segunda-feira, junho 14, 2010

Presidente russo considera situação intolerável e exige tomada de medidas duras




O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, considerou hoje a situação no Quirguistão “intolerável” e “extremamente perigosa” para a região, tendo os confrontos provocado pelo menos 124 mortos e mais de 1500 feridos.
“A situação atual no Quirguistão é intolerável, as pessoas morrem, o sangue corre, têm lugar desordens étnicas. Isto é extremamente perigoso para a região e, por isso, é preciso fazer tudo para impedir semelhantes ações, em conformidade com a lei, mas de forma dura”, frisou ele num encontro com Nikolai Bordiuja, secretário-geral da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, e Nikolai Patruchev, chefe do Conselho de Segurança da Rússia.
“Claro que é preciso ajudá-los para conseguirem resolver os problemas. Vocês, representantes dos países da OTCS, elaboraram medidas de reação e propostas. Agora, os chefes dos Estados devem reagir. Se for necessário, participarei nisso. Compreendemos que se trata de uma questão de prática. Se tudo isso conduzir ao restabelecimento da ordem, ficaremos por aqui”, acrescentou.
“Mas se as desordens continuarem, deverá ser convocada uma nova reunião de representantes da OTSC e, se necessário, uma cimeira extraordinária de chefes de Estado”, concluiu.
Nikolai Bordiuja informou o dirigente russo que foi proposta ajuda concreta às forças de segurança quirguizes.
“Essas forças são hoje suficientes, mas há falta de equipamentos, helicópteros, meios de transporte terrestres e até combustível”, declarou.
Segundo ele, esses fornecimentos, se forem feitos a tempo, com urgência, “o plano de restabelecimento da ordem resultará”.
“Mas propomos um conjunto de medidas, até à concessão de ajuda na detenção e julgamento dos organizadores das desordens. Também iremos trabalhar com vista a informar a população”, frisou.
Além da Rússia, essa organização reúne a Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, estando os últimos quatro países situados na Ásia Central.

5 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Quirguistão: desastre fabricado na Rússia

O jornalista e blogueiro Daniel Greenfield acusa a Rússia de estar por detrás do recente golpe do estado em Quirguistão, que derrubou o presidente Bakiev, após a Revolução de Tulipas. Na visão do Daniel Greenfield, Kremlin usou (e usa) os separatistas da província de Osh, para neutralizar os apoiantes quirguizes de Bakiev.

Ler mais:
http://www.eurasiareview.com/201006143169/
a-russian-made-disaster-in-kyrgyzstan.html (em inglês)

http://www.inosmi.ru/middle_asia/
20100615/160605452.html (em russo)

Pippo disse...

Segundo esse blogueiro, como é que os russos conseguiram usar o Kadyrjan Batyrov? Ele limita-se a dizer que o "usaram", mas não diz quando ou como é que se iniciou esse acordo de procuração.

E já agora, se o golpe de estado foi protagonizado sem o recurso aos separatistas uzbeques, de onde é que vem essa ideia de que Moscovo usou o separatismo uzebeque para depor Bakiyev?

Por fim, o país só foi posto a ferro e fogo depois do golpe de estado. Até então os separatistas mantinham quietinhos.

Será que não terao sido os uzebeques e quiguizes a envolveram-se naturalmente em confrontos, dado que a tensão já vinham de longe, e o governo actual está meramente a tentar reagir?
E será que o facto dos quiguizes daquela região serem apoiantes de Bakiyev não é apenas uma coincidência, uma vez que o factor principal é o eles serem quiguizes (questão nacional)?

Esse artigo tem muitas acusações fortes mas apresenta lacunas gritantes e nenhumas provas para as alegações.

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Os greenfieldes sempre sabem coisas sobre os acontecimentos lol lol
Êxodo dos uzbeques étnicos do Quirguistão (não aconselhável aos menores)
http://www.youtube.com/watch?v=
YBFgAES2Ovk&feature=player_embedded

Pippo disse...

Pois, estou a ver que sabem... ou que dizem que sabem... pelo menos semeiam informações nos seus campos verdejantes :O)

Jest nas Wielu disse...

2 Pippo

Que também não é nada mal…
http://videonews-ua.livejournal.com/
638321.html