Guennadi Ianaiev, um dos dirigentes do golpe de Estado de 19 de Agosto de 1991 contra o Presidente soviético Mikhail Gorbachov, faleceu num hospital de Moscovo aos 73 anos, anunciaram as agências russas.
Vice-presidente da URSS de 1990 a 1991, Ianaiev esteve entre os organizadores da tentativa de derrube de Gorbachov e dirigiu a URSS durante três dias. Depois do fracasso do golpe de Estado, foi detido e libertado em 1994, quando todos os participantes da intentona foram amnistiados.
Antes do golpe, Gorbachov apresentou-o como “um homem de princípios e adepto da perestroika (reestruturação)”.
Após a libertação, Ianaev trabalhou como consultor do comité dos veteranos e inválidos da função pública, bem como dirigiu a cadeira de História da Rússia e das Relações Internacionais da Academia Internacional de Turismo.
Ianaev dixit: “Sim, as mãozinhas realmente termiam e a explicação para isso podia ser a mais simples: o velho ontem apanhou uma piela. Os cínicos democráticosexploraram de todas essas formas este tema. Mas, na realidade, a decisão da declaração do estado de emergência foi tomada sem mim e eu só soube dela no último momento, às 21 horas, quando um grupo de camaradas já tinha voado para Foros para se encontrarem com Gorbachov”.
1 comentário:
Olá,
Fiz uma republicação desta postagem no meu blogue. Com os devidos créditos e linque para o seu. ABÇ.
http://frederico2010.blogspot.com/2010/09/golpista-morre-em-moscou-aos-73-anos.html
Enviar um comentário