terça-feira, outubro 12, 2010

Jogos perigosos entre Rússia e Geórgia no Cáucaso

A decisão de Tbilissi de abolir vistos de entrada para os cidadãos russos residentes nas repúblicas do Cáucaso do Norte russo é uma provocação georgiana, declarou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
“Não recebemos ainda nenhuma confirmação oficial dessa decisão, mas, segundo o que se pode ler na imprensa, parece tratar-se mais de uma nova iniciativa propagandística”, acrescentou Serguei Lavrov.
A vice-ministra dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, Nino Kalandadzé, anunciou, na segunda-feira, que a Geórgia vai suprimir os vistos para os habitantes das repúblicas do Daguestão, Chechénia, Inguchétia, Ossétia do Norte, Cabardino-Balkária, Karatchaievo-Tcherkésia e Adigueia.
Em conformidade com um documento que entrará em vigor nas próximas duas semanas, os habitantes desses repúblicas do Norte do Cáucaso serão autorizados a passar 30 dias na Geórgia sem visto.
Atualmente, os habitantes dessas regiões devem obter um visto junto da Embaixada da Suíça em Moscovo para entrar na Geórgia.
O Ministério do Interior da Rússia tem vindo a acusar a Geórgia de albergar bases de terroristas que lutam pela separação do Cáucaso do Norte em relação à Rússia.
“Semelhante decisão é avaliada como completo delírio e total estupidez da parte das autoridades georgianas, parecendo visar um objetivo: facilitar os contatos entre os bandos de terroristas no Cáucaso do Norte e os bandos e autoridades georgianas”, comentou o senador Alexandre Torchin, membro do Comité Antiterrorista Nacional da Rússia.
A 26 de Agosto de 2008, tropas russas entraram em território georgiano a pretexto de defender a integridade dos seus cidadãos na Ossétia do Norte. Depois da derrota das tropas de Tbilissi, Moscovo reconheceu a independência dessa parte do território da Ossétia do Sul e da Abkházia.
A Geórgia respondeu rompendo com as relações diplomáticas com a Rússia.
As conversações sobre a estabilização no Cáucaso, que se têm vindo a realizar em Genebra entre a Rússia e a Geórgia entraram num beco sem saída. Moscovo quer que Tbilissi comece o diálogo sem que seja discutida a questão da independência da Osséria do Sul e da Abkhásia, mas os georgianos recusam-se.
Nesta situação, as partes do conflito recorrem a outros métodos para resolver os seus problemas, mas podem provocar problemas ainda maiores.
As autoridades georgianas sabem que podem prejudicar a Rússia no seu "tendão de Aquiles", ou seja, no Cáucaso do Norte, deixando que o seu território existam bases de apoio aos separatistas islâmicos que combatem contra as tropas russas nessa região.
Se tal informação se vier a confirmar, significa que Moscovo não controla completamente a sua fronteira no Cáucaso do Norte e que armas, explosivos e homens continuarão a entrar na região.
Por outro lado, repito: se tal informação vier a confirmar-se, as consequências para a Geórgia poderão ser bastante más. É que os separatistas islâmicos que combatem contra a Rússia não são "pêra doce", a sua ideologia e métodos radicais de actuação são bem conhecidos e o alastramento do conflito nada promete de bom também aos georgianos.
Autoridades russas e georgianas repetem a triste experiência do Afeganistão. Recordo: tropas soviéticas invadiram esse país em 1979; Estados Unidos e companhia criaram os talibans e os resultados estão à vista.

36 comentários:

Pippo disse...

Evidentemente, o jovem Saakashvili anda a brincar com o fogo, ou como se diz, a tocar no urso com vara curta.
Esta decisão, a confirmar-se, é um convite aberto da parte georgiana à independência dos territórios russos no Cáucaso. O que certamente provocará retaliações várias por parte de Moscovo. A imaginação é o limite.

Por outro lado, se como anunciado, as autoridades georgianas quiserem atingir o "tendão de Aquiles" russo deixando que na Geórgia existam bases de apoio aos terroristas islâmicos, Moscovo poderá atacar (e sem dúvida que o fará) essas bases e as unidades militares georgianas que estiverem de permeio. Mais ainda, fa-lo-á com base em informações e provas as quais serão exibidas ao resto do Mundo. E desta vez Moscovo terá toda a legitimidade para deter, prender, julgar e condenar a direcção política da Geórgia. E poucos poderão criticar esta atitude pois as provas serão evidentes.

E era isto que queriam que viesse para a NATO!!!

MSantos disse...

Artigo com grande lucidez na sua análise. Os perigos são enormes para ambos.

Como seriam estes novos aliados de Schakachvilli integrados na UE ou na NATO?

De relembrar que ao albergar movimentos hostis à Rússia, foi assim que a Georgia ganhou a sua "simpatia", entre outras coisas.

A Geórgia é mais um dos países que não consegue viver com o seu tamanho e muito menos o tamanho do vizinho.

Já aqui referi que Schakashvilli ainda vai causar muitas dores de cabeça aos russos e esta decisão aliada ao facto de a Georgia estar a boicotar a entrada da Rússia na OMC é reflexo disso mesmo.

Para a Rússia um dos maiores "perigos" será Schakachvilli sobreviver à administração Obama e apanhar os neoconservadores de novo na Casa Branca. Provavelmente no dia seguinte seriam montadas bases e estacionado pessoal da "NATO" junto às fronteiras russas.

Isto claro se entretanto ninguém no Kremlin se chatear a sério e mandar o soft power às urtigas indo buscar Schakachvilli pelas orelhas.

Cumpts
Manuel Santos

HAVOC disse...

Jogos perigosos apenas para a Geórgia! O resultado todos conhecem: a derrota.

A Ossétia do Sul e a Abkhazia nunca mais serão parte da Geórgia, e isso é fato! E é bom Tbilisi reconhecer isso, o mais rápido possível!

E o mesmo exemplo deve ser seguido pela Moldávia! A Transnidria não é território moldávio. E a Criméia não é território ucraniano!!!

Qualquer lugar onde existir população de etnia russa ( maioria), o território não pertence ao país estrangeiro. E a Rússia pode garantir isso, através de seu guarda-chuvas nuclear!!!

Ou estas regiões se tornam independentes, ou se tornam parte do território russo.

Anónimo disse...

A situação é de facto perigosa e não promete nada de bom, especialmente por a Rússia ter adoptado há poucos anos uma lei que lhe permite actuar militarmente no estrangeiro "contra bases de extremistas".
Já agora, permitam-me com alguma amargura comparar a actuação do Governo russo no caso do submarino Kursk com a actuação do Chile no caso dos mineiros, que estão agora a ser salvos após um enorme esforço internacional. No caso do Kursk, orgulho nacional sim, mas não quando é preciso a ajuda do estrangeiro para salvar pessoas em risco de vida, o que a Rússia, para não revelar alegados segredos militares, só fez tarde e a más horas.
José L.

Wandard disse...

Sr. Milhazes,

Posso descrever este artigo como plenamente sensato e perfeitamente correto dentro do conceito jornalístico. A Geórgia parece escolher o seu destino, resta saber se a Otan e a pérola da colonização europeia irá seguir o destino georgiano, pelo caminhar da sua economia que não se resolverá no governo Obama, se chafurdarem os pés mais uma vez em outra guerra os acampamentos na Califórnia poderão ser vistos de Marte.

Anónimo disse...

This "article" is just incredible in it's level of moronic propaganda. I don't think it is such a coincidence... oh and Russian FSB already has posted on inosmi.ru - congratulations to the idiot author! (Thats what you poid for you bastard. I hope you at least are paid... otherwise you are even worse... you do this not because of money, just because you are a complete moron, but I can't believe this.)

1) Georgia has simplified visa regime for ALL citizens of Russia who enter Georgia through LEGAL checkpoints and not the Russian occupied parts of the border, they all get visa at the LEGAL checkpoints. The North Caucasus is closer to Georgia so for them it is MUCH easier and cheaper to just drive on a car and not fly from Moscow to Turkey and then enter Georgia. (There are no direct flights between Russian and Georgia)

2) This simplification of visa regime is just to make it easier for the people who live in the BORDERING REGIONS! So they do not have to go all the way to Moscow to get the visa paper.

I have to probably REMIND you that simplification of visa regime for the BORDERING REGIONS is a WIDELY USED practice around the world in the democratic states.

3) Do you REALLY BELIEVE that "terrorists" use Visas?? No no, really? You honestly believe that? If yes, than I just don't understand who the almighty Russian army does not stop them to pass the Russian border?? Look at the map you idiot, theres like A HUGE mountain between Russian and Georgia, do you think it's THAT difficult to control the border if Russia wants that??
http://mapsof.net/uploads/static-maps/caucasus_satellite_image.jpg

4) Is it so hard to understand why Georgia had to do it? First and foremost Georgia (unlike Russia) is a democratic country) and for any Russian citizen (who can still see white and black) it is a great example to see how a country without any Oil/Gas/Nukes can modernize itself and become less corrupted than many EU members in just few years. They can see Georgian Police, governmental institutions,corruption, business freedom, society, media and COMPARE with what they have (or more like what they don't have) in Russian federation and YES it is dangerous comparison for Russia, because it is NOT in it's favor. But mainly this step is just attempt to make Georgian ties a little closer with north caucasus and fight the propaganda image that Russia wants to put in that region.

5) So OK, you can read a little Russian. if you want to write something credible about Georgia maybe you also sometimes check the Georgian position, because Russia is kinda an dictatorship with no free media and what you write reflects the media you get your "information" from.

6) As for the Russian governments "surprise" and criticism of this step by the Georgian government I REMIND the Kremlin. In 2003 Russian federation has removed visa regime from the Georgian region of "Ajara" while making it tighter with the rest of the country. AJARA DOES NOT HAVE THE BORDER WITH RUSSIA AND IS NOT A BORDERING REGION WITH IT. So you is a lying bastard with the bad intentions?

P.S.

You are a filthy idiot.

Anónimo disse...

This "article" is just incredible in it's level of moronic propaganda. I don't think it is such a coincidence... oh and Russian FSB already has posted on inosmi.ru - congratulations to the idiot author! (Thats what you poid for you bastard. I hope you at least are paid... otherwise you are even worse... you do this not because of money, just because you are a complete moron, but I can't believe this.)

1) Georgia has simplified visa regime for ALL citizens of Russia who enter Georgia through LEGAL checkpoints and not the Russian occupied parts of the border, they all get visa at the LEGAL checkpoints. The North Caucasus is closer to Georgia so for them it is MUCH easier and cheaper to just drive on a car and not fly from Moscow to Turkey and then enter Georgia. (There are no direct flights between Russian and Georgia)

2) This simplification of visa regime is just to make it easier for the people who live in the BORDERING REGIONS! So they do not have to go all the way to Moscow to get the visa paper.

I have to probably REMIND you that simplification of visa regime for the BORDERING REGIONS is a WIDELY USED practice around the world in the democratic states.

3) Do you REALLY BELIEVE that "terrorists" use Visas?? No no, really? You honestly believe that? If yes, than I just don't understand who the almighty Russian army does not stop them to pass the Russian border?? Look at the map you idiot, theres like A HUGE mountain between Russian and Georgia, do you think it's THAT difficult to control the border if Russia wants that??
http://mapsof.net/uploads/static-maps/caucasus_satellite_image.jpg

Anónimo disse...

This "article" is just incredible in it's level of moronic propaganda. I don't think it is such a coincidence... oh and Russian FSB already has posted on inosmi.ru - congratulations to the idiot author! (Thats what you poid for you bastard. I hope you at least are paid... otherwise you are even worse... you do this not because of money, just because you are a complete moron, but I can't believe this.)

1) Georgia has simplified visa regime for ALL citizens of Russia who enter Georgia through LEGAL checkpoints and not the Russian occupied parts of the border, they all get visa at the LEGAL checkpoints. The North Caucasus is closer to Georgia so for them it is MUCH easier and cheaper to just drive on a car and not fly from Moscow to Turkey and then enter Georgia. (There are no direct flights between Russian and Georgia)

2) This simplification of visa regime is just to make it easier for the people who live in the BORDERING REGIONS! So they do not have to go all the way to Moscow to get the visa paper.

I have to probably REMIND you that simplification of visa regime for the BORDERING REGIONS is a WIDELY USED practice around the world in the democratic states.

3) Do you REALLY BELIEVE that "terrorists" use Visas?? No no, really? You honestly believe that? If yes, than I just don't understand who the almighty Russian army does not stop them to pass the Russian border?? Look at the map you idiot, theres like A HUGE mountain between Russian and Georgia, do you think it's THAT difficult to control the border if Russia wants that??
http://mapsof.net/uploads/static-maps/caucasus_satellite_image.jpg

James disse...

This "article" is just incredible in it's level of moronic propaganda. I don't think it is such a coincidence... oh and Russian FSB already has posted on inosmi.ru - congratulations to the idiot author! (Thats what you poid for you bastard. I hope you at least are paid... otherwise you are even worse... you do this not because of money, just because you are a complete moron, but I can't believe this.)

1) Georgia has simplified visa regime for ALL citizens of Russia who enter Georgia through LEGAL checkpoints and not the Russian occupied parts of the border, they all get visa at the LEGAL checkpoints. The North Caucasus is closer to Georgia so for them it is MUCH easier and cheaper to just drive on a car and not fly from Moscow to Turkey and then enter Georgia. (There are no direct flights between Russian and Georgia)

2) This simplification of visa regime is just to make it easier for the people who live in the BORDERING REGIONS! So they do not have to go all the way to Moscow to get the visa paper.

I have to probably REMIND you that simplification of visa regime for the BORDERING REGIONS is a WIDELY USED practice around the world in the democratic states.

3) Do you REALLY BELIEVE that "terrorists" use Visas?? No no, really? You honestly believe that? If yes, than I just don't understand who the almighty Russian army does not stop them to pass the Russian border?? Look at the map you idiot, theres like A HUGE mountain between Russian and Georgia, do you think it's THAT difficult to control the border if Russia wants that??
http://mapsof.net/uploads/static-maps/caucasus_satellite_image.jpg

4) Is it so hard to understand why Georgia had to do it? First and foremost Georgia (unlike Russia) is a democratic country) and for any Russian citizen (who can still see white and black) it is a great example to see how a country without any Oil/Gas/Nukes can modernize itself and become less corrupted than many EU members in just few years. They can see Georgian Police, governmental institutions,corruption, business freedom, society, media and COMPARE with what they have (or more like what they don't have) in Russian federation and YES it is dangerous comparison for Russia, because it is NOT in it's favor. But mainly this step is just attempt to make Georgian ties a little closer with north caucasus and fight the propaganda image that Russia wants to put in that region.

5) So OK, you can read a little Russian. if you want to write something credible about Georgia maybe you also sometimes check the Georgian position, because Russia is kinda an dictatorship with no free media and what you write reflects the media you get your "information" from.

6) As for the Russian governments "surprise" and criticism of this step by the Georgian government I REMIND the Kremlin. In 2003 Russian federation has removed visa regime from the Georgian region of "Ajara" while making it tighter with the rest of the country. AJARA DOES NOT HAVE THE BORDER WITH RUSSIA AND IS NOT A BORDERING REGION WITH IT. So you is a lying bastard with the bad intentions?

P.S.

You are a filthy idiot.

James disse...

This "article" is just incredible in it's level of moronic propaganda. I don't think it is such a coincidence... oh and Russian FSB already has posted on inosmi.ru - congratulations to the idiot author! (Thats what you poid for you bastard. I hope you at least are paid... otherwise you are even worse... you do this not because of money, just because you are a complete moron, but I can't believe this.)

1) Georgia has simplified visa regime for ALL citizens of Russia who enter Georgia through LEGAL checkpoints and not the Russian occupied parts of the border, they all get visa at the LEGAL checkpoints. The North Caucasus is closer to Georgia so for them it is MUCH easier and cheaper to just drive on a car and not fly from Moscow to Turkey and then enter Georgia. (There are no direct flights between Russian and Georgia)

2) This simplification of visa regime is just to make it easier for the people who live in the BORDERING REGIONS! So they do not have to go all the way to Moscow to get the visa paper.

I have to probably REMIND you that simplification of visa regime for the BORDERING REGIONS is a WIDELY USED practice around the world in the democratic states.

3) Do you REALLY BELIEVE that "terrorists" use Visas?? No no, really? You honestly believe that? If yes, than I just don't understand who the almighty Russian army does not stop them to pass the Russian border?? Look at the map you idiot, theres like A HUGE mountain between Russian and Georgia, do you think it's THAT difficult to control the border if Russia wants that??
http://mapsof.net/uploads/static-maps/caucasus_satellite_image.jpg

Daikide disse...

This "article" is just incredible in it's level of moronic propaganda. I don't think it is such a coincidence... oh and Russian FSB already has posted on inosmi.ru - congratulations to the idiot author! (Thats what you poid for you bastard. I hope you at least are paid... otherwise you are even worse... you do this not because of money, just because you are a complete moron, but I can't believe this.)

1) Georgia has simplified visa regime for ALL citizens of Russia who enter Georgia through LEGAL checkpoints and not the Russian occupied parts of the border, they all get visa at the LEGAL checkpoints. The North Caucasus is closer to Georgia so for them it is MUCH easier and cheaper to just drive on a car and not fly from Moscow to Turkey and then enter Georgia. (There are no direct flights between Russian and Georgia)

2) This simplification of visa regime is just to make it easier for the people who live in the BORDERING REGIONS! So they do not have to go all the way to Moscow to get the visa paper.

I have to probably REMIND you that simplification of visa regime for the BORDERING REGIONS is a WIDELY USED practice around the world in the democratic states.

3) Do you REALLY BELIEVE that "terrorists" use Visas?? No no, really? You honestly believe that? If yes, than I just don't understand who the almighty Russian army does not stop them to pass the Russian border?? Look at the map you idiot, theres like A HUGE mountain between Russian and Georgia, do you think it's THAT difficult to control the border if Russia wants that??
http://mapsof.net/uploads/static-maps/caucasus_satellite_image.jpg

4) Is it so hard to understand why Georgia had to do it? First and foremost Georgia (unlike Russia) is a democratic country) and for any Russian citizen (who can still see white and black) it is a great example to see how a country without any Oil/Gas/Nukes can modernize itself and become less corrupted than many EU members in just few years. They can see Georgian Police, governmental institutions,corruption, business freedom, society, media and COMPARE with what they have (or more like what they don't have) in Russian federation and YES it is dangerous comparison for Russia, because it is NOT in it's favor. But mainly this step is just attempt to make Georgian ties a little closer with north caucasus and fight the propaganda image that Russia wants to put in that region.

5) So OK, you can read a little Russian. if you want to write something credible about Georgia maybe you also sometimes check the Georgian position, because Russia is kinda an dictatorship with no free media and what you write reflects the media you get your "information" from.

6) As for the Russian governments "surprise" and criticism of this step by the Georgian government I REMIND the Kremlin. In 2003 Russian federation has removed visa regime from the Georgian region of "Ajara" while making it tighter with the rest of the country. AJARA DOES NOT HAVE THE BORDER WITH RUSSIA AND IS NOT A BORDERING REGION WITH IT. So you is a lying bastard with the bad intentions?

P.S.

You are a filthy idiot.

everardo disse...

Caro JM,

Nada, mas nada tem a ver uma invasão com outra e você sabe muito bem.

O projeto soviético a princípio tinha objetivo de levar paz estável, por se tratar de uma região localizada no fundo do quintal da URSS, além, claro de impulsionar claramente a hegemonia marxista.

Os USA e aliados, muito conhecidos pela suas aventuranças criminosas, abasteciam de armas pequenos grupos contrários aos interesses soviéticos além de estruturalizar sucessivos boicotes contra o Leste, amplamente divulgados.

Abraço do everardo

PortugueseMan disse...

...As autoridades georgianas sabem que podem prejudicar a Rússia no seu "tendão de Aquiles", ou seja, no Cáucaso do Norte, deixando que o seu território existam bases de apoio aos separatistas islâmicos que combatem contra as tropas russas nessa região...

É como o Pippo diz. A Geórgia não está a prejudicar a Rússia com isto. Está a dar um autêntico tiro no pé. É elas (as bases) começarem a aparecer e a Geórgia descobre rápidamente o que acontece.

...Se tal informação se vier a confirmar, significa que Moscovo não controla completamente a sua fronteira no Cáucaso do Norte e que armas, explosivos e homens continuarão a entrar na região...

Meu caro, EU CONFIRMO que a droga circula pelo mundo inteiro, sabe o que isso significa para as fronteiras dos países que habitam neste planeta?

Como é Moscovo vai controlar a 100% a sua fronteira? nem com muros! Agora se a Geórgia começar a facilitar a vida a terroristas, a coisa pode complicar e muito.

E já agora, a Rússia está a encher-se de UAV's israelitas, hoje saiu uma notícia que ainda não percebi bem se a Rússia vai poder fabricar parte dos mesmos ou não.

É estes UAV's filmarem essas bases e temos o caldo entornado para a Geórgia. O preço será alto.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Isto está a melhorar. Apareceu um "came on" a chamar-me em inglês agente do FSB. Mais um título. E porque o meu artigo teve honras de ser traduzido para russo, embora não seja o primeiro.

Cristina disse...

Tradução do artigo do JM publicada na Rússia
http://www.inosmi.ru/caucasus/20101013/163577122.html

Pippo disse...

Aha, eu sabia! Eu sempre suspeitei que o JM trabalhasse para o FSB, o GRU e a Mossad...! :O)

O que me espanta é que o JM tenha publicado o mesmo comentário em sextuplicado e vindo de "vários" autores.

PortugueseMan disse...

Caro JM,

E você coloca aqui anónimos a falar em inglês e a insultar?

é apagar esse lixo...

Anónimo disse...

Vejam lá que os "órgãos especiais" georgianos também têm interesse neste blog, quem diria! Mas são um bocadinho menos qualificados que os seus homólogos russos, porque só sabem escrever comentários em inglês e insistem em repeti-los seis vezes (dever ser para dar razão ao provérbio russo "Povtorenie-mat utchenia")

MSantos disse...

Já não é a primeira vez.

Parece que há alguém, no mínimo simpatizante do governo georgiano e com muita atenção ao que se diz neste blog.

Como costumo dizer, estes povos ainda acarretam todos, muitos maus hábitos de outrora.

Inclusivé os "democratas" e "liberais"

Cumpts
Manuel Santos

MSantos disse...

E mantendo o activismo político à la Jest[:o)], um excelente artigo de Jeffrey Sachs sobre a crise moral que afecta o tradicional oponente da Rússia mostrando-nos ele que resulta do actual modelo económico dominante.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=447965

Cumpts
Manuel Santos

PortugueseMan disse...

Caro MSantos,

Reparou neste artigo?

Russia's Black Sea Fleet - Top of the agenda again

http://en.rian.ru/analysis/20101013/160945118.html

Anónimo disse...

Los argumentos del autor contra la apertura de la frontera georgiana para los residentes del Caucaso del Notre son mas que debiles. Tratare a explicar: los terroristas y los guerrilleros chechenos o daguestanies u otros rebeldes armados islamistas nunca, pero NUNCA, cruzaban la frontera ruso-georgiana por vias legales. Y la falta del visado georgiano en sus pasaportes no les puede impedir penetrar en el territorio georgiano. Si las autoridades georgianas quisieran acojer a los terroristas o alos rebeldes, lo harian sin facilitar la visa a los ciudadanos rusos, pero ya vemos lo contrario - fue la administracion de Saakashvili, quien cazo a los guerrilleros chechenos en las bosques de pankisi, georgia, en 2004. La verdad es que muchos residentes de las regiones autonomas del caucaso del norte son hijos o nietos de aquellos georgianos que emigraron de su pais para Rusia en los a.a. 40 y 50 y ahora no pueden viajar para visitar a sus familiares en Georgia. Una de tales personas seria el mismisimo Patriarca de la Iglesia georgiana, nacido y crecido en Vladicaucaso, Osetia del Norte. No hay razon para temer a la apertura de las fronteras. Es la gente ordinaria, no terroristas, que sufre de falta de relaciones humanas.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor anónimo que escreve em espanhol: Eu citei declarações de dirigentes políticos russos. Por isso, tente fazer chegar a eles os seus argumentos.

Jest nas Wielu disse...

Os EUA co-financiaram (e não criaram) os mujahedeens, o movimento taliban foi criado muito mais tarde, já após a retirada soviética.

A decisão da Geórgia é razoável, um cidadão vizinho não deve precisar ir até Moscovo para tirar o visto. Se os russos se genuinamente preocupassem com o terrorismo, deveriam simplesmente controlar melhor as suas fronteiras terrestres, para que a resistência islâmica fique contida dentro das fronteiras da Pederação Russa.

Já agora, eis o twitter da Liu Xia, esposa do Prémio Nobel da Paz Liu Xiaobo:

http://twitter.com/liuxia64 (só em cantonês).

Traduzir as postagens da Liu Xia do cantonês para português:
http://translate.google.com/#ka|pt|

MSantos disse...

Caro PM

A adjudicação e construção de "urgência" destas 3 fragatas é a confirmação clara do avançado estado de decrepitude da marinha russa.

Sensatamente vão optar por um modelo com sucesso comprovado e vão esperar que as "Admiral Gorshkov" dêem provas reais de mar antes da construção em série.

Decisões correctíssimas mas não tão correctas como é a opção que está em cima da mesa para reativar os 3 irmãos do Piotr Veilikyi que praticamente são sucata.

O que eles querem reactivar:

http://navsource.narod.ru/photos/02/166/02166041.jpg

Navios enormes com grandes assinaturas de radar que só servem para encher a vista.

Seria melhor empregarem o dinheiro a construir fragatas e destroiers.

Cumpts
Manuel Santos

Luso-tuga disse...

Não tenho grandes duvidas que os states também andam metidos nisto, da mesma forma que apoiaram o UCK no conflito do Kosovo, UCK este que antes era considerado pelos EUA organização terrorista.

De repente e com o objectivo de decapitar a Servia, aliada natural de moscovo, os EUA tornaram-se apoiantes de facto do UCK, não digo que lhe fornecessem armas, mas ao tira-los da lista de organizações terroristas deram luz verde aos turcos e ao irão para armar o UCK ate aos dentes, e no Kosovo entraram milhares de mujhedins e jiadistas.

A independência do Kosovo é um escândalo, e os EUA não tinham que se meter nas questões europeias desta maneira, aquela zona vai ficar cada vez pior, o objectivo é criar a grande Albânia e alastrar com o islamismo pela Europa.

E as criticas vem dos próprios aliados americanos, o general canadiano Mackenzie Lewis disse que "Nós bombardearam o lado errado".

E foi essa a verdade, o bombardeamento da servia foi uma vergonha, e um acto ilegal, em que se bombardearam sérvios cristãos para se defender muçulmanos radicais, a vergonha da NATO.

Se no período 91-95 foram cometidas grandes atrocidades, é verdade, mas a invasão de 99 não teve justificação possível, foi um serie de mentiras pegadas, os números de vitimas foram empolados, quem começou foram os albaneses do Kosovo, milosevic limitou-se a reagir, e a Nato entregou o Kosovo á máfia ao islamismo radical.

Enquanto isto centenas de igrejas cristas ortodoxas tem sido destruídas no Kosovo, os servios são perseguidos e a KFOR fica a ver a banda passar.

Isto só foi possível, porque nessa altura a Rússia atravessava um dos seus períodos mais negros com o senhor Ieltsin ao comando, se fosse hoje com Putin no comando da Rússia isso não se teria passado.

Mas neste momento, e com putin aos comandos não em acredito que a Geórgia se estique muito, nem os EUA, a Rússia implode a Geórgia, o senhor Saakashvili anda a arranjar lenha para se entalar, vai-lhe acontecer como ao Saddam, usam-no e depois deitam-no fora.

A Rússia vai esmagar esses tipos, não tenho duvidas, Putin não vai permitir meia dúzia de califados islâmicos no Cáucaso, e os americanos como sempre estão a sair mal na fotografia, apesar do povo ser enganado pelos media controlado pelos lobby americano-judeu, cada vez a popularidade dos americanos e menor, esta gente tem que se deixar do sionismo, e tem que se deixar de vez dos seus planos de dominação mundial, da sua NWO, porque isto tal como disse o nosso general Ramalho Eanes na terça-feira numa conferencia em Lisboa, na prática não passa de uma Nova Desordem Americana.

À grande Eanes, o embaixador americano torceu o nariz, mas ele repetiu isto mais que um a vez.

http://admiravelmundonovo-1984.blogspot.com/2010/10/portugal-e-os-eua.html

Luso-tuga disse...

Por tudo isto é que o mundo precisa de um Rússia forte e de uma china forte, para contrariar as pretensões imperialistas americanas.

Cada macaco no seu galho, os americanos que se deixem de trapalhadas, na sua obcessão pelo controle da Eurásia, só têm feito trapalhadas, no Iraque, no Afeganistão, causando centenas de milhares de mortos e enchido os bolsos aos senhores das firmas do armamento de Washington.

Pelos vistos agora estão a montar o filme para atacar os Persas, e ficaram muito ofendidos por amadinejad ter insinuado na assembleia geral da ONu que as torres gémeas foram implodidas e que foi tudo uma farsa, nada que os próprios americanos não saibam e desconfiam, o primeiro a levantar a lebre foi o Michael Moore com o seu 9/11 Farenheit.

Mas fiquei escandalizado com o que vi no público on-line, nos eua já há movimentos a pedir a investigação deste acontecimento, por exemplo o www.911truth.org

Mas pior do que isto, são os próprios militares americanos, e não são soldados são generais e altas patentes que assinaram uma petição e lançaram um movimento chamado U.S. Military Officers for 9/11 Truth, para que seja feita uma verdadeira investigação, os próprios militares dizem que não acreditam que as torres caíram devido a um atentado, e que tudo foi planeado pelos senhores dos corredores de whasington, para assim poderem lançar as guerras no iraque e no afeganistão.

Aqui é que eu começo a acreditar que isto foi tudo uma montagem dos yankees e dos sionistas que se apoderaram do poder em washington para lançar o imperialismo sobre o mundo, sob o argumento do dito combate ao terrorismo islâmico, ao mesmo tempo conseguem manter o negócio das armas, que ainda é o que vai sustentando e equilibrando a economia americana.

E há um ou 2 vídeos no you tube que desmontam a tese dos atentados.

A farsa nos atentados de 11 de setembro - WTC.

Farsa nos atentados de 11 de setembro - WTC parte 2.

Vejam e depois tirem as vossas conclusões, são os próprios americanos que não acreditam na versão do atentado.

Anónimo disse...

Luso Tuga disse:

"Se no período 91-95 foram cometidas grandes atrocidades, é verdade, mas a invasão de 99 não teve justificação possível"

Mónica lewinski.

Anónimo disse...

A táctica dos yankies é a mesma do Kosovo, como já foi aqui refderido.

Não sei se o Luso-tuga sabe que a maior base americana na europa em numero de homens é Camp Bonstell, em pleno Kosovo, que alberga 7 mil soldados.

Foi para isto que os americanos apoiaram e mal o projecto da grande albania, porque o Kosovo é uma entidade temporária, o objectivo é criar a garde albania e integrar lá o kosovo.

Ou seja, os amerinaos estão-se a marimbar para o facto do islamismo radical invadir a europa, eles querem é meter soldados em todo o lado, razão tem o chavez quando lhes chama imperialistas, e são-o de facto.

Na america do sul, plantam bases devido ao suposto combate á droga, o trafico de droga existe porque os americanos querem que exista, primeio o culpado era escobar, limparam o escobar e continua o trafego de droga, porque os americanos querem usar isso para encher a america do sul de bases militares, o senhor Uribe deixou plantar 9 em solo do seu pais.

No kosovo criaram lá outra base, nem que para isso fosse preciso apoiar radicais islamicos, e o cerco á russia continua, afeganistão, Iraque, e não tarda nada estão a plantar bases na geórgia.

Mas cá para mim, o Putin vai-se fartar e vai mandar implodir Tbilissi, o Sakasvili ainda vai ser enforcado na estátua de Estaline que se encontra em frente ao parlamente georgiano.

Anónimo disse...

Parece que há opiniões diferentes dos nossos comentadores anti-americanos
http://sp.rian.ru/society/20101013/147745116.html

Anónimo disse...

Os pacóvios que acreditam no que lhes dizem nos telejornais dos paises controlados pelo lobby sionista-americano é que contribem para essa sondagem.

A contra-informação e a informação que se passa para as massas é controlada ao ponto de os EUA, o pais que mais gente matou no sec XX e XXI seja considerado o mais popular do mundo.

Na alemanha, Hitler também era popular, gobells tratava da propaganda, agora os americanos são populares devido á maquina propagandistica que montaram pelo mundo, e fruto da desinformação do comum cidadão.

Neste momento os EUA são o pais mais nefasto para a humanidade, e a Nato não é mais que o instrumento do expansionismo e imperialismo americano.

Dai a importancia da Russia e da China de modo a haver uma ordem pelo menos bi-polar, ou multi-polar, que pare esta estratégia de dominação mundial dos EUA.

Os EUA hoje são o mau da fita.

E eu não sou anti-americano, mas neste momento os maus da fita são os americanos, nem são os russos, nem os iranianos, nem os chineses, são os americanos, e o sionismo que de lá emana, esses são os maiores perigos para a estabilidade e paz mundial.

Para que é que os americanos querem centenas de bases espalhadas pelo mundo, 7000 mil soldados no kosovo para que ?

Nos EUA há muita gente responsável e boa o problema é que o poder me washington foi sequstrado por meia duzia de facistas imperialistas, que vem na guerra uma hipotese de negócio perseguindo o seu plano de dominação mundial.

Razão tinha Eisenhower, o ultimo grande presidente americano, que disse no seu discurso de encerramente que a industria de armamento americana e os poderes que dela se tinha apoderado iam lançar o mundo em guerras infinitas, e não se enganou.

Anónimo disse...

E porque a anónima das 09:18 não quer ver que cada vez mais gente no mundo odeia a América e porquê.

Jest nas Wielu disse...

2 Anónimo 23:11

/cada vez mais gente no mundo odeia a América e porquê/

Só não se percebe porque cada vez mais há gente que tente emigrar para os EUA, apesar dos todos os problemas que Estados Unidos atravessam.

Se calhar, porquê o mundo comandado pelo Chaves e Ahmedinejad não é nada bonito, talvez por isso…

Anónimo disse...

"Só não se percebe porque cada vez mais há gente que tente emigrar para os EUA"

Muito fácil: ignorância e desespero e ainda pensarem que a América é como antigamente.

Zuruspa disse...

"Só não se percebe porque cada vez mais há gente que tente emigrar para os EUA"

... porque é a maneira mais fácil de chegar ao Canadá!

Sergei Korolev disse...

a "america" sempre foi uma farsa desde antigamente...