domingo, agosto 22, 2010

Blog dos leitores (O Submarino e o Estadista)



   Texto enviado pelo leitor António Campos: 

"O décimo aniversário da tragédia do submarino Kursk foi assinalado neste blog por um post do José Milhazes, no qual referia o receio dos familiares das vítimas de que estas caíssem no esquecimento. Tal como foi mencionado, os membros da família não foram na ocasião contactados por nenhum membro do ministério da defesa nem da marinha, o que passou a mensagem de que afinal, para o estado, as vidas das vítimas não eram assim tão importantes.

No entanto, à peça passou despercebido um pormenor que não é negligenciável, por revelador: segundo o Moscow Times, apesar das diversas cerimónias em vários pontos do país destinadas a relembrar o acontecimento, nem Putin nem Medvedev disseram publicamente uma palavra que fosse acerca do mesmo.

Esta postura repugnante e totalmente indigna de um estadista é tanto mais bizarra quando pensamos que Putin, enquanto presidente na altura do acidente, é o responsável último pela forma incompetente como a crise foi gerida. No fim de contas, aqueles homens morreram a servir o sacrossanto estado que Putin coloca acima de tudo e todos, e que foi, em última análise responsável pela sua morte, falhando por lhes ter colocado nas mãos equipamento instável, defeituoso e deficientemente mantido, e depois, por ter deitado por terra todas as esperanças do salvamento dos sobreviventes, por culpa de uma gestão de crise com contornos absurdamente soviéticos.

Terá o silêncio de Putin o objectivo de evitar chamar a atenção do público sobre as suas responsabilidades? Ou é pura e simplesmente a sua evidente convicção de que é dever do povo sacrificar-se pelo estado, suportar seja o que for que dele venha e não esperar rigorosamente nada em troca? Nem tão pouco honrar quem morreu a servi-lo?

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Comício – concerto em defesa do Bosque de Khimki:
http://drugoi.livejournal.com/3337788.html
http://drugoi.livejournal.com/3338007.html
http://ed-glezin.livejournal.com/194982.html
http://tapirr.livejournal.com/2556464.html

A polícia moscovita avalia o número de participantes em 100 pessoas (SIC!!!)