domingo, novembro 07, 2010

Nova estrela no firmamento da Fórmula 1

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, prepara-se para dirigir carro de corrida, em São Petesburgo. Foto: Reuters


De capacete com as cores nacionais e decorado com o escudo da Rússia, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, atingiu 240 km/h ao volante de um carro de Fórmula 1 numa pista dos arredores de São Petersburgo neste domingo.
A sessão de alta velocidade foi a última de uma série de desportos radicais amplamente divulgados no país. Os canais russos de televisão mostraram Putin de fato especial de corrida amarelo a sentar-se ao volante de um bólide.
"O meu Zaporojets velho tinha mais espaço", brincou o primeiro-ministro, ao entrar na cabine, referindo-se a um carro soviético conhecido por não proporcionar conforto aos ocupantes.

Durante a corrida que durou algumas horas, o automóvel fez um pião, mas o primeiro-ministro conseguiu endireitá-lo. Ao terminar o percurso, Putin soube que atingiu a velocidade de 240 km/h.
"Nada mau para a primeira vez", afirmou ele.
Antes, o primeiro-ministro voou num jato militar até à Chechénia, emergiu num submarino, conduziu uma moto Harisson Davis de quatro rodas, pilotou um avião pesado de combate a incêndios Beriev-200, marcou baleias numa expedição científica na Península da Kamchatka, observou ursos polares numa ilha do Oceano Ártico, passou férias a pescar e cavalgar na Sibéria e até atirou sobre um tigre para salvar um jornalista na reserva florestal de Ussuriiski.
Alguns analistas políticos consideram que se trata de operações de propaganda com vista às eleições presidenciais de 2012, em que ele poderá tentar regressar ao Kremlin.
Além disso, a empresa francesa Renault passou a ter mais uma imagem publicitária. Como a Rússia terá uma das etapas da F-1 a partir de 2014, em Sochi, será que iremos assistir ao nascvimento de uma nova estrela do volante?

Sem comentários: