quarta-feira, setembro 22, 2010

Forum de Moscovo sobre o Ártico tem como temas aquecimento global e delimitação de fronteiras

O Forum Internacional “Ártico – Território do Diálogo”, que se realiza nos dias 22 e 23 na capital russa, tem como temas centrais o aquecimento global e a delimitação das fronteiras naquela região do globo.
“Esperamos que o forum por nós organizado contribua para a solução dos problemas atuais do Ártico”, declarou Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência e presidente da Sociedade Geográfica da Rússia.
Segundo ele, “a região do Ártico é extremamente importante para todo o mundo e é a que mais rapidamente reage às mudanças de clima. Mais de 800 milhões de pessoas podem ver-se numa zona de situações de emergência devido ao derretimento dos gelos no Ártico”.
Choigu frisa que esse fenómeno pode conduzir à derrocada de edifícios construídos no Círculo Polar Ártico devido ao aquecimento dos solos, bem como a avarias nos pipe-lines aí construídos.
“Dentro em breve, será formada uma comissão para estudar essa questão e encontrar soluções para o futuro”, acrescentou.
Este encontro tem também como objetivo acelerar o processo de delimitação das fronteiras da plataforma continental no Ártico.
“Quero sublinhar que o processo de precisão das fronteiras externas da plataforma continental é bem real e estou convencido que este processo terá êxito”, afirmou Anton, Vassiliev, embaixador para missões especiais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
Vassiliev apresentou como exemplo o acordo recentemente assinado entre a Rússia e a Noruega sobre a delimitação de fronteiras no Ártico.
No forum, onde participam 287 especialistas de 15 Estados, irão discursar Vladimir Putin, primeiro-ministro russo; Olaf Grimson, Presidente da Islândia, e Alberto II, duque do Mónaco. 

3 comentários:

HAVOC disse...

Tem muito petróleo e gás natural em jogo neste assunto...

E quando se fala em petróleo, não podemos se esquecer das operações Desert Storm, Enduring Freedon e outras, onde sob alegação de posse de armas de destruição em massa, bem... todos já sabem a história!!!

No mínimo, 86% do território ártico pertence a Rússia, e o resto pode ser dividido entre a Noruega, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos!!! Se forem destinados menos de 86% do território ártico para a Rússia, é guerra!

Anónimo disse...

Alguém já fez o calculos das emissões decorrentes dos dois aviões do JN que literalmente estão ziguezagueando nos céus do Brasil; ao invés de uma sequeência de vôos programados - descendo ou subindo - os percursos são aleatórios, uma vez que o sorteio é apenas das cidades a serem visitadas. Há que se ter o sentimento de que pequenas ações (preventivas) somadas implicam em grandes efeitos (evitáveis).

Roosevelt

Anónimo disse...

Yes you are talented

[url=http://www.graj24.pl/darmowe-gry_przygodowe.html]gry przygodowe[/url]
| [url=http://www.graj24.pl/darmowe-gry_bijatyki.html]gry bijatyki[/url]