sexta-feira, setembro 24, 2010

Faleceu um dos dirigentes do golpe de Estado contra Gorbachov em 1991


Guennadi Ianaiev, um dos dirigentes do golpe de Estado de 19 de Agosto de 1991 contra o Presidente soviético Mikhail Gorbachov, faleceu num hospital de Moscovo aos 73 anos, anunciaram as agências russas.
Vice-presidente da URSS de 1990 a 1991, Ianaiev esteve entre os organizadores da tentativa de derrube de Gorbachov e dirigiu a URSS durante três dias. Depois do fracasso do golpe de Estado, foi detido e libertado em 1994, quando todos os participantes da intentona foram amnistiados.
Antes do golpe, Gorbachov apresentou-o como “um homem de princípios e adepto da perestroika (reestruturação)”.
Após a libertação, Ianaev trabalhou como consultor do comité dos veteranos e inválidos da função pública, bem como dirigiu a cadeira de História da Rússia e das Relações Internacionais da Academia Internacional de Turismo.
Ianaev dixit: “Sim, as mãozinhas realmente termiam e a explicação para isso podia ser a mais simples: o velho ontem apanhou uma piela. Os cínicos democráticosexploraram de todas essas formas este tema. Mas, na realidade, a decisão da declaração do estado de emergência foi tomada sem mim e eu só soube dela no último momento, às 21 horas, quando um grupo de camaradas já tinha voado para Foros para se encontrarem com Gorbachov”.

1 comentário:

Frederico Luiz disse...

Olá,

Fiz uma republicação desta postagem no meu blogue. Com os devidos créditos e linque para o seu. ABÇ.

http://frederico2010.blogspot.com/2010/09/golpista-morre-em-moscou-aos-73-anos.html