quinta-feira, agosto 12, 2010

Polícia detém dezenas de manifestantes da oposição


A polícia da capital russa deteve hoje dezenas de opositores que pretendiam participar no “Dia da Ira”, desta vez para exigirem a demissão de Iúri Lujkov, presidente da Câmara de Moscovo.
Os manifestantes pediram uma vez mais autorização para a realização de mais um “Dia da Ira”, mas as autoridades municipais não autorizaram, alegando, entre outras coisas, que eles “dificultariam a passagem dos turistas”.
Desta vez, a polícia cercou com antecedência a Praça Tverskaia, onde se encontra o edifício da Câmara de Moscovo, colocando camiões de lavar as ruas em redor da estátua do fundador da capital russa, Iúri Dolgorrukov. Vários camiões e camionetas com polícias rodearam toda a praça para não deixarem entrar manifestantes.
Os opositores, que transportavam cartazes e gritavam palavras de ordem como “Moscovo sem Lukov!” e “Devolvamos a nós a cidade!”, nem sequer conseguiram chegar à praça, pois eram detidos nas passadeiras suberrâneas e nos acessos.
Serguei Udaltsov, dirigente da Frente de Esquerda e um dos organizadores da manifestação, foi dos primeiros a ser detido.
“Eu ia pela passagem subterrânea que liga a Câmara à praça e foi detido. Agora, vão-nos levar para alguma esquadra”, conseguiu declarar aos jornalistas quando era arrastado para um dos carros da polícia.
Lev Ponomariov, outro dos organizadores do “Dia da Ira”, foi também detido quando chegou perto da praça e foi rodeado pelos jornalistas.
A polícia deteve mais de 30 pessoas.
Perto da Praça Tverskaia juntaram-se algumas centenas de pessoas, mas nem sempre era fácil distinguir quem eram os manifestantes, os polícias à paisana  e os numerosos jornalistas.
Mas não restaram dúvidas de que o número de polícias fardados era bem maior do que o de manifestantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é um absurdo. Deixem que essa gente se manifeste. Que medo é esse que a Rússia tem da liberdade de expressão e pensamento?





p.s: E agora o clima seco e as queimadas descontroladas estão acontecendo aqui no Brasil. A única vantagem é que aqui já estamos mais acostumados aos préiodos de calor(e venta mais).


Ítalo

Nuno B. disse...

Desta vez, será que apresentaram a temperatura nos Alpes, onde o presidente da câmara se encontra a passar férias?

Novidade mesmo foi saber que afinal as autoridades russas se preocupam com o bem-estar dos turistas...