quinta-feira, agosto 26, 2010

Nem Amnistia Internacional, nem Greenpeace escapam!


A polícia da capital russa deteve dois voluntários da Aministia Internacional e impediu a exibição de cartazes informativos dessa organização não governamental, bem como da Greenpeace da Rússia e The One Campaign (fundação internacional da luta contra a SIDA), durante o concerto dos U2.
O grupo de rock irlandês realizou, na quarta-feira à noite, um concerto no Estádio Lujniki de Moscovo com lotação esgotada, tendo assistido mais de 60 mil espetadores.
Os agentes policiais alegaram que os voluntários tinham organizado um piquete não autorizado antes do concerto.
Estas ações da polícia provocaram os protestos da administração do grupo de rock U2, porque tudo tinha sido acordado antes do espetáculo, incluindo a distribuição de informação sobre essas organizações.
Na terça-feira, Bono, o vocalista da banda, encontrou-se com Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, com quem abordou o problema do combate à SIDA.
A oposição russa enviou uma carta a Bono onde considera que “na Rússia, a censura policial se alargou à música rock e à ecologia”.
“Os músicos são presos e ameaçados pelo conteúdo das suas canções, os ecólogos sofrem pressão repressiva inadequada contra a sua atividade não violenta”, lê-se na missiva.
O cantor lamentou ter recebido a carta depois do encontro com Medvedev e, ontem, antes do concerto, encontrou-se com Mikhail Gorbatchov, antigo Presidente soviético, com os jornalistas do jornal “Novaya Gazeta”, onde trabalhou Anna Politkovskaia, assassinada em 2007 em condições até agora pouco esclarecidas.
Além disso, Bono, para descontentamento do Kremlin, encontrou-se com o crítico musical Artiom Troitski e o conhecido cantor de rock russo Iúri Chevtchuk, dois dos assinantes da carta de protesto.
“Soubemos da vossa carta quando estavamos a regressar de Sotchi, onde me encontrei com o Presidente. Se Troitski me tivesse entregue a carta antes do encontro, eu não teria vergonha de a entregar ao Presidente Medvedev.... Tenho muita pena que tenha acontecido assim”, declarou Bono, citado pela Novaya Gazeta.
A forte chuva que caiu em Moscovo não conseguiu resfriar o calor humano no Estádio de Lujniki. O concerto teve um dos pontos mais altos quando Bono convidou Iúri Chevtchuk a juntar-se ao U2 no palco para interpretarem a canção Knokin' on Heaven's Door, composta por Bob Dilan.
A plateia aplaudiu efusivamente quando Chevtchuk cantou uma das quadras dessa canção em língua russa.
Há uns tempos atrás, quando Vladimir Putin se encontrou com intelectuais de São Petersburgo, ele não reconheceu (!) Chevtchuk, embora qualquer russo minimamente informado conhece gigante do rock russo, mas Bono reconheceu.
Pergunto: de que é que alguma gente tem tanto medo?

Para quem quiser ver a actuação de Bono e Chevtchuk: http://newsru.com/russia/26aug2010/u2shev.html

3 comentários:

Jorge Almeida disse...

1º) Será que os U2 irão actuar outra vez na Rússia?

2º) Notícia da Lusa, a partir daí de Moscovo.

"A situação catastrófica dos incêndios florestais na Rússia em 2010 e a falta de gestão das florestas pelo Estado causaram prejuízos económicos superiores a 300 mil milhões de dólares"

Mais pormenores em:

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Incendios-provocaram-prejuizos-superiores-a-300-mil-milhoes-de-dolares---ONG.rtp&article=370371&layout=10&visual=3&tm=7

José da Crimeia disse...

Eu se fosse o Medevedev mandava criar uma «Amnistia» e um «Greenpeace» para ir para as capitais ocidentais fazer concertos e cagaçal!

Jest nas Wielu disse...

2 zé da crimeia

Criar por criar não custa nada, já foram criados “Nashi” e outras “jovem guardas”, mas para fazer os concertos (ainda no Ocidente) é precisa ter os fãs e aqui tudo se torna mais complicado pois os fãs não se criam por decreto, nem à custa de petro – rublos.