema de isenção de vistos entre Brasil e Rússia. Curiosamente, o mesmo acordo, entre Rússia e Argentina, passou a vigorar no ano passado (bem na época do BOOM da gripe H1N1).

O curioso é que Brasil e Argentina deram início aos acordos ao mesmo tempo, e a segunda, concluiu 12 meses antes. Eis a prova cabal de que no Brasil as coisas para facilitar a vida do cidadão não funcionam tão rápido quanto deveriam.

A mim agora é um alívio. Pois antes, para solicitar o visto, tinha que viajar 1200km de Porto Alegre a São Paulo. Isto porque o consulado russo não aceita o envio dos documentos pelo correio. Quando muito, eles fazem o favor de remeter o passaporte após o processo encerrado.

Sergei Korolev disse...

"é muito bom ver que as lideranças russas estão, lentamente, aprendendo a ser mais pragmáticas e ter os pés mais no chão."
E verdade hugo, é verdade.....

Sergei Korolev disse...

"presidentes da Rússia e do Brasil, assinaram vários documentos sobre a cooperação em diferentes esferas"
apesar de ser especificado no texto que são sistemas anti-aereos(tor-m1?)
eu fico me perguntando se não haveria uma clausula secreta em relação ao PAK-FA?

"Além disso, Medvedev e Lula da Silva concluíram um acordo sobre a proteção mútua da propriedade intelectual no campo da cooperação técnico-militar, bem como o programa de cooperação técnico-científica para 2010-2012."

diabos....minha imaginação vai a mil desse jeito

"Dmitri Medvedev anunciou que o Brasil poderá aderir ao GLONASS"

e isso ae Lula, você é o cara, todas as medidas tomadas para que nos afastemos da influência Yankee são sempre demostração de visão, pois o unico país que pode ser considerado uma ameça ao Brasil é sem duvida os E.U.A