terça-feira, novembro 02, 2010

Antigo patrão da YUKOS deseja coragem ao juiz

O antigo patrão da petrolífera russa YUKOS, Mikhail Khodorkovski, desejou hoje ao juiz que analisa o seu caso que “tenha coragem suficiente para ditar uma sentença absolutória” a favor do próprio Khodorkovski e do ex-presidente do grupo Menatep, Platon Lebedev.
Khodorkovski, que já cumpre uma pena de oito anos de prisão por fraude e evasão fiscal, fez essas declarações ao pronunciar a última palavra no tribunal, num segundo processo contra ele e Lebedev.
“Vós (juiz) tem uma tarefa difícil, é possível que tenha medo. Desejo-lhe coragem, porque todo o mundo compreende que a sentença que ditar ficará na história”, declarou o antigo magnata do petróleo.
Segundo Khodorkovski, ambos os processos se converteram num “símbolo da luta contra os abusos do poder”, por isso, na sua opinião, uma sentença absolutória no seu caso seria uma prova da independência do sistema judicial russo.
“Eu estou longe de ser um homem ideal, mas sou um homem de ideias. Eu, como qualquer um, tem dificuldade em viver na cadeia e não quer morrer aqui. Mas, se for necessário, não hesitarei. A minha fé vale a minha vida. Penso que já provei isso”, frisou.
Platon Lebedev recusou a pronunciar a última palavra, sublinhando que “a última palavra irei pronunciar noutro lado”.
Neste segundo processo, ambos empresários são acusados do roubo de mais de 200 milhões de toneladas de petróleo e 100 milhões de dólares em ações, além do branqueamento de capitais.
A acusação pediu 14 anos de prisão para cada um.
Segundo anunciou o juiz Victor Danikin, a sentença será conhecida no dia 15 de Setembro.
Os advogados dos arguidos declararam que a Procuradoria-Geral da Rússia está a preparar um terceiro processo contra eles caso sejam absolvidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este homem não é um santo. é obvio que cometeu crimes e irregularidades.


Porém... um sistema judiciário covarde e sujo como o russo, que é mais um apêndice dos desejos do ditador PUTIN não tem legitimidade para mantê-lo preso.


Todos sabem que esse cidadão só está no cárcere por imposição do Kremlin e da vingança pessoal do ditador da Rússia.


Neste país sem justiça estruturada, sinto dizer que provavelmente esse cara vai morrer na cadeia.

Anónimo disse...

O juiz não vai ser louco de absolver esse homem.


Teme pela sua vida e sabe que na Rússia, quem decide n são os juízes.


É outra pessoa. Todos sabemos quem.