segunda-feira, novembro 08, 2010

Comunistas assinalaram 93º aniversário de revolução comunista de 1917

Milhares de comunistas assinalaram, na véspera, em várias cidades da Rússia, o 93º aniversário da revolução comunista, ocorrida a 07 de Novembro de 1917 (25 de Outubro segundo antigo calendário russo), tendo a polícia feito numerosas detenções.
Na capital russa, o Partido Comunista da Federação da Rússia afirma ter trazido para as ruas cerca de 50 mil pessoas, enquanto que a polícia fala em cerca de 2 500 manifestantes.
Entre numerosas bandeiras vermelhas com a foice e o martelo e retratos do ditador comunista José Estaline viam-se cartazes com a reivindicação de “devolver ao povo as riquezas naturais”, “Fábricas aos operários”.
Discursando perante uma multidão constituída por pessoas idosas, Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Federação da Rússia, afirmou que “o nosso partido torna-se cada vez mais jovem. Nos últimos tempos, aderiram mais de 25 mil jovens”.
O líder comunista prometeu que o seu partido “irá chegar ao poder”.
Depois, vieram as duras críticas ao Governo russo. Ziuganov exigiu o fim da reforma militar nas Forças Armadas, manifestou-se contra a adesão do seu país à Organização Mundial do Comércio, porque “irá destruir a nossa agricultura”, e exigiu que o Kremlin ponha ao fim ao conflito com o Presidente da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko.
Grupos de extrema-esquerda tentaram juntar-se à manifestação do Partido Comunista, mas a polícia de choque impediu isso, tendo detido numerosos manifestantes.
“Puseram-me a deitar sangue do nariz, agora estou sentado numa camioneta gradeada,comigo estão várias pessoas”, declarou Serguei Udaltsov, líder da Frente de Esquerda.
A polícia russa deteve mais de cem manifestantes de grupos da extrema-esquerda em São Petersburgo, “berço da revolução de 1917”.

5 comentários:

Manuel Lopes disse...

Afinal o Partido Comunista é realmente oposição. Tenho a sensação de que JM costuma dizer que o PCFR faz parte do «cambalacho» que se montou na Rússia,
Por outro lado, parece-me positivo que predominem «pessoas idosas». Quem melhor do que elas pode analisar as diferenças entre os dois sistemas?
Sobre o poder: Partido Comunista ou a mesma coisa, com nome diferente, será poder.
O capitalismo, como está bem à vista, não resolve nenhum problema, antes pelo contrário.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor Manuel Lopes, peço desculpa, mas tenho de desiludi-lo. O PC da Rússia não é oposição, só protesta até onde é permitido e quando é permitido.
Não obstante ser uma força de peso, está integrado no sistema e tem de cumprir as regras para não ser cuspido dele.
Quanto ao PC vir a ser poder, no caso do PCF, apenas posso dizer: "Deus nos livre!", pois tem uma ideologia eclética onde cabe tudo: estalinismo, nacionalismo e chauvinismo. Além de Marx, Engels, Lénine e Estaline, terão de colocar no seu emblema mais algumas figuras ainda menos atraentes.

Anónimo disse...

Este post está cada vez mais ao tipo triturador de comunistas, começa a agradar-me este estilo.

Realmente se começar-mos a observar nesta plêiade de microrganismos cósmicos aqui debitados encontramos sempre as mesmas palavras, as mesmas ideias, os mesmos nomes e os mesmos objectivos ( Marx, Engels, Lénine Estaline, Comunistas). Finalmente para completar a constelação não podia faltar a simbiose estelar. Duas “estrelas” a girarem em torno do mesmo centro de gravidade. Portanto os interesses dos comunistas Russos são os mesmos dos da oligarquia dirigista Putin/Madvedev.

É lindo, este esforço para a colagem do fantasma do Comunismo ao liberalismo mais desumano que existe na Europa.

Este tipo de generalizações são fáceis de fazer, mas impossíveis de explicar.

E quem na Rússia está em condições de desempatar este “entendimento politico” contra natura?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

««««««««« Jose Milhazes disse...Quanto ao PC vir a ser poder, apenas posso dizer: "Deus nos livre!"»»»»»»»»

Não peçam só a deus. Devem rogar a todos os santos e demónios, porque se um dia tal vier a acontecer, (tudo se encaminha já nessa direcção)) são todos chamados a prestar contas das malfeitorias que fizeram ao povo.

Agora misturar Marx com Estaline é de uma perversão aterradora, Aliás quem leu Marx com atenção, encontra nele um excelente ponto de partida para criticar os actos, e desvios praticados por Estaline.

Não pretendo branquear Estaline, porque “conheço” Estaline melhor que muitos dos seus inimigos, a maioria daqueles que o odeiam ignoram as razões porque o fazem, deixaram-se simplesmente magnetizar pela propaganda da imprensa dominante.

Nunca admirei tal figura e reprovei sempre os seus métodos, (conheço-os) no entanto face às muitíssimas aportações de suavizar o Nazismo, ideologia incubada no seio do capitalismo, assumo as posições do comandante Marcos, “onde existe mentira e exclusão estou sempre ao lado da verdade e dos excluidos”.

Mas há perguntas que nem os inimigos mais empedernidos do Socialismo (Comunismo se preferirem) conseguem responder.

Porque razão passados todos estes anos ainda não conseguiram resolver nenhum dos problemas deixados por esse sistema onde ele existiu?

Pelo contrário, agravaram-se por todo o lado sem excepção.

Cumprimentos

Anónimo disse...

"Não peçam só a deus. Devem rogar a todos os santos e demónios, porque se um dia tal vier a acontecer, (tudo se encaminha já nessa direcção)) são todos chamados a prestar contas das malfeitorias que fizeram ao povo."


Lucrécio, sinto muito lhe informar, mas o COMUNISMO FOI DERROTADO, e onde ele ainda existe, reina a MISÉRIA MORAL E MATERIAL.


AH! E AS FARC PERDERAM MAIS UNS 13 CRIMINOSOS ONTEM. O BOMBARDEIO FOI FEITO COM UM MARAVILHOSO AVIÃO SUPER-TUCANO BRASILEIRO.


Sinto muito lhe desiludir, mas vcs perderam e continuam perdendo.

Além de genocidas, são fracassados.Mas n se desespere. Vossa mercê pode ir morar na Coreia do Norte.


Será um favor que fará ao seu país.


Cumprimentos.


rs.