terça-feira, outubro 05, 2010

Ex-presidente da Câmara de Moscovo anunciou intenção de criar movimento político

 Iúri Lujkov, que foi afastado na semana passada do cargo de presidente da Câmara de Moscovo pelo Presidente russo Dmitri Medvedev, anunciou hoje que tenciona criar um movimento político.
“Formarei o meu próprio movimento político”, revelou ele numa entrevista à revista russa The New Times.
Interrogado pelos jornalistas, Lujkov desmentiu a possibilidade de criação de um movimento com base no partido da oposição liberal Iabloko, sublinhando que pretente criar um movimento político e não um partido.
“Se decidi, digo firmemente que irei realizar isso. Tentarei realizar”, acrescentou.
Mas Lujkov não nega que isso pode implicar riscos, nomeadamente a abertura de processos-crime contra ele ou a esposa.
“Mas eu não sou uma criança... Claro que compreendo que isso pode acabar em processos-crime. Vou lutar pela minha honra, porque eu tenho-a. Mas se os que quiserem meter-me na cadeia tiverem fundamentos para isso, estou pronto para tudo”, acrescentou.
Os politícos e politógos russos, na sua generalidade, consideram que o antigo senhor omnipotente de Moscovo não passa de um “cadáver político” e consideram essa decisão “errónea”.
Igor Lebedev, dirigente do grupo parlamentar do Partido Liberal Democrático da Rússia, afirma que Lujkov já tem idade demais (74 anos) para se dedicar à política.
“O fato de ter perdido a confiança do Presidente é uma causa séria que significa que não se deve dedicar a mais nada. Deve ir calmamente para a reforma, tanto mais que o senhor Lujkov está materialmente garantido, a mulher ajudá-lo-á. Se quer fazer alguma coisa, que se dedique à criação de abelhas”, declarou Lebedev aos jornalistas.
“Hoje, considero-o um cadáver político”, concluiu.
Os partidos da oposição liberal ao Kremlin já fizeram saber que não estão dispostos a fazer alianças com Lujkov.
“Os seus opositores políticos irão recordar-lhe sempre o que ele não fez à frente de Moscovo, os capitais da sua esposa... Por isso, não se deverá manter muito tempo na política”, defende Serguei Mitrokhin, dirigente do partido Iabloko.
Ivan Melnikov, membro do Comité Central do Partido Comunista da Federação da Rússia, considera que Lujkov ainda tem forças para criar um movimento, mas sublinha que “não tem nicho político”.
“Segundo sei, ele vai tentar colocar objetivos democráticos, a luta pela liberdade, mas tenho fortes dúvidas em relação a Lujkov enquanto lutador pela democracia”, frisou.
O Partido Rússia Unida, do qual Lujkov foi um dos dirigentes máximos, não comentou os planos deste seu antigo militante.

2 comentários:

Jest nas Wielu disse...

off top:

Calendários para Putin. Após umas estudantes russas criarem o calendário erótico para oferecer ao Putin (provando que porventura erraram na profissão), as suas colegas da faculdade do jornalismo da Universidade Estatal de Moscovo (MGU) prepararam o seu calendário para, eis o resultado:
http://fotki.yandex.ru/users/
vyayva-vapvpayv/view/334369/?page=0

António disse...

Embora os promotores do calendário erótico o neguem, têm ligações aos movimentos nashistas e afins. E ainda estamos para saber quem é que financiou a proeza.

Resposta da MGU com um novo calendário feito por um grupo de outras estudantes de jornalismo, desprovido da parolice lacaia do anterior e muito mais no ponto:

http://liz-anderson.livejournal.com/76145.html

António Campos