quarta-feira, outubro 06, 2010

Muitos candidatos para poucos lugares no Parlamento

Cerca de dois milhões e setecentos mil eleitores irão, no próximo domingo, eleger o novo Parlamento do Quirguistão dotado de amplos poderes, transformando este país na primeira república parlamentar da Ásia Central.
Três mil e duzentos candidatos de 29 partidos políticos irão disputar 120 lugares no Parlamento daquele país.
Tendo em conta o grande número de candidatos e de partidos para tão poucos lugares, políticos e analistas receiam que este ato eleitoral possa contribuir para uma nova desestabilização do país, depois dos sangrentos confrontos entre quirguizes e uzbeques que, em Abril passado, provocou centenas de mortos e milhares de desalojados.
Além disso, algumas das forças políticas que participam no escrutínio defendem posições nacionalistas, extremamente perigosas num país dilacerado por confrontos étnicos.
O povo principal deve ser o principal, ele não pode estar abaixo de outros povos que vivem neste país. Eles que respeitem as nossas tradições, língua e história, só então as pessoas viverão em paz. Mas se um povo qualquer no nosso país: russos, uzbeques, turcos ou chineses, diz que é igual ou está acima dos quirguizes, então o Estado irá desintegrar-se”, declarou um dos dirigentes do partido Ata-Jurt, que reúne os adeptos do antigo Presidente Kurmambek Bakiev.


Nenhum dos partidos participantes apresenta um programa claro de desenvolvimento económico e político do país.
Omurbek Tekebaev, dirigente do Partido Ata-Meken (Pátria), um dos favoritos da corrida eleitoral, reconheceu: “o nosso programa económico está ainda verde, nem sequer é um programa, mas apenas teses”.
Segundo as sondagens, outros favoritos são o Partido Social-Democrata do Quirguistão, dirigido por Almazbek Atambaev, atual vice-primeiro-ministro do Governo, o Partido Pátria”, do antigo primeiro-ministro quirguize Felix Kulov, e o Ata-Jurt, que reúne os apoiantes de Bakiev, hoje refugiado na Bielorrússia.


É importante que as eleições no Quirguistão não se transformem num detonador de acontecimentos negativos”, declarou Janibek Karibjanov, representante da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) no Quirguistão.
Nikolai Bordiuja, secretário-geral da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), que reúne países como Rússia, Quirguistão, Bielorrússia, Arménia, Tadjiquistão, Cazaquistão, considera que há “numerosos perigos”.
Primeiro, trata-se do inevitável agravamento da situação sócioeconómica no Quirguistão no Inverno de 2010. Segundo, a preparação das eleições é feita com o emprego de “tecnologias sujas”, o que provocar o agravamento das relações entre comunidades étnicas”.
O escrutínio irá ser acompanhado por centenas de observadores de organizações como a OSCE, OTSC, Comunidade de Estados Independentes e outras.
O Quirguistão é ponto nevrágilco na operação da NATO contra os talibans no Afeganistão, tendo os Estados Unidos aí instalado uma base militar. Por outro lado, a Rússia possui também bases militares nesse país receando o reforço da zona de influência norte-americana na Ásia Central, região rica em hidrocarbonetos.

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

off top:

Filme: “Geórgia: Agosto Vermelho”
http://www.youtube.com/watch?v=
UwDcAyO7PKo