sexta-feira, julho 30, 2010


Recebi uma mensagem do violinista russo Alexei Tolpygo, que trabalha e reside em Portugal. Coloco ao juízo dos leitores este projecto, podendo ouvir uma das canções do projecto em:  http://www.sendspace.com/file/q3yob1
 
Projecto Rebirth – Gravação do CD
 
            Trata-se de um projecto original da autoria de Alexêi Tolpygo. Um trabalho musical em que são tomadas por base obras poéticas escritas entre os séculos onze e treze. Entre elas incluem-se dois poemas do Rei D. Dinis no idioma daquela época, denominado de Galaico-Português. Todas as músicas são originais e compostas num estilo que combina características do Rock Sinfónico com alguns aspectos familiares da música contemporânea erudita. As músicas serão cantadas por um contratenor, cujo papel será aqui entregue à magnífica voz de Terry Barber, um nome prestigiado do canto lírico internacional que também se tem dedicado a projectos mais próximos da música ligeira. 
            Não se pretende fazer uma tentativa de reprodução histórico musical da época mas sim construir a partir de tais referências uma nova dimensão criativa. No entanto, nem por isso deixa de assumir o seu interesse naquilo que se refere à manutenção e preservação da cultura medieval Portuguesa e da Galiza. A poesia em questão quase caiu em desuso, o Galaico-Português extinguiu-se do panorama linguístico dos últimos séculos. Trata-se aqui de valorizar esta ligação histórica entre Portugal e Espanha. 
Finalidades
Gravação de um CD e sua consequente promoção (ex: eventuais concertos). Através deste projecto ambicionamos ser um valor acrescentado, por um lado, à música pop-rock, e por outro, valorizar a poesia quase esquecida dando-lhe outra vida. 
Como target principal teremos um público que se revê nas tradições da época dos anos 70 - 80, com especial interesse e gosto musical por um rock alternativo. Através deste projecto ambicionamos colmatar a falta de continuidade das experiências musicais daquela época.

Características, necessidades, procura ou problemática que se pretende cobrir com o projecto

Recuperação de um património histórico linguístico importante para Portugal bem como para a região da Galiza, através de uma abordagem musical disruptiva com as tradicionais fórmulas de aproximação a uma fiel reprodução musical histórica. 
Música Rock com alguns aspectos familiares da música erudita contemporânea, fusão da sonoridade maioritariamente electrónica com a voz clássica. Os recursos musicais aplicados em cada canção são baseados no tema de cada texto. É, por isso, propositadamente poli-estilístico, pois abrange desde o Rock'n'Roll a uma paródia modal de estilo Techno, passando pela música atonal e até serial. Uma particularidade especial - os solos em algumas das canções são tocados pelo autor no violino eléctrico com uma sonoridade pouco vulgar graças à utilização de processadores de efeitos e uma maneira de tocar muito singular.
A música composta está pré-gravada em forma de maquetes, na sua maioria com os arranjos feitos, posteriormente serão efectuados os arranjos finais.
 
 
Conteúdo

O projecto/CD contém quinze canções, das quais treze têm letras em Galaico-Português, uma - em Castelhano Arcaico (poesia trovadoresca), e uma canção que apesar de não estar directamente ligada com o tema (sobre o poema de Almeida Garrett "Os Cinco Sentidos") mas no entanto continua a mesma linguagem musical. Este tema é por assim dizer um "bonus track".

Duração aproximada do álbum - 63 minutos.

Grau de inovação ou carácter experimental do projecto

Combinação da sonoridade pop-rock electrónica com a voz lírica do contratenor. Utilização da poesia trovadoresca do período medieval. Não se pretende recriar a música da época, antes pelo contrário, criar um novo estilo. Podem-se citar aqui as palavras do grande compositor Serguéi Prokôfiev ao escrever a sua Primeira Sinfonia ("Clássica"): "se o Josef Haydn vivesse agora, escrevia assim."
Se os Martin Codax, D.Dinis, Nuno Fernandez Torneol, estivessem vivos agora, provavelmente utilizariam sintetizadores e guitarras eléctricas."
 

Sem comentários: