sexta-feira, outubro 15, 2010

Chefe de Gabinete de Vladimir Putin nomeado presidente da câmara de Moscovo

O Presidente russo, Dmitri Medvedev, nomeou hoje o chefe de gabinete do primeiro-ministro Vladimir Putin para o cargo de presidente da câmara de Moscovo, depois do afastamento de Iuri Lujkov, anunciaram agências russas.
Medvedev disse, citado pelas agências, que apresentou ao Conselho Municipal da capital russa a candidatura de Serguei Sobianin "para que seja confirmado no cargo de presidente da câmara de Moscovo".
O anúncio foi feito durante uma reunião de Medvedev com Sobianin na residência presidencial de Gorki, nos arredores de Moscovo.
“Gostaria de comunicar que decidi apresentar a sua candidatura ao cargo no Conselho Municipal. Trata-se de um trabalho complexo e responsável, mas tem experiência de vida suficiente. Teve êxito como Governador (da Região de Tiumen), depois adquiriu boa experiência de trabalho na Administração do Presidente. Agora trabalha como vice-primeiro-ministro, encontrámo-nos em todos esses lugares”, disse Medvedev dirigindo-se a Sobianin.
Depois de recordar que Serguei Sobianin dirigiu a sua campanha eleitoral em 2006, o Presidente russo declarou: “sei que é um homem de trabalho e sério, considero que tem todas as capacidades para dirigir a capital do nosso país”.
O cargo de presidente da câmara de Moscovo, que tem o estatuto de governador regional, é preenchido por nomeação do Kremlin desde uma reforma administrativa que pôs fim à eleição dos governadores, imposta em 2004 por Vladimir Putin, quando era presidente da Rússia.
Iuri Lujkov, que dirigia a capital russa há 18 anos e era uma das últimas figuras da cena política russa que assumia posições de firmeza face ao Kremlin, foi demitido em finais de setembro por Dmitri Medvedev, depois de um conflito político e de uma campanha mediática contra Lujkov alegadamente orquestrada pela presidência russa.
Sobianin era visto na hierarquia política russa como uma “eminência parda”. O jornal russo Nezavissimaia gazeta chamou-lhe o “aparatchik sem ambições”.
Porém, Mikhail Deliaguin, diretor do Instituto dos Problemas da Globalização, considera esta nomeação uma vitória do primeiro-ministro Putin e uma forte aposta na recandidatura deste ao cargo de Presidente da Rússia em 2012.
“Até às eleições parlamentares de 2011, Sobianin controlará calmamente a máquina eleitoral de Lujkov e irá afiná-la. E Moscovo irá votar em Putin”, acrescentou.
O novo dirigente de Moscovo irá abandonar os cargos que tinha no Governo, o que irá obrigar o Kremlin a fazer alterações no executivo.

2 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Na Crimeia (cidade de Sebastopol) os 29 funcionários da Bureão de Construção da Frota russa do Mar Negro anunciaram a greve de fome ilimitada, protestando contra o não pagamento dos salários. O valor total da divida russa é de cerca de 310 mil USD:

http://ukranews.com/ru/news/ukraine/2010/10/14/29040

Será que é uma provocação do Mossad – CIA – NBA? Pois será que pode a grande e poderosa mãe – pátria esquecer-se dos seus filhos, ainda mais na região tão estratégica como cidade de Sebastopol, a glória das glórias do império russo.

Jest nas Wielu disse...

Votação popular que propõe a candidatura do rock – músico Yuri Shevchuk para a Presidência da Rússia em 2012:

http://www.sborgolosov.ru/voiteview.php?voite=146 / 6813 votos, idade média do votante 34 anos;

http://www.tvoygolos.com / votação “se perdeu”, desaparecendo da página…