quinta-feira, outubro 28, 2010

Moscovo apela Washington a realizar inquérito sobre violações de direitos humanos no Iraque

Скандально известный сайт разоблачений Wikileaks запускает проект по России и намерен найти и обнародовать компромат на власти страны

Moscovo apela a Washington que realize uma investigação sobre os numerosos casos de violações dos direitos humanos pelos soldados americanos e forças da coligação quando da operação americana no Iraque entre 2004 e 2009, declarou hoje o porta-voz da diplomacia russa.

“Nós convidamos as autoridades americanas a realizar esse inquérito e a publicar os resultados de forma a que todas as organizações dos direitos humanos e as estruturas internacionais sejam informadas”, acrescentou Andrei Nesterenko.
Segundo ele, “essa iniciativa testemunharia o empenho dos Estados Unidos ao mais alto nível em matéria de respeito dos direitos humanos, respeito que eles exigem constantemente da parte de outros países”.
Moscovo reage assim à publicação no sítio WikiLeaks, a 22 de Outubro, de cerca de 400 mil relatórios de incidentes com soldados norte-americanos.
Quanto à ameaça de Julian Assange publicar comprometedores em relação à Rússia, um perito do Centro de Segurança da Informação do Serviço Federal de Segurança (FSB) declarou ao jornal eletrónico Live News: “segundo uma análise prévia, o sítio de Julian Assange não constitui qualquer perigo para a Rússia”.
Porém, acrescentou que “se for dada a ordem, esse sítio pode tornar-se eternamente inacessível”

5 comentários:

Anónimo disse...

O governo russo é de um cinismo absolutamente fantástico.

PortugueseMan disse...

Este Julian Assange arrisca-se a ter uma vida mais curta...

Pedro disse...

Qual é o mal nisto?
Não os USA que estão sempre a apelar a isto e aquilo a outros paises?
Os USA podem faze-lo é outros não o podem fazer?

Quando se fala em direitos humanos na Rússia e liberdade de imprensa também vemos muita gente indignada e a apelar ás autoridades Russas para investigar...

Acho que foi simplesmente brilhante esta atitude do kremlin. Acertou em cheio no estomago dos "semeadores da democracia (Á Bomba)e direitos humanos no mundo".

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Outro lançamento do Bulava com sucesso. Isto é bom sinal. Se o terceiro lançamento fôr também com sucesso, este míssil estará no bom caminho.

Não podemos dizer que é um falhanço completo, não é meu caro?

Será que você já fez uma revisão à sua opinião?

MSantos disse...

Após a publicação da 1ª fornada de documentos, Assange foi acusado de violação por duas mulheres.

No seu registo criminal constava até então unicamente as suas actividades como hacker.

Cumpts
Manuel Santos