terça-feira, agosto 24, 2010

Integração na Europa continua a ser tarefa prioritária da Ucrânia



O Presidente da Ucrânia, Victor Ianukovitch, declarou que a integração europeia é o vetor prioritário do desenvolvimento do país.
“A integração europeia continua a ser a direção prioritária da Ucrânia”, declarou Ianukovitch ao discursar no Dia da Independência da Ucrânia.
Ianukovitch espera que a cimeira Ucrânia-UE, que se realizará no outono, constituirá um passo significativo na via da integração europeia do seu país.
O Presidente sublinhou que o alto nível de relações entre a Ucrânia e a Rússia não dificulta a integração europeia do seu país, mas contribui para ela.
“Nós elevámos ao mais alto nível também as relações com os Estados Unidos”, acrescentou.
Victor Ianukovitch defendeu também a necessidade de realização da revisão constitucional.
“Vejo a Ucrânia como um Estado com um sistema político estável e estou pronto a apresentar a fórmula”, disse ele, e acrescentou: “Um Presidente forte com alavancas práticas de coordenação e controlo da realização das questões fulcrais das reformas e da política estratégica do Estado”.
“É necessário, continuou ele, um parlamento competente e politicamente estruturado, com uma forte coligação e uma influente oposição. Um poder exceutivo responsável e profissional, onde não haja ministros intocáveis”.
Segundo Ianukovitch, “é preciso também poderes locais economicamente sólidos e responsáveis perante as comunidades”.
“Semelhante sistema político deve começar a funcionar o mais depressa possível e para isso devemos, todos juntos, aperfeiçoar a Constituição”, frisou.
Ianukovitch quer que a Rada Suprema (Parlamento) funcione até 2015 e quer que o mandato de Presidente aumente de quatro para sete anos.
O dirigente ucraniano avisou igualmente que as reformas irão exercer sacrifícios, concluindo que: “o seu efeito real pode revelar-se apenas muito tempo depois”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejam estas fotos sobre o tema da Ucrânia:

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1647827&seccao=Europa

Jest nas Wielu disse...

Ucrânia rural em 1960

Hoje gostaria de compartilhar convosco as belas fotos da Ucrânia rural dos anos 1960, tirados pelo médico veterinário ucraniano, Viktor Kovalyushko (1938 – 2000).

Ucrânia dos anos 1960 em preto-e-branco:
http://olena-nekora.livejournal.com/93207.html
http://olena-nekora.livejournal.com/91314.html
http://olena-nekora.livejournal.com/91452.html