domingo, agosto 29, 2010

Cosmodrómo russo entrará em funcionamento em 2018 no Extremo Oriente





A Rússia começará a lançar todas as suas naves espaciais pilotadas a partir do Cosmódromo Vostotchni em 2018, anunciou, no sábado, Serguei Ivanov, vice-primeiro-ministro do Governo russo.
Ivanov comentava assim as palavras do primeiro-ministro Vladimir Putin que defendeu, numa reunião realizada no local onde irá nascer o novo centro espacial, na região do Amur, no Extremo Oriente russo, a construção de um novo cosmódromo.
“Em 2005, começámos a falar da necessidade de construir esse cosmódromo. Depois da desintegração da União Soviética, o cosmódromo de Baikanur ficou no território do Cazaquistão amigo”, declarou Putin.
Segundo Ivanov, a primeira rampa de lançamento de naves de carga para o Espaço começará a funcionar em 2015.
O novo cosmódromo está ser construído num local onde antes se encontrava uma base das Tropas de Mísseis Estratégicos do Ministério da Defesa da Rússia.
“Este lugar foi escolhido porque ao lado passa o caminho de ferro Transiberiano, está a ser construída a auto-estrada Tchita-Khabarovsk e corre o rio Amur”, precisou Ivanov.
Vladimir Putin sublinhou que a construção do novo cosmodrómo contribuirá para o desenvolvimento do Extremo Oriente russo, região pouco povoada, mas com grandes potencialidades e recursos naturais.
“A construção do novo cosmódromo contribuirá para que a Rússia se reafirme como potência espacial e contribuirá para o desenvolvimento do Extremo Oriente”, frisou o primeiro-ministro.
A primeira etapa dos trabalhos irá custar cerca de 500 milhões de euros e ,durante a qual, serão construídas infraestruturas e uma cidade com uma população de 30 a 40 mil habitantes.

8 comentários:

PortugueseMan disse...

É muito interessante. A ver se conseguem ter na data prevista. Esta é também uma àrea onde a Rússia não pode deixar de investir.

Há aqui muito trabalho e muita necessidade de mão de obra qualificada. É know how que a Rússia não pode perder e não pode estar dependente de uma base em território estrangeiro.

Jest nas Wielu disse...

Vejo uma enorme semelhança com os projectos dos anos 1940-1960 de Grande Transformação da Natureza (http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Plan_for_the_Transformation_of_Nature), que pretendiam, entre outra coisa, investir na viragem dos rios siberianos para o Oceano Árctico ou advogaram o uso da água dos rios Amu Darya / Syr Darya para irrigação, acção que matou o Mar Aral:
http://en.wikipedia.org/wiki/Aral_Sea

Jest nas Wielu disse...

Putin e a sua viagem ao bordo de Lada:
http://drugoi.livejournal.com/3346217.html

p.s.
Anedota temático:

Auto VAZ apresenta o seu primeiro 4x4 chamado “Lada Problema”…

MSantos disse...

Apesar de já não ter acesso a grandes somas como tinha outrora, o programa espacial russo continua a ter grande dinamismo e é o nº 1 a nível mundial.

Estão já em desenvolvimento a nova geração de naves de transporte que substituirá a dupla SOYUZ/PROGRESS e também uma nova geração de foguetões lançadores como é o caso da família ANGARA e RUS-M.

Faltará apenas um lançador peso pesado da classe do ENERGIA ou do americano SATURN V.

Mais do que isso, é já uma indústria geradora de receita, como tal a Rússia não poderá descurar e terá que trabalhar para estar na vanguarda.

Sobre o novo centro espacial de Vostochny:

http://www.russianspaceweb.com/svobodny.html

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

Projeto estratégico!

Pippo disse...

É um processo de desenvolvimento interessante, que poderá não só dinamizar uma região estratégica como irá aproveitar as inúmeras sinergias que existem de momento no território russo.
Outra nota positiva é o aproveitamento civil de antigas instalações militares, de utilização semelhante, com bastantes vias de acesso (mais sinergias).
Haja ordem e dinheiro e a Rússia conseguirá atingir os seus objectivos. Esperemos bem que sim.

Anónimo disse...

"o programa espacial russo continua a ter grande dinamismo e é o nº 1 a nível mundial."

Msantos e a sua adoração por tudo o que é russo e vermelho.

Anónimo disse...

É a prova de que os RUSSOS saíram da miséria diretamente para prosperidade, eles querem mesmo que a MÃE RÚSSIA seja um país desenvolvido de verdade, ao lado dos demais membros dos BRICS - BRASIL, ÍNDIA, CHINA e ÁFRICA DO SUL. Eles não faltam dinheiro, pelo contrário, eles têm dinheiro até de sobra para os seus empreendimentos!!! VIVA A MÃE RÚSSIA!!!!!!!