terça-feira, outubro 19, 2010

Guerrilha separatista ataca Parlamento checheno


Todos os rebeldes que hoje de manhã lançaram um ataque contra o Parlamento da Chechénia foram liquidados, anunciam as agências russas citando fontes oficiais.
“A operação especial no edifício do Parlamento da Chechénia, que foi alvo de um ataque de bandidos, terminou, não se confirmou a tomada de reféns”, anunciou Roman Edilov, vice-ministro do Interior da Chechénia que se encontra no local do incidente.
Edilov acrescentou que “segundo dados provisórios, dois polícias morreram nos confrontos, tendo sido neutralizados quatro atacantes”.
Os confrontos entre os guerrilheiros e a segurança do Parlamento provocaram também pelo menos dezassete feridos.
Segundo as autoridades policiais, na manhã de terça-feira, quando os automóveis dos deputados entravam no território do Parlamento, situado num território fortemente guardado do centro de Grozni, capital da Chechénia, um carro, que transportava os guerrilheiros, conseguiu também entrar no local.
Enquanto um suicida fazia explodir o veículo, três separatistas conseguiram entrar no edifício, tendo-se envolvido em tiroteio com a segurança.
Um destacamento especial da polícia (OMON), comandada pelo dirigente checheno Ramzan Kadirov, chegou rapidamente ao local, evacuou todos os civis e lançou uma operação com vista a liquidar os guerrilheiros separatistas.
“O Ministério do Interior da Chechénia atuou de forma profissional e inteligente”, comentou Rachid Nurgaliev, ministro do Interior da Rússia que se encontra na república russa do Cáucaso do Norte em visita de trabalho.
Esta operação é a mais espetacular na Chechénia desde o ataque lançado por rebeldes islamistas em agosto passado contra a aldeia-natal de Ramzan Kadirov.
Então, os combates provocaram a morte de seis polícias, tendo ficado feridos 17 agentes e sete civis. As autoridades anunciaram ter liquidado 12 ataques.
A Chechénia é palco de guerra desde 1991, quando políticos locais decidiram separar esse território da Federação da Rússia. Embora as autoridades russas tenham anunciado a vitória sobre os separatistas islâmicos, estes alargaram as suas atividades a outras repúblicas do Cáucaso do Norte: Inguchétia, Daguestão, Ossétia do Norte, Cabardino-Balcária, Karatchaevo-Tcherkéssia.
Gostaria de assinalar que este ataque da guerrilha separatista coincide com a cimeira entre França, Alemanha e Rússia que se está hoje a realizar. Será pura coincidência ou trata-se de mais uma operação dos separatistas com vista não só a chamar a atenção da comunidade intenacional para o Cáucaso do Norte, mas também a desacreditar a política russa nessa região?

3 comentários:

PortugueseMan disse...

...Gostaria de assinalar que este ataque da guerrilha separatista coincide com a cimeira entre França, Alemanha e Rússia que se está hoje a realizar. Será pura coincidência ou trata-se de mais uma operação dos separatistas com vista não só a chamar a atenção da comunidade intenacional para o Cáucaso do Norte, mas também a desacreditar a política russa nessa região?...

É de tudo um pouco, meu caro, não é a primeira vez que coisas destas acontecem, quando a Rússia está em algum evento importante.

Pensei que fosse colocar aqui um artigo sobre essa reunião.

Uma vez mais vemos estes 3 países juntos. E vão falar de coisas como a NATO, sistema antí-míssil e segurança europeia.

APENAS estes países, meu caro... Tem muito que se lhe diga, sobre a mensagem que passa aqui.

E uma coisa já saiu, a declaração de que a Rússia vai estar em Lisboa para a Reunião da NATO.

Repare a Rússia está a falar com dois membros da NATO para preparar a reunião. E não são dois membros quaisquer, são 2 grandes membros, estando o principal ausente, os EUA.

Os membros que mais problemas têm causado dentro da NATO, tendo um deles inclusivamente usado pela 1ª vez na história desta organização um veto.

Esta reunião manda mensagens a muita gente e deve haver muito membro da NATO preocupado, sobre o que andam exactamente estes 3 a combinar entre eles.

Jest nas Wielu disse...

Na cidade russa de Cheliabinsk, o padre Nikolay da Igreja Ortodoxa Russa (IOR, comandada pelo Kyril), Paróquia dos Santos Pedro e Paulo benzeu o striptease – clube local:
http://www.youtube.com/watch?v=wxZbgs2NdHM

Pippo disse...

Este ataque prova, mais uma vez, que basta um pequeno grupo de gente determinada para manter viva uma oposição armada.

A solução? Mais Kadirovs, provavelmente... e muito, mas mesmo muito controlo sobre as mensagens religiosas que andam a circular pelo Cáucaso do Norte.