sábado, setembro 04, 2010

Bielorrússia: Jornalista da oposição encontrado na forca




Oleg Bebenin, jornalista bielorrusso, fundador do mais influente sítio da oposição, foi encontrado, na sexta-feira, enforcado na sua casa de campo. As autoridades falam em suicídio, mas os seus colegas não acreditam nessa versão.
Oleg Bebenin, 36 anos, fundador e dirigente do sítio eletrónico Carta97, que foi várias vezes alvo de pressão das autoridades, foi encontrado morto às 17 30 horas locais (15 30 horas em Lisboa) de sexta-feira na sua casa de campo, arredores de Minsk, informa o sítio na Internet.
A Procuradoria da Bielorrússia já anunciou hoje que a autopsia confirmou a versão do enforcamento, sublinhando que “além de marcas no pescoço, não há quaisquer outros ferimentos no corpo”.
Porém, as autoridades sublinham que irão investigar todas as versões.
“Estão a ser escrupulosamente estudados todos os pormenores do incidente, os funcionários da Procuradoria interrogam os parentes e conhecidos do falecido”, precisou Piotr Kissilov, porta-voz da Procuradoria.
Os colegas do jornalista põem de lado a versão do suicídio.
“Não acredito na versão da polícia, nem acredito que Bebenin se tenha suicidado. Ele tinha grandes planos, era o principal membro da equipa do candidato a Presidente da Bielorrússia, Andrei Sannikova”, declarou à rádio Eco de Moscovo Natália Radina, jornalista do sítio Carta 97.
“Era muito alegre, seguro, um grande profissional”, sublinhou.
O sítio Carta 97 foi alvo, em Março passado, de perseguições, durante o qual a polícia confiscou computadores.
No mês passado, os dirigentes da oposição ao regime do Presidente da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, pediram ao Conselho de Segurança da ONU para realizar uma investigação internacional do desaparecimento de políticos e jornalistas conhecidos.


2 comentários:

Joana Morais disse...

Obrigada pela informação caro José Milhazes, publicado em Inglês no twitter e facebook.

um abraço

Joana M.

António disse...

O Carta 97 é um grupo defensor dos direitos humanos que possui uma publicação online (uma espécie de Novaya Gazeta bielorrussa), disponível em três línguas (russo, bielorrusso e inglês), que tem veiculado as vozes oposicionistas.

O seu nome é inspirado na Carta 77, a declaração de direitos humanos checoslovaca, elaborada 20 anos antes.

Imprescindível para os interessados na realidade política bielorrussa.

www.charter97.org

Não deixa de ser interessante notar que as autoridades tenham corrido a apadrinhar a tese de que Byabenin, formaado em jornalismo e que deixa mulher e dois filhos pequenos, se terá suicidado. Parece que, contrariamente a todo o bom-senso em matéria de psicologia forense, as figuras influentes da oposição a regimes totalitários revelam afinal uma estranha tendência para o suicídio.

António Campos